Pesquisa revela que 93% dos pais veem impacto positivo da cultura no interesse escolar
Atividades culturais na infância e adolescência são
fundamentais para o desenvolvimento das crianças, aponta uma pesquisa aplicada
pelo Observatório da Fundação Itaú em parceria com o Datafolha. O estudo revela
que nove em cada 10 pais de filhos até 18 anos consideram essa prática
essencial. Além disso, 93% dos entrevistados afirmam que a exposição a
atividades culturais contribui para aumentar o interesse dos filhos pela
escola, enquanto 94% acreditam que elas melhoram o desempenho escolar. Entre essas
atividades estão as vinculadas ao Carnaval, uma das manifestações culturais
mais populares do Brasil.
Professor de música no Colégio
Lourenço Castanho, Renato Epstein chama a atenção
para a importância da música nas ações culturais, o que não está conectado
apenas às atividades carnavalescas, mas também a outras expressões, como dança,
artes visuais, teatro, literatura e história, e de diferentes maneiras. “Ocorre
através dos movimentos corporais, da criação de fantasias e adereços
carnavalescos, da narrativa através da música e das alegorias, ou até mesmo por
meio do estudo das letras das canções, buscando se relacionar com as memórias
de nossa história, das tradições e das lutas travadas na construção dessa
identidade cultural”, explica.
Ele também ressalta que a interação entre
expressões como música e dança convida à participação. “Os alunos que se
envolvem com as propostas apresentadas geralmente se tornam mais motivados em
outros projetos e estabelecem uma conexão mais forte com a própria escola. Além
disso, há um claro desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, já que
eles são incentivados a trabalhar em grupo e a fortalecer o senso de equipe”,
explica Renato, destacando que isso estimula, ainda, a confiança dos alunos,
autoestima e valorização da identidade cultural.
Atividades carnavalescas
O professor destaca que, especialmente no Carnaval,
a prática musical em grupo fortalece a coletividade e a união, valores
essenciais para agremiações, escolas de samba e comunidades nesta época do ano.
No Colégio Lourenço Castanho, um exemplo dessa vivência será a banda de
marchinhas de 2025, com repertório escolhido e executado por professores, além
de oficinas livres de percussão.
“Com isso, há o desenvolvimento da expressividade
do aluno, contribuindo com a criação de composições e novos arranjos para
músicas típicas desta grande festa. Entrar em contato com os ritmos
tradicionais do Carnaval, como o frevo, maracatu, samba, marchinhas, ajuda o
aluno a reconhecer a importância da diversidade cultural e a valorizar nossa
herança e identidade”, conclui.
Renato Epstein - Professor de música no Colégio Lourenço Castanho, onde atua no curso IB DP Music no Ensino Médio, Renato Epstein é compositor, violonista, diretor musical e pós-graduado em Educação Musical. Integrante do Barbatuques desde 1995, realizou shows e oficinas em mais de 80 cidades pelo mundo.
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