Ser um líder excepcional vai muito além de comandar um negócio ou ser responsável por uma equipe brilhante. Conduzir uma empresa rumo ao sucesso requer um conjunto de habilidades técnicas, comportamentais e sociais para gerenciar todos os membros que compõem o ecossistema corporativo, em prol de um relacionamento harmônico e comunicativo para a conquista de resultados excelentes. Encontrar este perfil pode se tornar uma tarefa difícil, mas indispensável para evitar a contratação de profissionais despreparados para esta missão vital para a prosperidade das companhias – alegoricamente conhecidos como líderes commodities.
Em sua natureza, a commodity representa todos os
produtos básicos não industrializados, que não se distinguem independentemente
de quem os produziu ou onde foram cultivados, sendo idênticos dentre sua
categoria e sem diferenciação de valor. O mercado sempre será repleto destes
produtos genéricos e acessíveis para todos - mas, aqueles que forem
desenvolvidos em uma maneira exclusiva e personalizada, são capazes de se
destacar no mercado e atrair a preferência dos consumidores.
Nesta associação, um líder-commodity, é aquele que
possui dificuldade de sair dos padrões tradicionais de liderança e dos
comportamentos estabelecidos pela organização, até mesmo por iniciativa
própria. Seu trabalho se mantém na zona de conforto do que já conhece,
previsível em suas funções e, consequentemente, não assumindo destaque no
comando de qualquer projeto implementado internamente.
Porém, em um cenário com mudanças organizacionais
intensas e constantes, esse perfil de líder sente cada vez mais dificuldade de
fazer a diferença – afinal, não terá a expertise necessária para criar
estratégias de destaque, inovar, gerar produtividade ou trazer qualquer
resultado positivo para o negócio. Hoje, não há conhecimento técnico que
resista à falta de desenvolvimento humano e profissional. Se esse líder não
despertar e continuar alheio às mudanças que estão acontecendo no mundo e nos
negócios, continuará repetindo um modelo que não funciona mais e permanecerá
estagnado em seu cargo, sem projeções de crescimento.
Quando despreocupado em aprimorar suas habilidades,
um líder commodity é passivo diante do propósito da empresa, sem iniciativa
para gerar mudanças positivas para o sucesso organizacional e, muito menos, em
estimular a criação de um ambiente de trabalho saudável para todos. Mas, quando
consciente de seu papel para a prosperidade do negócio, sua transformação para
um líder de excelência o torna uma peça-chave para o engajamento de todos – se
tornando uma fonte de inspiração para seus colegas e estimulando o mesmo
comportamento de crescimento profissional para todos.
Um bom líder não pode se contentar com
conhecimentos básicos provenientes apenas de sua formação, ou não exercitar sua
curiosidade e proatividade em aprimorar suas habilidades constantemente. Ele
precisa estar emocionalmente pronto e empoderado de si mesmo para se apropriar
de tudo o que aprendeu ao longo de sua jornada, de forma que gerencie e conduza
todos os times da companhia tornando-os mais produtivos e empenhados em crescer
junto com a marca.
Seja por meio de cursos sobre as habilidades que
deseja aperfeiçoar, a criação de uma rede de networking, ou do auxílio de uma
consultoria especializada no ramo que o ajude a identificar os melhores
caminhos a serem seguidos com base em suas metas, quanto mais munido estiver
deste conjunto de estratégias, mais seguro se sentirá para tomar decisões
assertivas e gerir as equipes criando um clima organizacional muito mais
satisfatório.
Os danos que uma liderança commodity pode gerar
para a sobrevivência da empresa são severos. Por isso, se torna mandatório o
treinamento e capacitação destes profissionais, para que aprimorem suas hard,
soft
e inner skills em consonância com as urgências do mercado e,
principalmente, em uma abordarem pautada no lifelong learning para garantir seu
aprendizado constante. Uma metodologia que, definitivamente, necessita ser
aplicada de forma individual com base nas necessidades de cada um, e não em um
ensino generalizado com a concessão dos mesmos conteúdos para perfis
diferentes.
A tendência para se tornar um líder commodity pode
também ser detectada antes do profissional ocupar uma posição de liderança, a
partir de crenças, visões, comportamentos, hábitos e outras influências remotas
de sua vida pessoal. Em uma autoavaliação deste possível líder, algumas das
características mais importantes que ele deve apresentar são: se constrói uma
excelência perene entre sua vida pessoal e profissional, se busca a
contribuição da sua equipe na definição dos objetivos, e se estimula seus times
a alcançar elevados padrões de desempenho constantemente.
Em uma pesquisa conduzida pela consultoria Carvalho
e Mello, em parceria com o Instituto da Qualidade e a HGM, 78% das empresas
pretendem investir em programas de treinamento de lideranças, por acreditarem
que uma gestão de pessoas eficaz impacta positivamente em seus resultados.
Um líder commodity é um dos maiores perigos que uma
empresa pode ter, representando uma vitrine na qual poucos podem se inspirar.
Mas, um líder de qualidade se torna um imenso espelho, no qual todos o admiram
refletindo a imagem profissional que desejam seguir. Ao buscar por um líder
excepcional para o seu negócio, é preciso buscar um profissional que preze pelo
aprendizado constante, seja proativo e não se conforme com sua zona de
conforto, apresentando uma postura ideal para gerir os times e conduzi-los rumo
ao sucesso da companhia.
Assim, cabe o alerta: tenha cuidado para não ser
mais um commodity no mercado. Isso é, para manter um time engajado, é
fundamental ir além do básico, se permitindo explorar e aprimorar estratégias
que visem o benefício da equipe como um todo, rumo a um crescimento e
desempenho favorável. Até porque, são as tentativas e erros, que resultam nos
acertos.
Pollyana
Guimarães - idealizadora da Evoluzi, empresa de curadoria
de treinamentos corporativos.
Evoluzi
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