Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

5 dicas de adaptação à volta às aulas



Estudantes devem entrar na rotina ainda em férias para facilitar adaptação, dizem especialistas


Após dois meses de praia, festas, amigos, manhãs de sono e noites de videogame, o retorno das aulas coloca, novamente, os jovens na rotina de estudos. Para os pais, esse é o momento de fazer a transição e adaptação para os novos horários. Para isso, o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, dá algumas dicas práticas de como ajudar os filhos na hora de voltar às aulas. 

  1. Comece a adaptação ao horário uma semana antes

    Para os alunos que estudam no período matutino, a dificuldade de retomar o horário e acordar mais cedo pode ser maior. Por isso, a dica é começar gradualmente, antecipando o despertador a cada dia e acostumando o organismo ao novo cronograma. “Vale a pena estabelecer horários, pelo menos uma semana antes, para que diminua aos poucos a ansiedade do retorno”, explica Hartmann.
  2. Mantenha a leitura em dia

    A revisão de conteúdos é sempre válida antes do retorno das aulas, mas ainda mais importante que isso é manter uma rotina de leituras. “Durante o período de descanso, a leitura é uma excelente opção para manter o aluno se desenvolvendo. Pode ser ficção, biografia, contos, revistas, toda leitura é válida”, ressalta Hartmann.
  3. Cuidado com a alimentação

    A ansiedade no início do ano letivo combinada com uma alimentação pesada pode não ser uma boa ideia para quem vai começar a nova rotina. De acordo com Hartmann, na noite anterior, o ideal é optar por refeições leves e alimentos já conhecidos. “Cuidar da alimentação, além de essencial para a saúde, é importante em momentos de grande ansiedade, como é a volta às aulas para alguns alunos”.
  4. Use a organização como um estímulo

    A compra de novos materiais, uniformes e livros pode ser uma forma de estimular os estudantes para o novo ano letivo. Para Hartmann, esse é o momento de planejar metas e criar novos objetivos. “É uma ótima oportunidade de organizar o que será necessário na nova rotina, pensar nos desafios e estabelecer metas”, conta. Além disso, uma dica prática é criar listas para serem fixadas no material, deixando as metas visíveis durante o ano letivo.
  5. Tenha calma!

    Independente de qual será o grande desafio de 2020, manter a tranquilidade é sempre uma ótima dica. O início do ano letivo significa o começo de uma nova etapa e, para cumpri-la, os alunos devem saber que não estão sozinhos. “Busque os professores, tire dúvidas, peça dicas e aproveite os profissionais que estão ao seu lado, eles estão preparados para auxiliar em todos os casos”, finaliza Hartmann. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados