Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Templo Zu Lai celebra a chegada do tradicional Ano Novo Chinês



2020  é o ano do Rato de Metal e inicia um novo ciclo de 12 anos

Em 2020, encerra-se um ciclo de 12 anos
estabelecido pela passagem de diferentes energias
dadas pela sequência de trânsito anual dos 12 signos
representados pelos 12 animais, que sempre se
inicia com o Rato e termina com o Javali (Porco).
Decisões tomadas neste ano  terão consequências
para os próximos 12 anos.


Para celebrar a renovação de ciclo da cultura oriental, o Templo Zu Lai, o maior da América Latina, localizado em Cotia, realiza mais uma edição da festa do Ano Novo Chinês, com uma agenda repleta de atrações para toda a família.  
A organização espera um público recorde - ano passado, 14 mil pessoas prestigiaram a festa - que poderá curtir desde a gastronomia marcante de um saudável leque de comidinhas típicas das barracas que se espalham aos montes pelo local, até as apresentações especiais, as oficinas criativas, além das grandes estrelas do encontro: a Cerimônia dos Mil Budas e as aguardadas danças do Leão e do Dragão.
O evento, que acontece no dia 02 de fevereiro, a partir das 10 horas, receberá gente de toda parte do Brasil e do mundo. É que, assim como nos anos anteriores, autoridades e jornalistas chineses também marcam presença. Muitos praticantes budistas, de diferentes países, fazem questão de das boas vindas ao novo ciclo.
O Ano Novo Chinês é uma referência à data de rito do ano novo adotada por diversas nações do oriente, que seguem o calendário chinês. Algumas curiosidades chamam a atenção dos participantes: a data de início de cada ano novo chinês cai em uma data diferente do calendário ocidental e os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado do Rei Celestial para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e o Rei, em agradecimento, os transformou nos signos da Astrologia Chinesa: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

Em 2020, encerramos um ciclo de 12 anos estabelecido pela passagem de diferentes energias dadas pela sequência de trânsito anual dos 12 signos representados pelos 12 animais, que sempre se inicia com o Rato e termina com o Javali (Porco).
Segundo o horóscopo Chinês, um dos mais antigos do mundo, 2020 é o ano do Rato de Metal, que representa a auto-confiança; são seres esforçados, prestativos, solucionadores de problemas. “Simboliza um ano de (re)começos, oportunidades e amor. para todos os animais do horóscopo chinês”, esclarece a Abadessa do Templo Zu Lai, Mestra Miao You, que espera a chegada do evento cuidando pessoalmente de cada detalhe da celebração.
O Templo recebe o apoio da Prefeitura de Cotia por meio das seguintes Secretarias Municipais: de Segurança Pública; Cultura, Esporte e Lazer; Saúde e Trânsito, que organiza o trânsito da região para receber os convidados. Os comerciantes que dividem o endereço com o Zu Lai festejam a vinda de turistas, que movimentam o comércio local. Por mais um ano, o evento se consagra como o maior encontro religioso da cidade de Cotia.

Confira a programação completa:
A partir das 09:30 - Barracas com comidas típicas (vegetariana)
10h - Cerimônia dos Mil Budas
10h - Workshops: Origami, caligrafia chinesa, entre outros
13h - Dança do Leão e do Dragão, apresentações diversas

Serviços 
 Ano Novo Chinês 2020 
Templo Zu Lai
Estrada Fernando Nobre, 1461 (Acesso pelo km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares) – Cotia/São Paulo 
Horário: A partir das 10h 
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados