Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Confira oito dicas para economizar nas tarefas e nos reparos de casa


Com cuidado e atenção, aliados a ferramentas e produtos adequados, é possível poupar alguns bons trocados 


Em tempos de crise, sempre é bom economizar. Uma das formas de reduzir os custos de manutenção de uma casa é colocar a mão na massa, realizando tarefas e serviços que em geral são executadas por profissionais especializados. 
Com cuidado e atenção, aliados a ferramentas e produtos adequados, é possível poupar um bom dinheiro. Mas, antes de arregaçar as mangas e sair fazendo estripulias pela casa, tome cuidado para evitar acidentes – de uma martelada no mindinho a um corte no pé, imprevistos podem acontecer, ainda mais quando não se lida de forma precavida com ferramentas ou produtos de limpeza. 

Então, sempre que for meter a mão na massa, utilize equipamentos de proteção, como óculos e luvas. Tenha claro também que qualquer procedimento que inclua o uso de equipamentos elétricos exige total atenção. Com energia elétrica, não se brinca – o menor descuido pode ter consequências graves. 

Com isso em mente, programe um tempo para a execução das tarefas. Desta forma, você poderá realizar o que precisa ser feito da melhor forma possível – e sem acidentes. E o melhor: com uma trilha sonora agradável ou a companhia de alguém especial, o trabalho pode até se tornar algo divertido. 

Agora, mãos à obra! 


 Limpeza pesada 

A festa de fim de ano foi um arraso. Literalmente. No dia seguinte, sua casa parece cenário de algum filme sobre o armagedon. Há lixo acumulado pelos cantos, o chão está sujo com restos de comida e os respingos de bebida estão por toda a parte. Para completar, é sábado e sua faxineira não está disponível para dar aquela mão amiga na hora que você mais precisa. Solução? Alugue equipamentos para dar uma geral no ambiente. A Casa do Construtor oferece varredeiras profissionais, que operam nos mais variados tipos de piso e coletam qualquer tipo de sujeira solta, como pedaços de papel, madeira, vidro, bitucas de cigarro, folhas, poeira, pedriscos, etc. Também é possível locar aspiradoreslavadoras (de alta pressão, a vapor e hidrolavadoras) e enceradeiras. Para garantir aquele trato final, a Ecoville oferece produtos de higiene de alto desempenho, como Amonex (desengordurante com amoníaco), Desincrustante Alcalino EcoGrill (para a limpeza química de áreas com gorduras acumuladas), Água Sanitária PremiumÁlcool PerfumadoDesinfetante EcoQualyDesinfetante Concentrado DF-400 e Cera Líquida EcoFloor, entre várias outras opções


Limpeza de tapetes

Nem o tapete saiu ileso da festa. OK, mantenha a calma. Caso haja alguma mancha, utilize o Limpa carpete, produto desenvolvido especialmente para este tipo de superfície. Em seguida, a mesma lavadora de alta pressão usada para a limpeza do piso poderá ser utilizada no tapete. Primeiro, pendure-o na posição vertical – sobre um muro, uma cerca ou mesmo um fio de alta resistência, capaz de suportar o peso do objeto molhado. Depois, acione a lavadora, fazendo com que o jato percorra toda a superfície do tapete. Pronto. Agora é só ter paciência para deixar a água escorrer e o tapete secar.  


Limpeza de colchões e estofados

Em média, passamos um terço de nossos dias dormindo. Por isso, ter um colchão em boas condições significa qualidade de vida. Além da questão estrutural – colchões usados podem ficar deformados, prejudicando a postura e o sono –, um aspecto essencial a ser observado é a higiene. Com o tempo, os colchões podem se tornar o habitat perfeito para a proliferação de bactérias e ácaros prejudiciais à saúde. Assim, recomenda-se que a limpeza do colchão de seis em seis meses. Para realizar uma limpeza a seco, pode-se aplicar produtos especiais como o álcool perfumado e, em seguida, utilizar a extratora. O equipamento também é ideal para limpeza de estofados, como sofás poltronas e cadeiras. Também limpa carpetes e tapetes de lã pura, sintéticos, nylon, fibra de planta , cobertores de lã tricotada e cobertores de lã compridos e curtos. 


Instalação de chuveiro

Antes de mais nada, desligue a energia ou o disjuntor do banheiro e feche o registro de água. Em geral, a substituição de um chuveiro é simples, uma vez que os canos e as conexões elétricas são padronizados – o encanamento e os fios usados no chuveiro antigo serão os mesmos aos quais o novo chuveiro deverá ser conectado. Assim, os passos essenciais são estes: desconecte os fios; desenrosque o chuveiro da parede; passe fita veda-rosca na ponta do cano do novo chuveiro, instale-o (enroscando-o no cano da parede) no lugar do antigo; ligue os fios; cubra as emendas com fita isolante. Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura do manual de instruções do produto. Feitas as conexões, antes de religar a energia, abra o registro de água para que o chuveiro não esteja vazio quando ligado à luz – se for ligado sem água, ele provavelmente irá queimar. 

Os procedimentos para a troca de resistência são semelhantes. Para isso, basta seguir os passos iniciais do procedimento anterior (fechar o registro de água e desligar o disjuntor do banheiro). Depois, basta abrir o chuveiro (fique atento: cada modelo é aberto de uma forma diferente) e substituir a resistência, observando e posicionando os pontos de conexão da peça nova conforme o padrão da que está sendo trocada. 


Remoção de mofo e limo

A limpeza de locais atingidos por mofo e limo só será completa se a infiltração ou a umidade do ambiente forem resolvidas. Caso contrário, o problema não irá demorar para voltar. Para realizar a limpeza, espere o mofo secar. Depois, aplique o Tira-limo Zoom. O produto pode ser usado para remover manchas e sujeiras difíceis de limo, resíduos de sabonete e mofo, especialmente em azulejos, portas, rodapés, cortinas de box, tapetes de vinil e pisos frios. Para o enxágue e a completa remoção das sujeiras, também pode-se utilizar uma lavadora de alta pressão


Desentupimento de pias

Muitas vezes, o entupimento tem causas mais simples do que se costuma imaginar. Em boa parte dos casos, o agente causador está poucos centímetros abaixo da pia. Para desentupir, comece desrosqueando o copo do sifão, localizado abaixo da pia. Se houver algum objeto ou acúmulo de resíduos obstruindo a saída da água, basta retirá-lo, limpar o encanamento e recolocá-lo de volta no local. Em casos mais graves, a origem do entupimento pode estar na caixa de gordura. Nessas situações, recomenda-se a aplicação de produtos específicos, como Limpa caixa de gordura Ecoville.  


Fixação de quadros, prateleiras e outros objetos na parede

Antes de ligar o equipamento, fique atento para a voltagem das tomadas disponíveis e certifique-se também de que no local a ser perfurado não passa algum encanamento – furar um cano d’água acidentalmente costuma trazer grandes transtornos e prejuízos financeiros. Recomenda-se conectar a furadeira na energia apenas no momento em que estiver sendo usada. Para paredes e superfícies muito duras, há equipamentos mais potentes, como os marteletes perfuradores

Já ao remover quadros, objetos e prateleiras da parede, utilize massa corrida para cobrir os furos deixados pelos pregos e parafusos. A massa pode ser aplicada com uma espátula comum. Depois de deixar secar por três horas, passe uma lixa fina para uniformizar a superfície. 


Trabalhos de jardinagem

De nada adianta ter um grande jardim se a grama está sempre alta, as árvores vivem cobrindo a passagem das pessoas e cerca viva tira o espaço de lazer das crianças. Manter o pátio e o jardim bem cuidados é essencial para o melhor aproveitamento do espaço que a casa oferece e a família precisa. 
Para as mais diversas tarefas de jardinagem, a Casa do Construtor oferece a possibilidade de locação de equipamentos. Entre as opções estão aparador de cerca vivacortadoras de grama elétrica e a gasolinapodador de galhos e roçadeiras elétrica e a gasolina



Casa do Construtor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados