Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Ação faz parte do Setembro Azul e tem como objetivo orientar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas auditivos

 

Em apoio ao Setembro Azul, campanha criada para chamar a atenção da sociedade acerca dos desafios e conquistas da comunidade surda, o Hospital Paulista promove, em parceria com o Sesc São Paulo, uma ação de conscientização sobre a surdez.


Durante os dias 23 e 24 de setembro, das 13h às 18h, as pessoas que passarem pelo Sesc Vila Mariana, localizado na zona Sul da capital paulista, poderão realizar triagem auditiva de forma gratuita, além de participarem de uma programação especial.
 

Segundo estatísticas, a surdez está entre as principais deficiências presentes na população global. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 500 milhões de pessoas com deficiência auditiva em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) aponta para mais de 10 milhões de deficientes auditivos, número que equivale a 5% de toda a população nacional.

Dr. Braz Nicodemo Neto, otorrinolaringologista e diretor do Hospital Paulista, explica que o mês é importante para a comunidade surda, pois em setembro de 1857 foi criado o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.  Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), uma fita na cor azul era utilizada para marcar as pessoas com deficiência, incluindo a auditiva.
 

“Por meio desta campanha, lembramos que a população deve reiterar a importância da acessibilidade dos surdos, contribuindo para um espiral de inclusão social. E muito mais que isso, chamar a atenção para a patologia, salientando, principalmente, a prevenção e os avanços significativos no seu tratamento.” 

O médico alerta para a importância de ações que visam conscientizar a população acerca da deficiência auditiva e mostrar a importância do diagnóstico prévio e do tratamento precoce da surdez.

Além da realização da triagem auditiva e orientações educativas sobre os problemas auditivos com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos do hospital, os participantes receberão instruções sobre prevenção, diagnóstico e possíveis acessos para o tratamento da surdez. O evento também trará intervenção artística sobre a Língua Brasileira de Sinais (libras).

 


Importância da audiometria

Dr. Braz explica que, ao visitar o otorrino, o primeiro exame solicitado para avaliar a capacidade auditiva é a audiometria, capaz de identificar possíveis alterações no sistema auditivo. 

“Este foi um dos motivos que nos levou a desenvolver esta campanha gratuita com a participação da população. A partir desta ação, poderemos avaliar como anda a saúde auditiva das pessoas e indicar como devem agir, caso haja alguma alteração importante.” 

Durante toda a ação de Setembro Azul do Hospital Paulista no Sesc Vila Mariana, os atendimentos acontecerão de forma individualizada e, caso o paciente apresente algum problema auditivo, será orientado sobre os próximos passos a seguir. 

 

Hospital Paulista de Otorrinolaringologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados