Utilizando e-mail marketing e outras soluções de mídia é possível
atingir exatamente o público desejado para cada ação
Com o objetivo de atingir um grupo específico de consumidores com uma
ação selecionada, o marketing direto utiliza como meios de comunicação o e-mail
marketing, folhetos, telemarketing, mala-direta e, até mesmo, a distribuição de
brindes para impactar de forma efetiva o público alvo selecionado.
Graças à tecnologia, é possível desenvolver um banco de dados com as
informações mais relevantes sobre cada um dos clientes. Esse conhecimento
aprofundado facilita ações de comunicação personalizadas e estimula a
interatividade entre empresa e consumidor, agregando valor ao atendimento.
De acordo com Kauana Pacheco, fundadora da ComexLand, empresa que
realiza consultoria de marketing para o comércio exterior, essa metodologia
foca seus esforços no público que de fato tem interesse em determinado serviço
ou produto. “Isso deve acontecer sem intermediários. O e-mail marketing e os
anúncios, por exemplo, asseguram que o investimento não seja gasto com quem não
tem interesse por esses produtos ou serviços”, pontua.
O motivo da escolha pela utilização do marketing direto irá variar de
acordo com as estratégias de cada empresa. “De modo geral, as companhias buscam
um aumento nas vendas e a ampliação do reconhecimento de suas marcas. Mesmo que
um negócio não tenha sucesso em fechar vendas com uma campanha de marketing, a
empresa será notada pelo público e eles podem considerar a compra desse produto
ou serviço ao realizar uma compra no futuro. Além desses benefícios, o conceito
de marketing direto pode gerar novos leads, criar um relacionamento
personalizado, aumentar a fidelização de clientes e obter resultados que podem,
efetivamente, ser mensurados e analisados”, pontua a empresária.
Para ter sucesso em uma campanha, é necessário identificar o público que
precisa ser atingido. “Como esse modelo trabalha, principalmente, com quem já
mostra algum interesse pela marca, é interessante utilizar soluções que
concentram os dados dos clientes. Com os dados de público em mãos, traçar uma
abordagem ideal se torna uma tarefa mais simples. Fique de olho em detalhes
primordiais, como as preferências do público, que vão ajudar a definir como
esse contato será feito. Lembre-se de verificar as permissões para mandar e-mail
marketing ou realizar ligações de cada usuário, não tornando-se, assim, um
contato indesejado”, alerta Kauana.
A fundadora da ComexLand acredita que o marketing direto facilita as
operações e mitiga as chances de uma ação mal direcionada. “A campanha pode ser
localizada em uma nova região que a empresa deseja explorar, seja um estado ou
uma cidade específica. Essa segmentação é de grande valor ao fazer o lançamento
de uma ação que, no fim do dia, precisa gerar efeitos positivos”, finaliza.
Kauana Pacheco - diretora da assessoria de marketing e comunicação para
Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se
posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é o
entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline
de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista
em Big Data & Market Intelligence.
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