Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Quatro dicas para evitar IST durante o carnaval



Além de facilitar a transmissão do vírus da AIDS, infecções podem causar lesões e até câncer


As IST (infecções sexualmente transmissíveis) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que 40 mil novos casos de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite, são diagnosticados por ano. Esses números aumentam em períodos festivos, como o carnaval, que facilita a prática de relações sexuais sem proteção.  

De acordo com Renato de Oliveira, ginecologista e infertileuta da Criogênesis, as IST’s podem surgir de atividade sexual desprotegida e estado imunológico. “A camisinha reduz significantemente as chances de contaminação. Portanto, é extremamente importante usá-la no sexo vaginal, anal e oral.  No entanto, vale lembrar que algumas doenças, como o vírus do HIV e da hepatite B podem ser transmitidas por outras maneiras, como por objetos cortantes contaminados. Já no caso do HPV, a transmissão pode ocorrer por meio de objetos contaminados”. 

Para aproveitar os dias de folia sem preocupação e com a saúde em dia, o especialista recomenda quatro passos. Confira:  


Use camisinha - Segundo a Organização Mundial da Saúde, a camisinha é um dos métodos mais efetivos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. “Apesar de o preservativo masculino ser o mais utilizado, o feminino também é eficaz. Os dois tipos de preservativo estão disponíveis de graça em qualquer serviço de saúde do SUS”, recomenda Renato.  


Mantenha a vacinação em dia – As vacinas garantem a prevenção contra o HPV e a Hepatite B. “O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Na rede pública de saúde, ela está disponível para meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos. Já a vacina contra a Hepatite B está disponível para todos”. 


Não compartilhe objetos íntimos - Escovas de dentes, batom, copos, talheres, lâminas, tesouras ou outros objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados, pois algumas doenças são transmitidas pela corrente sanguínea e uma pequena quantidade de sangue já é suficiente para causar a infecção.  


Cuide da higiene - Algumas doenças podem ser transmitidas pela saliva. “Para se prevenir, escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia para afastar as bactérias e se alimente de forma adequada a fim de garantir as vitaminas adequadas para que o corpo resista a possíveis infecções”, finaliza.   




Criogênesis



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados