Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Carnaval: Seconci-SP dá orientações para evitar "ressaca"


Evitar o excesso de álcool associado ou não a outras substâncias, hidratar o corpo durante toda a festa e se alimentar bem são as principais recomendações


No Carnaval é normal os foliões exagerarem no consumo de bebidas alcoólicas. Diante disso, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) alerta para os efeitos de excessos no organismo e dá dicas para que as pessoas curtam a festa sem problemas.

O dr. Moacir Augusto Dias, clínico geral e gastroenterologista do Seconci-SP, explica que a primeira recomendação é consumir bebidas alcoólicas com moderação, pois mesmo aquela que possui baixo teor etílico, quando ingerida em grande quantidade pode causar embriaguez, sonolência e até perda de consciência. 

O médico ressalta que as pessoas precisam se preparar antes mesmo de chegar à festa. "Algumas atitudes ajudam a reduzir os efeitos do álcool no organismo. Estar bem alimentado antes de começar a beber, se hidratar e intercalar o consumo de água e álcool são comportamentos que auxiliam o folião a ter um pós-festa tranquilo”, destaca.

“Comidas ricas em gordura, como o bacon, também ajudam a diminuir a absorção do álcool pelo sangue, por isso podem ser uma boa opção antes da folia desde que consumidas com parcimônia”, explica dr. Dias. 

O gastroenterologista adverte que bebidas alcoólicas associadas a drogas ilícitas e outras substâncias podem causar surtos psicóticos e, até mesmo, o estado de coma. De acordo com o dr. Dias, o ideal é que as pessoas não misturem e evitem consumir itens oferecidos por pessoas desconhecidas.


Pós-Carnaval

O médico explica que o corpo humano consegue metabolizar até 8,5 gramas de álcool por hora, o que equivale a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho. Por este motivo, os efeitos destas substâncias podem demorar até 24 horas para sumirem do organismo.

Por isso, o dr. Dias destaca a importância de se evitar os sintomas da "ressaca" como a dor de cabeça, tonturas, náuseas e vômitos, dor de estômago, boca seca etc. “Neste processo, o repouso e a ingestão de bastante água são fundamentais, pois ajudam o corpo a metabolizar o álcool e repor o sódio e líquidos perdidos na transpiração e urina. O consumo de sucos de limão, laranja, melancia ou tomate; isotônicos e água de coco são excelentes opções de bebidas para ajudar na hidratação do corpo”, recomenda o médico.

Alguns alimentos também são importantes aliados para a recuperação da "ressaca", como a banana, rica em potássio; o ovo, que possui vitaminas do complexo B e ajudam a diminuir a dor de cabeça; os derivados do leite; os carboidratos, como pães, macarrão, bolos; e as frutas e legumes em geral. O médico alerta ainda que a bebida é inimiga da direção “programe o deslocamento de forma consciente e segura para evitar riscos ao condutor e pedestres”, finaliza. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados