Pesquisar no Blog

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Contra a discriminação de gêner

 

Novo marco legal proíbe discriminação salarial entre homens e mulheres


No dia 03 de julho deste ano, entrou em vigor a lei n. 14.611, que estabelece a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre homens e mulheres no mercado de trabalho. De acordo com a nova legislação, o trabalho de igual valor ou a execução da mesma função devem ser remunerados de forma equivalente, combatendo a discriminação salarial de gênero.

A lei prevê que, caso seja constatada qualquer forma de discriminação salarial, o empregado ou empregada discriminado terá direito a receber as diferenças remuneratórias, uma indenização por dano moral e uma multa de 10 vezes o valor do novo salário, que pode ser duplicada em caso de reincidência. Para garantir a igualdade salarial, as empresas devem adotar medidas como transparência salarial, incremento da fiscalização, canais de denúncia de discriminação salarial, programas de diversidade e inclusão, e a capacitação e formação de mulheres para o ingresso, permanência e ascensão no mercado de trabalho em igualdade de condições com os homens.

A advogada especialista em direito trabalhista, Juliana Stacechen, detalha: “As empresas com mais de 100 empregados têm a obrigação de publicar semestralmente relatórios de transparência salarial e critérios remuneratórios, respeitando a proteção de dados pessoais. Caso seja constatada qualquer diferenciação, a empresa deve implementar um plano de ação para corrigir a desigualdade, estabelecendo metas e prazos. O não cumprimento das obrigações pode levar à fiscalização e aplicação de multa administrativa de até 3% da folha de salários do empregador.”

A nova lei busca garantir uma maior equidade de gênero no ambiente de trabalho e incentivar a adoção de práticas mais justas e transparentes no que diz respeito à remuneração dos profissionais. Empresários devem estar atentos às mudanças e implementar as adequações necessárias em suas empresas para cumprir as novas determinações.

 

Juliana Stacechen - Advogada especialista em Direito Trabalhista
Instagram: @julianastacechen
Telefone: (41) 999048404
Email: juliana.stacechen@gmail.com
https://www.julianastacechen.com/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados