Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Dicas de alimentação para manter o pique no Carnaval



Professora do curso de Nutrição da Anhanguera orienta sobre hidratação e alimentos que trazem mais energia


O Carnaval promete vários dias de festa e agitação nos blocos oficiais, desfile das escolas de samba ou em comemorações particulares. Na maioria das vezes, essa maratona inclui refeições que não fazem parte do cotidiano alimentar, pouca hidratação, bebidas alcoólicas frequentes e horas em pé, dançando e pulando.

A professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Bruna Magusso Rodrigues, orienta consumir alimentos que dão energia e saciedade, além de boas quantidades de nutrientes. "Invista em refeições completas antes das festas, como aquelas com boa quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, e claro não esqueça das fibras, pois este conjunto garantirá saciedade e liberação de energia de forma gradual", explica.

A especialista alerta que refeições muito pesadas e consumidas poucos minutos antes de sair podem gerar mal-estar, por isso, não são indicadas. Saladas, massa, uma opção de proteína ou mesmo bons sanduiches podem garantir esta oferta de nutrientes, assegura a profissional. Para ter disposição para aproveitar a folia é fundamental se alimentar bem.

Outra dica é apostar em bebidas feitas com frutas congeladas, batidas com aveia e gelo, acompanhadas, por exemplo, de uma omelete. "Alimentos como açaí com frutas e castanhas podem ser boas opões para garantir a energia durante as horas de festa, além de ser uma combinação saborosa, refrescante e rica em energia e antioxidantes", considera Bruna.


Hidratação

A melhor fonte de hidratação será sempre a água, e em casos de longas horas de circuito pode-se consumir bebidas que ofereçam energia e micronutrientes como sucos naturais e água de coco. "O potássio, um mineral presente nas frutas e sucos, auxilia na contração do músculo esquelético, que participa ativamente dos pulos e coreografias", explica a professora da Anhanguera.

O consumo de dois litros de água pode soar como uma recomendação universal, porém a proporção correta considera o cálculo de 35ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deve ingerir cerca de 2,5 litros.

Se a festa inclui bebida alcoólica, Bruna lembra que "assim como qualquer outro tipo de bebida, esse consumo não entra no cálculo realizado para a hidratação, desta forma, não se deve ingerir só a cervejinha ou drinks e se esquecer da água". A sugestão da profissional é intercalar copos de água, isso vai ajudar a amenizar os efeitos do álcool, mas vale lembrar que o consumo da bebida alcoólica interfere na secreção do hormônio antidiurético, aumentado as idas ao banheiro.

E o energético? Não são boas opções, segundo Bruna, pois contêm grandes quantidades de sódio e funcionam como estimulantes que podem ser perigosos, especialmente por elevarem a pressão arterial ou desencadearem sintomas indesejáveis como taquicardia em alguns indivíduos.


Após a festa

A profissional esclarece que depois de passar um longo tempo na folia o ideal é beber bastante água e fazer refeições completas para ajudar a reestabelecer o corpo no dia seguinte. "O consumo de frutas e vegetais auxilia nesse processo pois são alimentos ricos em antioxidantes, com fontes de vitamina C, E e carotenoides. Eles são encontrados nas frutas cítricas, oleaginosas e vegetais amarelos e vermelhos e podem colaborar com a recuperação do folião", explica Bruna. Já as refeições completas, propiciarão a reposição do glicogênio, uma reserva de carboidratos que temos no organismo.

Para enfrentar a sensação de ressaca e de fadiga, a recomendação final é unir boa alimentação e hidratação junto com descanso e bom sono para seguir animado para os dias de festa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados