Na primeira semana de setembro, o varejo brasileiro viveu a chamada Semana do Brasil, período em que são oferecidos descontos e promoções especiais aos consumidores. Em novembro, temos a conhecida 'black friday', dia de promoções naturalizadas nos Estados Unidos, mas que também ganhou espaço em território brasileiro. Na sequência, embalando a temporada do fim do ano, temos datas comemorativas como o Natal e a virada do ano, época em que as famílias aproveitam para se reunir e trocar presentes com parentes distantes.
Pensando
nesses momentos aquecidos do comércio, é importante ressaltar o papel da tecnologia
neste cenário para alavancar o número de vendas dentro dos principais segmentos
do mercado, principalmente no setor de decoração.
Vale
dizer, antes mesmo de aprofundar no assunto, que quando cito a tecnologia como
um aliado importante para área, não falo apenas da questão de e-commerce, mas
sobretudo do uso de ferramentas tecnológicas para contribuir na atração e
fidelização desses clientes.
Dentre
essas novidades digitais cada vez mais presentes no setor, é possível ressaltar
o papel das projeções 360º e realidade virtual dos espaços. Mais do que
simplesmente agilizar o processo decorativo de um imóvel ou cômodo, essa
tendência permite aos varejistas oferecerem uma experiência única para o
cliente, que consegue se projetar dentro do espaço.
A
consequência desse movimento é o maior engajamento deste consumidor, garantindo
não só o estímulo para a decisão de compra, mas também a possibilidade de uma
venda mais assertiva e completa por parte do varejista.
Seguindo
esta mesma linha de raciocínio, é preciso destacar ainda o papel das
plataformas digitais, que possibilitam a projeção do cômodo domiciliar ou
comercial escolhido e proporciona ao cliente arquitetar a adição de elementos
decorativos dentro desse espaço.
Um
dos exemplos mais completos nesse sentido no mercado nacional é a plataforma
concebida pela La Decora. Trabalhando em parceria com lojas do setor, a startup
oferece uma solução em que o consumidor envia uma planta do local desejado e
responde um questionário direcionado aos seus interesses. A partir disso, a
plataforma autoral utiliza um algoritmo inteligente para a produção de um
projeto de decoração personalizado, que pode conter em média 30 produtos do
varejista em um mesmo ambiente. Garantindo que o cliente possa visualizar os
produtos e elementos decorativos no seu projeto, a plataforma também produz uma
lista com todas as informações dos produtos, retiradas de um extenso banco de
dados integrado ao estoque do lojista. Outra possibilidade de integração que a
plataforma possui é o direcionamento do cliente por API após a aprovação do
projeto, com todos os produtos sugeridos para o ambiente diretamente para o
carrinho de compras, facilitando a jornada de compra para o consumidor.
Por
ser uma plataforma white label, acaba automatizando os processos e trazendo
elementos facilitadores importantes para o melhor atendimento ao cliente dentro
dos varejistas de decoração. Além disso, é preciso ressaltar ainda como esse
trabalho permite a melhor assertividade nas vendas, assegurando uma melhor
experiência para o consumidor, possibilitando, como consequência, alavancar os
números de vendas.
A entrada dos elementos tecnológicos em todos os setores do nosso dia a dia é algo inevitável, e na área comercial isso não é diferente. Esse caminho está tão bem traçado que já é possível dizer que as lojas que não souberem se utilizar desses recursos a seu favor não vão prosperar. No varejo de decoração, essas ferramentas tecnológicas já funcionam como um chamariz essencial por proporcionar uma experiência única ao consumidor, funcionando assim como uma peça fundamental para engajar o cliente e alavancar o número das vendas.
Luciana Mendes - CEO e co-fundadora
da La Decora - 41 anos, arquitetura e urbanismo em 2007, 15 anos de experiência
em arquitetura e interiores, trabalhou em gerenciadoras de grandes obras
em São Paulo (expansão shopping Cidade Jardim e licitação shopping
Tucuruvi – JHSF), trabalhou como autônoma de 2011 a 2016 com obras de
alto padrão e neste período ganhou diversos prêmios de destaque em arquitetura
e decoração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário