Segundo o Digital
AdSpend 2021, crescimento é de 27% em relação a 2022; 15 dos 26 setores
pesquisados correspondem a 94% da soma direcionada à publicidade digital e três
deles - serviços (26%), comércio (24%) e financeiro (9%) - concentram mais da
metade do montante investido no ano passado
O IAB Brasil,
associação que representa o mercado de publicidade digital no País, lançou o Digital
AdSpend 2021. Segundo o estudo, realizado em parceria com a Kantar
IBOPE Media, foram investidos R$ 30,2 bilhões em publicidade
digital no último ano, um aumento de 27% em relação ao ano anterior (R$ 23,7
bilhões em 2020). O relatório completo foi apresentado em primeira mão aos
participantes do AdTech & Branding 2022, evento
que reuniu nesta semana profissionais do mercado de publicidade digital
brasileiro e trouxe as principais tendências e questões da atualidade para o
setor.
O estudo também revela que mais da metade do total
do investimento publicitário no digital em 2021 se destinou às plataformas de
mídias sociais (54%) – o que se reflete também na participação de dispositivos
móveis, que representaram 76% do share de devices. Em
relação aos formatos, 37% dos investimentos foram direcionados a vídeos, 33% a
imagens (soma dos formatos display como banners, headers, gifs e etc) e 30% a search (sites
de busca).
“Os dados do Digital AdSpend são uma importante referência para orientar o planejamento, as mudanças e as inovações dentro das empresas. Com a visão setorial que passamos a trazer desde 2020, o relatório evoluiu, ficou ainda mais robusto e estratégico. Além disso, a partir dos dados de 2021, começamos a construir uma base histórica para acompanhamento da evolução e movimentação deste investimento entre formatos, dispositivos e setores ano a ano”, diz Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
Rankings de setores
O Digital AdSpend 2021 aponta que 15 dos 26 setores
pesquisados correspondem a 94% do total de investimento em publicidade digital
no ano passado. E dois destes setores – serviços (26%), comércio (24%) –
concentraram metade do investimento total do período analisado. Negócios como
financeiro (9%), telecomunicações (7%), eletrônicos (6%) e mídia (5%) também se
destacam em participação do aporte.
Somados, os demais setores – cultura, lazer,
esporte e turismo; imobiliário, higiene pessoal e beleza; alimentos; vestuário
e acessórios; bebidas; automotivo; farmacêutico; administração pública e social;
minas e energia; casa e decoração; construção e acabamento; higiene doméstica;
industrial; pet; agropecuária; brinquedos; escritório e papelaria; jogos e
apostas e multissetorial – representam 23% do total de investimento em
publicidade digital em 2021.
Crescimento do número de anunciantes digitais
O estudo Digital AdSpend também revela que entre
2020 e 2021 o número de anunciantes que passou a investir em canais digitais
cresceu 30%. Isto significa mais oportunidades de prospecção para agências,
publishers e plataformas. Além disso, o surgimento de anunciantes traz ainda
mais dinamismo com novos entrantes de diversos setores. O setor de casa e
decoração, por exemplo, teve 83% mais anunciantes em 2021 do que no ano
anterior. Este crescimento no número de anunciantes digitais também ocorreu nos
setores de bens e serviços industriais (79%), minas e energia (69%), construção
(59%), telecomunicações (53%), comércio (47%), escritório e papelaria (46%),
higiene e beleza (42%) e higiene doméstica (41%).
Alta participação do Digital
Em 2021, o Digital recebeu mais de 50%
das verbas totais de mídia de sete setores econômicos: vestuário e acessórios
(74%); eletrônicos e informática (74%); cultura, lazer, esporte e turismo
(63%); imobiliário (63%); serviços (56%); comércio (55%); e mídia (53%).
Top setores em investimento por formato
O estudo Digital AdSpend 2021 mostra que os setores
que mais investiram em search (busca), em valores absolutos,
foram comércio (R$ 4,2 bi), serviços (R$ 1,7 bi), eletrônicos e informática (R$
590 mi), financeiro (R$ 386 mi) e turismo (R$ 339 mi). Estes cinco setores
representam 66% do investimento em search.
Já em imagem, os setores que mais fizeram aporte
nesse formato, em valores absolutos, foram serviços (R$ 2,9 bi), comércio (R$
1,7 bi), financeiro (R$ 1,3 bi), telecomunicações (R$ 933 mi) e mídia (R$ 808
mi). Juntos, estes cinco setores representam 83% do investimento nos formatos
de imagem.
Em vídeo, os top 5 em investimentos, em valores
absolutos, nesse formato, foram os setores de serviços (R$ 3,1 bi), comércio
(R$ 1,2 bi), financeiro (R$ 866 mi), telecomunicações (R$ 790 mi) e eletrônicos
e informática (R$ 555 mi) – juntos, estes setores representam 68% do
investimento no formato.
Metodologia
O Digital AdSpend traz uma visão estratégica dos
investimentos em mídia digital no País, considerando visões setoriais e
expectativas para os próximos períodos. O estudo considera projeções e
calibrações de CPM médio para estimar o investimento publicitário nas
plataformas não apresentadas na cobertura. São mais de 1.600 sites e portais
cobertos nos formatos banner, vídeo, desktop e mobile. Em search,
o relatório considera o maior e referência dos buscadores, o Google. Quanto às
redes sociais, os dados reportados consideram Facebook Mobile App, YouTube
Desktop, YouTube Mobile Browser e YouTube Mobile App.
A captura é realizada de forma híbrida, contando
com um painel humano e por meio de robôs capazes de coletar campanhas diretas e
programáticas que entram em todos os sites e portais da cobertura Kantar IBOPE
Media, coletando os anúncios disponíveis. A publicidade de todos os meios é
classificada e harmonizada de acordo com a taxonomia e estrutura de marcas da
companhia referência no mercado, que permite uma visão holística e estratégica
do mercado para análise multimeios. A versão completa do estudo Digital AdSpend
2021 pode ser acessada pelo link: https://iabbrasil.com.br/pesquisa-digital-adspend-2021/.
IAB Brasil
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