Autora do livro
‘Compre Bem Para Vender Muito Bem’ dá dicas para pequenos negócios do mercado
da moda aproveitarem a data.
O Dia das Mães é uma das datas que mais movimenta a
economia e o comércio do país, concentrando, de acordo com levantamento da
Trigg, o maior pico de consumo do brasileiro no 1º semestre. Segundo o
Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o varejo físico arrecadou
aproximadamente R$ 28,2 bilhões no período em 2022 e dados da consultoria All
In revelaram que a campanha resultou R$ 6,4 bilhões para o e-commerce nacional,
por isso, as projeções de vendas para esse ano são altas.
A pesquisa Globo de expectativas para a data indica
que para 73% dos entrevistados o Dia das Mães é mais importante do que o Natal,
81% deles pretendem celebrar com algo especial e 72% têm a intenção de
presentear alguém no segundo domingo de maio. Um estudo do Instituto Fecomércio
de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) listou as principais opções de
presente deste ano, em que estão: roupas e acessórios (29%), perfumes (19%) e
almoços e jantares em restaurantes (12%).
Por se tratar de uma data sazonal, é esperado que o
empreendedor destes nichos, independente do seu tamanho, se prepare para
atender a alta demanda, que concilia com o lançamento da coleção de inverno.
Para que isso aconteça, é essencial entender e priorizar o estoque do seu
negócio com foco na sua estratégia para vender mais produtos no dia das mães.
“Não é apenas comprar o que é tendência e muito menos reinventar a roda com o
gosto pessoal do dono do negócio. É necessário compreender o que o cliente está
buscando, seja no quesito estilo, desejo, no impacto que quer causar com o
presente e no valor que está disposto e pode pagar”, explica a empresária
Karyna Terrell, uma das criadoras do canal Brás Aqui, com mais de 3 milhões de
seguidores nas redes sociais, que ensina na internet a comprar no maior polo
atacadista da América Latina.
Ao lado do marido, Terry Terrell, ela também acaba
de lançar um verdadeiro guia para aqueles que desejam abrir a própria loja ou
consolidar e expandir sua marca, o livro ‘Compre Bem Para Vender Muito Bem’
(Editora Maquinaria) “Em uma data que já faz parte do calendário do lojista,
comprar bem significa comprar algo que você acredita que vai ser vendido rápido
e não se empolgar com aquisições que vão ficar paradas no estoque”, complementa.
Uma tática que costuma agregar valor e aumentar as
vendas nesse período é o ‘mix de produtos’. “Isso significa colocar peças de
nichos diferentes na sua loja, mas esse cruzamento precisa fazer sentido e ter
um propósito”, ensina Karyna. “Em alguns casos, é possível misturar moda
popular, que tem um preço baixo, com a de boutique, que tem ticket médio/alto,
aumentando as chances do público se identificar com um produto que muitas vezes
está distante da sua realidade ou está exposto em lojas que intimidam pelo
valor”, salienta.
Investir em marketing também é fundamental para
alavancar mais vendas durante a data e até mesmo fidelizar clientes. “O
empreendedor precisa se antecipar, comprar e vender a coleção da próxima
estação muito antes do início dela. O Dia das Mães pode ser combinado com a
coleção de inverno, então a prioridade é adquirir peças que correspondam a essa
estação, como casacos”, finaliza a empresária.
3 dicas para vender mais no
Dia das Mães, aproveitando que vestuário está entre as principais sugestões de
presente para as mulheres:
Entenda o seu cliente: “Pessoas são a alma do negócio e movimentam seu empreendimento. Se
atente às suas necessidades, sejam elas de desejo ou de preço”, argumenta
Karyna Terrell.
Prepare e tenha controle do
estoque: “Invista em produtos que conversam com o seu nicho
e consumidor. Não adianta se empolgar, comprar mais do que a sua demanda e
ficar com peças paradas, que vão precisar de uma liquidação para sair da loja”,
aponta.
Defina e faça uma boa campanha de marketing: “Quem não é visto não é lembrado e manter um relacionamento saudável com
seus novos e corriqueiros clientes ajuda a vender e também fidelizar”, ressalta
a escritora.
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