Com base em estudos sobre o cérebro humano o neurobusiness auxilia na otimização dos processos da sua empresa
O cérebro é a principal ferramenta de
um empreendedor, é através dele que decisões importantes para o futuro da
empresa são tomadas e inovações são implementadas em um negócio, assim,
entender como ele funciona é essencial para saber usá-lo da melhor forma, para,
para isso existem um ramo da neurociência voltado especificamente para a
compreensão do comportamento do cérebro no meio empresarial, o neurobusiness.
O que é o neurobusiness
O neurobusiness é um campo derivado da
neurociência que compreende diversas outras áreas da ciência como neurogestion,
neuroeconomia, neuromarketing, dentre outros.
Seu principal objetivo é entender como
o cérebro funciona no meio empresarial e como usar a compreensão desses
processos para melhorar a produtividade e assertividade do trabalho, auxiliando
na otimização e crescimento do negócio.
O uso do neurobusiness por empresas tem
se popularizado cada vez mais por estimular a criatividade e ajudar a
implementar ações estratégicas na empresa.
Áreas da ciência que compõem o
neurobusiness
O neurobusiness utiliza conhecimentos
de diversas áreas para entender o cérebro no mundo dos negócios, é o que explica
o estudo “Neurobusiness e sua aplicação como forma de otimizar o seu
negócio”, liderado pelo PhD neurocientista Dr.
Fabiano de Abreu Agrela, e publicado pela Revista Multidisciplinar de
Ciência Latina.
De acordo com o estudo, algumas das
áreas que compõem o neurobusiness são: Neuroeconomia, neurocontabilidade,
neuromarketing, neurosales, neuromanagement e neuroliderança.
Conheça um pouco mais sobre elas:
Neuroeconomia
É um campo interdisciplinar que busca
compreender o processo de tomada de decisões e entender seu funcionamento em
situações de risco, preferências pessoais e o impacto de pressões externas
nesse processo.
Neurocontabilidade
“Estuda o indivíduo, a tomada de
decisões financeiras, como ele recebe informações contábeis e como você decide
investi-las", afirma o artigo.
Neuromarketing
Utiliza a neurociência para otimizar
estratégias de marketing com base no entendimento do comportamento dos
consumidores, podendo definir também os impactos emocionais do produto.
Neurosales
Busca entender como funciona o cérebro
dos consumidores e como estimulá-los a comprar.
“As neurosales são um campo
abrangente e complementar de neuromarketing. É possível mapear o comportamento
dos potenciais clientes, descobrir quais produtos eles têm maior capacidade de
venda, tendências e até mapear o perfil de cada candidato para vendedor”.
Neuromanagement
Consiste na utilização da neurociência
na gestão de negócios e na compreensão do processo de tomada de decisões no
ambiente organizacional.
Neuroliderança
Ramo da neurociência que busca auxiliar
na gestão de pessoas através do uso de técnicas da neurociência, identificando
métodos mais eficazes para um líder utilizar com sua equipe.
“É a aplicação de estudos
neurocientíficos sobre comportamento de líderes, sua maneira de pensar, seu
relacionamento com gestores, parceiros e concorrentes, e sua forma para tomar
decisões sob pressão”.
“A neurociência veio para mostrar o
caminho para o mundo executivo. Ele pode estimular o resultados usando o
neurobusiness como fonte de conhecimento, criando novos técnicas e abordagens,
delineando a tomada de decisões, apesar de toda a excitação, temos que
ter em mente que este é um trabalho diário, não uma fonte de eventos milagrosos"
ressalta o artigo.
Com base nos estudos sobre
neurobusiness, o Dr. Fabiano de Abreu lançará um curso este ano com conceitos próprios
para auxiliar empreendedores na aplicação do neurobusiness, o curso será
lançado pela Logos University Internacional nos Estados Unidos e em parceria
com universidades da américa latina também será produzido em português e
espanhol no Brasil, Bolívia, Espanha e México.
“Realizei um
estudo com base nos melhores artigos e acrescentei métodos próprios [...] Para
o curso não só foram acrescentadas e aprimoradas técnicas, como também todos os
módulos do curso são baseados em artigos científicos publicados.”
Acrescenta Dr. Fabiano.
Dr. Fabiano de Abreu Agrela, - PhD em
neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também
tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em
neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH),
Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de
Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da
Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da
Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências
do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da
UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil,
investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da
APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.
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