O quanto as pessoas utilizam a tecnologia no dia a dia? Sabemos que quantificar essa resposta é impossível, uma vez que a população como um todo está altamente habituada a utilizar de recursos tecnológicos a seu favor, em ações que vão desde fazer uma compra, até mesmo, a realizar um autoatendimento. E, diante das novas resoluções de mercado e mudanças nos hábitos comportamentais, cabe às empresas estarem atentas a ascensão de novas tendências, e as utilizarem a favor do seu crescimento.
No contexto atual da transformação digital, a
agilidade e velocidade são requisitos essenciais para garantir a sobrevivência
dos negócios frente aos novos desafios. Isso se torna nítido com a popularidade
que vem ganhando a Inteligência Artificial – a qual, embora não seja uma
tecnologia relativamente nova, vem despontando curiosidade acerca dos ganhos e
alcance que essa ferramenta pode chegar.
Uma coisa é fato: as novas tecnologias estão
transformando diversas frentes de serviços, dentre elas, a forma que fazemos
negócios. Isso é, não há mais como o mercado não investir em canais digitais,
uma vez que estes mecanismos vêm sendo amplamente eficazes para a criação de relacionamentos
mais aprimorados com os clientes. Não à toa, segundo uma pesquisa da McKinsey,
empresas que já detém maturidade digital apresentam desempenho superior e com
taxa de crescimento de EBITA até 5 vezes maior que as demais organizações.
Diante disso, é importante estar atento as
tendências que vem ganhando força nesse segmento. Confira as principais:
#1 B2C (Business to consumer): nessa modalidade, as empresas comercializam seus serviços ou produtos
diretamente com o consumidor final. Em sua maioria, estas são plataformas de
baixo custo para aqueles que querem lançar sua marca, em especial, usando da
estrutura das redes sociais e influenciadores como grande canal de marketing e
divulgação conectado a experiencia de compra. Não à toa, é amplamente utilizado
no mercado de marketplace.
#2 B2B (Business to business): diferente da anterior, aqui as empresas comercializam com outras
empresas. Esse modelo também ganha força uma vez que o mercado de fabricantes
compreendeu a importância de digitalizar canais entre negócios, construindo
assim, uma relação direta e abrangente.
#3 D2C (Direct to consumer): essa é uma importante tendência para o mercado de e-commerce. Ela é
realizada sem a presença de intermediários, trabalhando diretamente com
fabricantes e fornecedores, e vem ganhando notoriedade não apenas por grandes
empresas, mas também pelas pequenas e médias.
#4 LogTechs: o termo define as startups que atuam no setor de logística, aplicando o
uso de tecnologia. Considerando que o Brasil se trata de um país de tamanho
continental, é demandada uma infraestrutura logística completa. Neste aspecto,
com o apoio da IA, vêm sendo criadas soluções e recursos que visam encurtar
essa distância, otimizando o custo e prazo. Por isso, este é mais um elemento
que as organizações precisam estar atentas para aplicá-lo de forma eficiente
para o negócio.
#5 Fintechs: as pessoas não querem se verem fixadas a um método específico para
liquidarem seus gastos. Por isso, as fintechs, que atuam na reestruturação dos
processos financeiros, utilizando recursos da tecnologia, vêm ganhando forte
aderência no país. Como prova disso, está a prática de pagamentos instantâneos,
que ganhou forte aderência na população – assim como foi o caso do Pix que, em
pouco tempo, obteve ampla aceitação do público, e ajudou a dinamizar a relação
de compra e venda em diversas empresas.
#6 CX (Customer Experience):
investir na experiência do cliente deixou de ser
uma tendência, e passou a ser uma necessidade. Para assegurá-la, as empresas
precisam estar onde seus usuários estão, garantindo que conduzam sua jornada no
canal onde preferirem. Proporcionar essa omnicanalidade, por meio da
tecnologia, é essencial para que os consumidores se sintam satisfeitos e se
fidelizem à marca.
Todas essas tendências têm em comum que são
operadas na modalidade multicanais. Apesar de não ser uma missão simples, pode
se tornar mais fácil tendo o apoio de uma ferramenta especializada nesse tipo
de serviço e abordagem. Afinal, por meio de uma solução personalizada nesse
nicho, é possível encurtar todo esse caminho, trazendo maior acessibilidade a
integração de novas tecnologias que irão ajudar a aperfeiçoar e sanar as dores
e desafios enfrentadas nos negócios.
Entretanto, quando falamos em obter uma ferramenta
para esse segmento, muitos ainda estão presos a buscarem uma plataforma SaaS ou no
code – mas, considerando que cada empresa possui suas
particularidades, é importante que, durante esse processo, elas contem com o
apoio de uma organização especializada nessa abordagem, que além de prestar o
serviço, busque acelerar o crescimento do negócio viabilizando o uso destas
soluções sob medida, atendo suas demandas específicas.
Para o mercado, agora é a hora de entender onde devem ser investidos os próximos passos para obter resultados assertivos. A IA segue sendo o assunto do momento, mas sua utilização já vem sendo aplicada desde muito antes em diversas modalidades. Não há como eliminar o uso da tecnologia como um item principal para a potencialização dos canais digitais, porém, mais do que entender sua importância, é preciso sempre buscar métodos que tragam ganhos para os negócios.
Felipe Barbi - diretor de operações da Viceri-Seidor.
www.viceri.com.br
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