Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Apague as pegadas de carbono



Na contramão de países, políticos e corporações que ignoram a degradação do meio ambiente, há empresas e até organizações, como o Instituto Melhores Dias, que estão levando muito a sério a marca prejudicial que deixam no planeta. Este rastro tem nome: pegada de carbono.

Para quem ainda não sabe, a pegada de carbono é o resultado do cálculo da emissão de carbono emitida na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa, organização ou governo. Muitas atividades rotineiras geram emissões atmosféricas de gases do efeito estufa (GEEs), que prejudicam o planeta.

Um bom exemplo dessa conscientização em apagar ‘pegadas de carbono’ deixadas pela sede de progresso, veio da Microsoft. No dia 16 de janeiro, a maior empresa de software do mundo afirmou que pretende remover mais carbono da atmosfera do que emite até 2030 e, até 2050, espera ter retirado o suficiente para dar conta de todas as emissões diretas já produzidas pela empresa desde sua fundação, em 1975.

Com isso, a Microsoft vai muito além de outras corporações que procuram reduzir as emissões em andamento ou impedir futuras. Ela espera remover todo o carbono que emitiu e emite na atmosfera. Haja compromisso climático do bem!

Para atingir essa meta ambiciosa, a Microsoft criou um “Fundo de Inovação Climática”, que investirá 1 bilhão de dólares nos próximos quatro anos para acelerar o desenvolvimento de tecnologia de remoção de carbono.

No ano passado, a Amazon.com, maior varejista online do mundo, prometeu emissão líquida zero de carbono até 2040, além de afirmar que irá comprar 100.000 vans elétricas para entrega de produtos.

Por trás de toda essa responsabilidade há também interesses de sobrevivência em um novo mercado no qual as empresas precisam conquistar investidores que não aceitam mais práticas comerciais insustentáveis que prejudiquem seus resultados futuros. Mas o importante é que o planeta precisa de mais ações e menos reclamações.

Já a organização sem fins lucrativos Instituto Melhores Dias, além de fazer o bem para o meio ambiente com seus programas, firmou uma parceria para reduzir os efeitos de sua pequena pegada de carbono.

A empresa Ecooar Biodiversidade, única especializada neste segmento no Brasil, emitiu para nossa organização o Selo Verde, que comprova a compensação das nossas emissões de carbono. Para isso, a Ecooar plantou duas árvores, que captam aproximadamente 260 kg de CO², quantidade das emissões que provocamos com o uso e hospedagem do nosso site. O plantio aconteceu na Fazenda Santa Cecília, localizada na região oeste do Estado de São Paulo, no município de Garça, como parte de um projeto de recuperação da mata local.

Este Selo Verde da Ecooar é dado a quem procura compensar parcial ou totalmente as emissões de gases tóxicos. A empresa calcula a quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa efetuadas por pessoas, organizações e empresas e minimiza seus efeitos com o plantio de árvores em áreas mapeadas por satélite. A solicitação do Selo Verde pode ser feita no site da empresa (www.ecooar.com).

Ou seja, temos bons exemplos de atitudes que superam a letargia contemplativa da destruição. Para melhorar a vida no planeta não adianta desespero e pessimismo. É preciso arregaçar as mangas e acreditar em ações do bem, que melhorem nossa vida em comunhão com a natureza



Joyce Capelli - Presidente do Instituto Melhores Dias



https://melhoresdias.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados