Fabiana Teixeira,
estrategista em comunicação, dá dicas de como se comportar de maneira assertiva
no ambiente virtualbr.freepik.com
Apesar de ter sido introduzida como uma necessidade
enquanto acontecia o isolamento, as videoconferências tomaram espaço em nossas
vidas e agora parece que chegaram para ficar. O formato é prático, já que não é
necessário o deslocamento, e acabou caindo no gosto de muitos, principalmente
quando se trata de assuntos rápidos, ou quando os participantes estão
geograficamente distantes. A plataforma Zoom, por exemplo, aumentou em 30 vezes
seu número de usuários desde 2020.
Mesmo que apresente essa praticidade, as reuniões
por vídeo revelam uma nova forma de se comunicar, o que pode ser desafiador
para quem está acostumado com a troca de ideias olho no olho. Os encontros
virtuais não trazem a fluidez de uma conversa que acontece pessoalmente, então
é necessária uma fase de adaptação, assim como certa dedicação para se
aperfeiçoar.
A estrategista e especialista em comunicação,
Fabiana Teixeira, dá 6 dicas de como melhorar e praticar a comunicação com
sucesso no mundo virtual:
- Câmera
ligada é importante
Pode não ser a coisa mais confortável inicialmente,
mas quanto mais reuniões fizermos com a câmera ligada, mais fácil fica. Pode
parecer em vão, mas no ambiente da videoconferência a linguagem corporal e a
expressão facial são percebidas e fundamentais para um relacionamento virtual
assertivo.
Quando nos mostramos presentes, mesmo que em
silêncio, trazemos mais da aproximação natural que ocorre frente a frente.
Sorrir, acenar com a cabeça, e simplesmente ter reações ao que está sendo
falado, são atos que criam um cenário mais “realista” e não tão robótico.
- Preste
atenção no que aparece atrás de você
Busque apresentar um fundo adequado para quem te
assiste, mesmo que seja apenas uma parede branca. Por vezes, é até melhor ter
um fundo neutro para não distrair quem está te assistindo. Se não for possível,
use as ferramentas à sua disposição: a maioria das plataformas de
videoconferência oferece fundos digitais que encobrem o que está por trás.
- Se
apresente de maneira profissional
Nem que seja apenas da cintura para cima, procure
apresentar roupas e uma aparência apropriada para uma reunião de trabalho, da
mesma maneira como você gostaria de ser visto caso o encontro fosse presencial.
Além da boa impressão, estar bem arrumado aumenta a confiança, o que influencia
positivamente a comunicação, tanto na fala quanto na atitude.
- Democratize
o tempo de fala
Uma conversa, pessoalmente, é muito mais fluída.
Por meio da nossa captação natural da expressão corporal e movimentação de
fala, podemos complementar ideias um do outro. Mas em vídeo, não é tão fácil
pegar essas deixas, portanto se dedique a prestar atenção nos seus companheiros
de sala. Apenas começar a falar sem uma entrada, pode dar a impressão de
interrupção e grosseria, assim como do outro lado podemos esquecer de dar uma
pausa para outras interjeições.
Então use a ferramenta de levantar a mão para
deixar sua intenção clara, e caso o discurso esteja com você, encerre seu
pensamento e dê vez ao próximo. Incentivar o uso desse botãozinho por vezes
esquecido, é importante nesse cenário digital.
- Mostre
que está ouvindo
Quando não você não está prestando atenção na
videochamada, fica nítido que seu olhar não continua focado na reunião. Claro,
nesse ambiente é muito mais fácil se distrair, com e-mails e mensagens chegando
a todo momento bem na sua frente.
Quando for participar desse tipo de conferência,
trate-a como se fosse presencial: coloque o celular no mudo, feche as abas de
e-mail e WhatsApp também, para poder dar total atenção à reunião.
- Considere
se não está abusando da facilidade de reuniões online
Por fim, também vale a pena considerar se as suas
videochamadas estão sendo marcadas de maneira excessiva, prática que gerou até
uma piada recorrente nas redes sociais: “Esta reunião poderia ter sido um
e-mail.”
Com uma demanda desproporcional de reuniões, sua
mensagem pode ser enfraquecida, um desgaste pode acontecer entre os ouvintes,
assim como uma redução de produtividade. Pense dessa maneira: caso não
existisse a possibilidade de um encontro online, eu marcaria essa reunião no
formato presencial? Assim, quando a sua videoconferência for marcada, todos
saberão que o tema é significativo e realmente necessário.
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