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sábado, 1 de abril de 2023

6 dicas para tirar sua empresa do papel

Um momento de medo e apreensão, começar um negócio é um grande passo, que deve ser feito com cuidado e esmero para atingir ao sucesso

 

É o sonho de muitos brasileiros ter o seu próprio negócio, porém muitas vezes falta capital, tempo ou coragem para dar esse ousado passo, rumo ao empreendedorismo. Os principais motivos que dificultam esse pontapé são falta de ação e falta de planejamento. Embora começar seu negócio assuste, uma boa ideia não passa de uma ideia se não for testada. 

 

No entanto, diversos brasileiros já estão colocando suas ideias em prática. Segundo dados da Receita Federal, no primeiro semestre do ano passado, foram criados 2,1 milhões de pequenos negócios. Os dados também mostram crescimento de 35% na criação de pequenas empresas comparado ao ano anterior.

 

Para Larissa DeLucca, CEO da Negócios Acelerados e Presidente da Fundação Mulheres Aceleradas, que fomenta o empreendedorismo feminino, começar um empreendimento sempre será desafiador. “Para o negócio perdurar é necessário possuir perseverança, porque o desafio é diário, com seus altos e baixos. Participar de encontros, eventos ou estudar é uma ótima maneira de trazer esse ânimo necessário para empreender”, aconselha.

 

Decidiu que 2023 vai ser o ano de colocar sua ideia em prática? A empreendedora dá 5 dicas sobre como começar sua empresa neste ano. Confira:

 

1. Procure inspiração: “Antes de começar a empreender, é preciso saber o que quer fazer e avaliar sua ideia antes de investir no negócio. Às vezes é mais fácil pensar no que jamais gostaria de fazer, já riscando cerca de 80% das possibilidades. A empresa precisa ter seu perfil, não adianta odiar acordar cedo e querer abrir uma padaria”, indica.

 

2. Estabeleça um plano de negócios: “Para começar também é preciso ter uma ideia clara de quais vão ser os princípios e formato do empreendimento. É aqui que se pensa em público alvo, relacionamento com o cliente e estrutura de receitas e custos. Nesse momento também é importante formalizar e registrar o negócio. Para se ter ideia, segundo o Sebrae, apenas cerca de 44% das empresas possuem CNPJ”, revela Larissa.

 

3. Teste, teste e teste: “Depois de ter um plano de negócios definido, é preciso partir para os testes. O ideal é fazer isso de forma rápida para validar a proposta com o público alvo pré-definido. Boas ideias devem ser testadas, não adianta querer ir do 0 ao 10 de uma vez. Uma boa ideia não é o suficiente para o empreendimento, ela deve ser aperfeiçoada. O Brasil está repleto de potenciais empreendedores, ainda segundo o Sebrae, 53% dos brasileiros têm potencial para empreender”, mostra.

 

4. A organização é necessária: “Para abrir seu negócio, é necessário manter uma organização clara e concisa, um ambiente desorganizado pode gerar estresses desnecessários, que apenas impedem o sucesso. Conforme pesquisa feita pela NAPO (Associação Nacional de Organizadores Profissionais), 71% disseram que se fossem mais organizados sua vida melhoraria e 27% declararam que sua desordem os impede de ser eficaz no trabalho. Uma boa opção é utilizar os planners para se manter sempre organizado, inclusive na hora de fazer o planejamento da sua empresa”, comenta Larissa.

 

5. Use as redes sociais ao seu favor: “Enquanto grandes empresas têm seus próprios prédios ou fábricas, no começo do negócio o local de trabalho costuma ser o próprio quintal ou garagem. Por isso, a presença digital é fundamental para divulgar o empreendimento. É essencial se manter presente na mente dos clientes. Uma pesquisa feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, por exemplo, indica que um dos maiores desafios das empreendedoras é a falta de conhecimento em tecnologias para alavancar os negócios, como ferramentas de redes sociais”, complementa.

 

6. Faça acontecer: “Em momentos de crise, o medo tende a impedir boas ideias e sonhos, por isso é preciso ter criatividade e resiliência para prosperar nos negócios. O real trunfo está em transformar ideias criativas em oportunidades de negócios. Para tornar a sua empresa uma realidade depende do seu planejamento, pesquisa e capital. Com determinação e criatividade é possível conseguir tudo isso”, finaliza Larissa DeLucca.


 

Larissa DeLucca - empreendedora é fundadora e CEO da Negócios Acelerados, uma agência de marketing que há 13 anos potencializa negócios, utilizando a ciência de dados, tecnologia e criatividade para gerar tendências e caminhos que conduzam os negócios ao sucesso. A empresa é uma agência de consultoria e marketing referência em ciência de dados e entrega de resultados de performance, para orientação de gestores em suas tomadas de decisões.


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