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sábado, 3 de setembro de 2022

Volkswagen Gol: uma história de 42 anos de sucesso no Brasil

Especialista da Zapay reuniu em uma lista algumas curiosidades dos modelos do Volkswagen Gol, que sairá de linha em 2022 


Existem situações que, certamente, em algum momento da vida todo mundo vai passar: perder o dente de leite, o primeiro dia de aula, cair de bicicleta e claro, dar uma volta em um “Gol Bolinha”, como carinhosamente ficou conhecido uma das versões do Volkswagen Gol. Após 42 anos de história e milhões de unidades vendidas, o Gol sairá de linha no fim de 2022. Para homenagear o Gol e fazer muitas pessoas relembrarem boas aventuras que tiveram junto com o carro, a Zapay, startup especializada no pagamento e na desburocratização dos débitos veiculares, fez uma lista com os detalhes de todos os modelos do VW Gol. 

Lançado em 1980, o Volkswagen Gol tinha como objetivo suceder o Fusca na preferência dos motoristas brasileiros. O modelo, cujo nome teve óbvia inspiração no futebol, foi desenvolvido levando em conta as condições das vias no País e as necessidades dos consumidores locais. O veículo conquistou um lugar no coração dos brasileiros e alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014. E a popularidade do Gol também pode ser confirmada pela Zapay: é o modelo de carro que a maior parte dos usuários que utilizam o serviço da empresa possui.  

Ao todo, o veículo já teve mais de 8,6 milhões de unidades fabricadas no Brasil, sem contabilizar os modelos derivados da família Gol, que são a perua Parati, o sedã Voyage e a picape Saveiro. "Com mais de quatro décadas de história e milhões de unidades vendidas, o Gol é um carro muito ligado ao aspecto emocional dos brasileiros. Quem não se lembra de alguma história ou momento marcante com a família já vivido a bordo de um Gol?", diz o especialista em automóveis da Zapay, Gustavo de Sá, que também listou alguns detalhes do Gol. Confira abaixo:

 

VW Gol G1 

“O primeiro Gol surgiu em 1980 como um projeto desenvolvido pela filial brasileira da Volkswagen. A primeira versão tinha motor refrigerado a ar e câmbio de quatro marchas. Com carroceria de duas portas, ele era oferecido nas versões S e L”, afirma Gustavo.  

Em 1981, o Gol ganhou motor 1.6, também refrigerado a ar, e depois o modelo passou a vir com motores 1.6 e 1.8 com refrigeração líquida. Em 1989, o Gol GTi fez história ao estrear como o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. 

 

VW Gol G2

“O Gol G2 é o modelo que todo mundo conhece como Gol Bolinha e que marcou o fim das formas quadradas do carro e é a primeira grande transformação do Gol. Com a nova carroceria lançada em 1994, a proposta era imprimir ao modelo um ar de sofisticação e maior qualidade construtiva. Primeiro ele foi lançado com duas portas e a segunda geração trouxe a opção de quatro portas, que foi lançada em 1998”, relembra o especialista. 

 

VW Gol G3

Gustavo detalha que o Volkswagen Gol G3 surgiu em 1999 como uma atualização em relação ao G2. “O G3 trouxe faróis e lanternas mais retilíneos, grade ampliada e interior completamente redesenhado. O carro tinha um painel inspirado no Golf. E vale lembrar também que foi nesta linhagem que o Gol se tornou o precursor da tecnologia flex, lançada em 2003 na versão com motor 1.6 Total Flex”. 

 

VW Gol G4

Ele afirma ainda que o VW Gol G4, apresentado em 2005, ficou marcado pela extrema simplicidade na comparação com o anterior, tanto em design, quanto em acabamento interno e qualidade construtiva. 

As linhas retilíneas do G3 foram substituídas por traços mais arredondados para faróis e lanternas, que não conversavam tão bem com o restante da carroceria. Na cabine, o belo quadro de instrumentos com conta-giros e velocímetro tradicionais (lado a lado) foi substituído pela mesma peça utilizada no Fox, bem mais simples e com tacômetro diminuto.

Após anos sem mudanças profundas, o Gol G5 marcou a maior transformação do compacto em toda a sua história. Chegou no mercado em 2008 a terceira geração do veículo que representou um salto em qualidade construtiva, dirigibilidade e acabamento em relação aos antecessores.

“Esse modelo passou a ser construído em uma versão atualizada da plataforma PQ24, que até então era utilizada no Brasil nos modelos Polo e Fox. Isso possibilitou que o Gol pudesse adotar motores de disposição transversal, com mais espaço interno. Esse modelo também foi o primeiro Gol da história a não ter opção de carroceria com duas portas”, destaca Gustavo de Sá. 

 

VW Gol G6

Lançado em 2012 como linha 2013, temos o Gol G6, que é basicamente a primeira reestilização da terceira geração do modelo de acordo com o especialista da Zapay. Nesse modelo o hatch ganhou faróis e grade com traços mais retilíneos, enquanto a traseira adotou lanternas mais arredondadas e a seção central da tampa do porta-malas em alto relevo. A marca também promoveu atualizações de calibração nos motores 1.0 e 1.6 da família EA-111. Outra novidade foi a volta da carroceria de duas portas nas versões 1.0. No ano de 2015, o G6 recebeu o motor 1.6 EA-211 na versão Rallye.

Para manter o ar de novidade do Gol, a marca redesenhou novamente a dianteira do compacto no modelo G7, lançado em 2016 como linha 2017. O para-choque recebeu maior entrada de ar inferior, enquanto os faróis ficaram mais simples, com arranjo do tipo monoparábola. Na traseira, as lanternas ganharam novas lentes com aspecto tridimensional, enquanto a tampa do porta-malas novamente adotou vincos em baixo relevo. 

“O maior destaque desta reestilização foi a cabine, com painel completamente redesenhado e opção de central multimídia com tela tátil. Na mecânica, o G7 marcou a chegada do motor 1.0 três-cilindros da família EA-211”, explica o especialista. 

Por fim, chegamos no G8, que marcou a chegada da oferta de câmbio automático de seis marchas para o Gol. Na linha 2019 lançada em 2018. “Nesse modelo, do lado de dentro, além da nova alavanca de câmbio, houve mudanças pontuais em grafismos no quadro de instrumentos e nos revestimentos dos bancos. E acredito que é com esse visual que o Gol deverá sair de linha agora no final de 2022”, enfatiza. 

 

E para o futuro? Volkswagen Gol vai virar SUV?

Para o especialista da Zapay, tudo indica que sim!

“A Volkswagen anunciou oficialmente que está desenvolvendo uma nova família nacional de compactos baseada na plataforma MQB. Nessa nova estratégia, a marca pretende lançar um novo SUV de porte compacto, menor do que Nivus e T-Cross, para ser o utilitário esportivo mais acessível da marca por aqui. Ainda não há confirmação de que o modelo inédito irá, de fato, resgatar o nome Gol, então herança do Gol seria pelo fato de ser um modelo compacto exclusivamente projetado para o Brasil e outros países da América Latina”, reforça. 

Enquanto o mini-SUV da Volkswagen não chega, o Polo Track será o substituto imediato do Gol em 2023. “Em relação ao Polo atual, o futuro carro mais barato da marca no Brasil terá novos para-choques, grade redesenhada e faróis com formato inédito. O único motor disponível será o 1.0 MPI flex (aspirado), de até 84 cv de potência quando abastecido com etanol”, finaliza. 

 

Zapay está presente em todos os Detrans do País e é credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), pela portaria Nº 750, publicada em 18 de outubro de 2018 no Diário Oficial da União.

 

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