Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Equilíbrio mental: a prevenção de muitos males


JANEIRO BRANCO, UMA INICIATIVA DE TODOS.


Apesar de vivermos em um século em que a tecnologia e os acontecimentos surgem na velocidade da luz ainda existem alguns temas que são tabus na sociedade contemporânea. Saúde mental é um deles.

Do ponto de vista deste enfoque saúde mental envolve o equilíbrio entre a vida mental, a vida cognitiva e a vida fisiológica.

A percepção de eventos e a tomada de decisão geralmente envolve o processo das emoções e da razão, esse processo pode ter consequências tanto positivas quanto negativas a depender da sensatez e da coerência não só da percepção como das ações. De modo que resultados positivos tendem a causar sensações de prazer e resultados negativos podem gerar sentimentos de frustração, insegurança e culpa.

A forma como o indivíduo irá encarar os diversos fatos a vida vai depender do quanto ele vem investindo no equilíbrio da sua saúde mental, envolvendo ações como noites de sono bem dormida, alimentação saudável, relações de confiança mútua com o próximo, altruísmo, vida profissional satisfatória associada aos entretenimentos do dia a dia e sobretudo amor próprio.

Infelizmente muitas pessoas ainda associam doença mental com loucura, esse tabu embora atenuado ainda impede que muitas pessoas deixem de buscar auxílio psicológico e muitas vezes psiquiátrico, essa atitude por vezes impede o crescimento da pessoa como um todo, soterrando sonhos, anseios e progressos. Aprender que saúde mental envolve um conglomerado de fatores e que muitas vezes o primeiro passo é reconhecer que existe uma doença pode salvar vidas.

O indivíduo que não pede ajuda, em um momento de necessidade, está se ausentando da própria existência.




Fernanda Machado - Psicóloga e neuropsicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados