Pesquisar no Blog
sexta-feira, 10 de janeiro de 2020
Saiba quais são as habilidades necessárias para o século 21
Este ano, 35% das competências mais demandadas para a maioria das ocupações devem mudar
Comunicação, colaboração, autoconhecimento, responsabilidade, criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e curiosidade são consideradas as principais competências do século 21. Essas habilidades também estão diretamente ligadas à estruturação do projeto de vida dos estudantes.
Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, este ano, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações devem mudar. O dado chamou a atenção de muitas escolas, que já reconhecem a necessidade e a importância de desenvolver essas habilidades para que os jovens tenham condições de enfrentar o mercado de trabalho de forma mais assertiva. Mas como fazer isso?
Para a coordenadora da Educação Infantil e do 1° Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Asa Sul (Brasília-DF), Patrícia Deoti, desenvolver projetos que permitam vivenciar, na prática, diferentes experiências que auxiliem na escolha da profissão, no aprofundamento interdisciplinar e no desenvolvimento das habilidades do século 21 é essencial para ter sucesso não só no meio profissional, mas na vida de forma geral.
É importante que o aluno saiba desenvolver pensamento crítico, solucionar problemas, se comunicar, que seja colaborativo, criativo e inovador. Mas como desenvolver tantas habilidades de uma só vez? E como inserir esse desenvolvimento no contexto de sala de aula? Segundo estudo do National Research Council, as competências do século 21 podem ser divididas em três grupos: cognitivo, intrapessoal e interpessoal.
O primeiro envolve capacidades já conhecidas pelos educadores e que os métodos de ensino tradicionais já dão conta, como o poder de interpretação, alfabetização, habilidade de escutar, entre outros. O segundo diz respeito à forma como cada indivíduo trabalha com as próprias emoções. Autodidatismo, perseverança e flexibilidade são algumas das competências exigidas para ter esse domínio. E o último, mas não menos importante, compreende características que ajudam a lidar com outras pessoas. Saber passar informações, se comunicar e ter empatia são algumas das competências que o aluno tem quando o desenvolve bem.
Compreender o entrelaçamento dos três grupos, criando ambientes propícios para desenvolver cada uma das competências, tanto dentro quanto fora da sala de aula, é fundamental para obter bons resultados. Ao executar essa tarefa, a escola consegue, de fato, atingir a formação humana e preparar os estudantes para a vida.
Rede Marista de Colégios (RMC)
www.colegiosmaristas.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Posts mais acessados
-
O uso exagerado de aparelhos eletrônicos e a falta de sono já são considerados marcas registradas das novas gerações. Mas será que ambo...
-
Nova linha combina a tecnologia patenteada Enerjuve ™, ingredientes botânicos e fragrâncias exclusivas A Amway, maior empresa ...
-
Desafio 1- Inclua 12 minutos de exercícios físicos na sua rotina Muita gente acredita que deve entrar na nova rotina saudável ...
-
As empresas devem dar primordial atenção e cuidado no oferecimento de um ambiente de trabalho saudável para os seus empregados, sob pena de ...
-
Especialista lista medidas que podem ser tomadas para combate-la É interessante como essa síndrome acontece cada vez mais com os...
Nenhum comentário:
Postar um comentário