Somente em 2022, mais de duas milhões de pessoas foram afastadas de suas atividades e receberam auxílio doença pelo INSS
O dia 28 de abril marca a campanha de conscientização sobre a importância de debater e instalar soluções que gerem segurança no ambiente de trabalho. Conhecida como Abril Verde, ela destaca também a necessidade de mais controle e prevenção para que acidentes não ocorram e problemas de saúde sejam resolvidos antes de se agravarem. Segundo dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em 2022, mais de duas milhões de pessoas foram afastadas de suas atividades e receberam auxílio doença durante o período de licença.
A 3778, maior healthtech independente do Brasil, é especialista em saúde corporativa e auxilia empresas a monitorarem colaboradores através de inteligência artificial para reduzir afastamentos médicos, acompanhar casos com o núcleo de Gestão de Afastados (GA) e aplicar medicina preventiva. Em 2022, a startup acompanhou cerca de 6 mil casos de afastamentos de colaboradores de seus clientes e, com seus serviços, destacou que apenas 8,6% das licenças médicas eram correlatas ao trabalho. A empresa conta com mais de 1,7 mil clientes e 1,2 milhão de vidas na carteira.
“Prevenir é realmente o melhor remédio. Atuamos com tecnologia e gestão de saúde para identificar possíveis problemas que um colaborador pode apresentar e oferecemos soluções antes que esses problemas se desenvolvam. Aos que necessitam de afastamento de suas funções, a 3778 auxilia com a Gestão de Afastados, fazendo um monitoramento e acompanhamento desses pacientes para ajudá-los a se recuperarem e a voltarem às atividades com segurança e saúde”, explica Guilherme Salgado, CEO da 3778.
A startup também destacou que, do total de afastados acompanhados pela empresa, 37% eram casos ortopédicos, enquanto 36% foram relacionados a lesões de causa externa. Em média, pacientes acompanhados pela Gestão de Afastados têm seu período de afastamento reduzido em até 6,8 vezes, se comparados a colaboradores não monitorados.
Além da saúde preventiva e digital, os serviços realizados pela GA incluem o envio de WhatsApp para convocação de retorno ao trabalho; envio de telegrama para sinalizar o início do processo de abandono; melhoria em áreas com afastamentos indevidos; sinalização de casos que se encontram no “limbo previdenciário”, período de tempo em que o INSS e o empregador não concordam sobre a alta médica do profissional afastado; e consultas médicas, a fim de apoiar a jornada junto ao INSS.
“Todas as informações que disponibilizamos aos nossos
clientes possibilitam que conheçam, de forma ágil e com visão 360, a situação
dos afastamentos. Os dados servem para apoiar a tomada de decisão relacionada a
programas e investimentos que buscam prevenir doenças e promover a saúde com
todos os benefícios relacionados. Isso também inclui a redução de tributos. É
um trabalho permanente e cuidadoso que, certamente, agrega valor em todos os
níveis das organizações”, conclui Salgado.
Guilherme Salgado
- CEO da 3778
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