Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Barulho em excesso no carnaval pode prejudicar a audição


Curta os trios e blocos sem ficar surdo! Brinque, pule, mas não deixe de proteger seus ouvidos
 
 
A poucos dias do carnaval, blocos e trios elétricos já arrastam milhares de foliões às ruas em várias cidades Brasil afora. A animação contagia, mas é tanto som alto que é preciso ter cuidado com os ouvidos. O barulho em excesso nos blocos e trios elétricos pode prejudicar a audição, não só dos foliões, mas também dos músicos e percussionistas que garantem o sucesso da festa.
 
Qualquer pessoa que permanecer próxima a sons muito altos está sujeita asofrer um dano auditivo, que pode ser temporário ou permanente. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho gera irritação, choro e elas podem sentir um forte zumbido no ouvido sem que os pais nem ao menos percebam.
 
“Uma das principais causas de perda de audição é a exposição prolongada a sons muito altos. E como a cada ano festa de Momo dura ainda mais, os riscos aumentam tanto para os que curtem a folia quanto para todos os que trabalham nos palcos e trios elétricos, sem falar dos ritmistas das escolas de samba”, alerta a fonoaudióloga Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas.

Para se ter uma ideia, quem brinca a 50 metros de um trio elétrico está exposto a um ruído de 96 decibéis, e quem fica logo atrás do trio enfrenta um barulho ainda maior, que pode chegar a 120 decibéis, intensidade próxima a de uma turbina de avião. Os integrantes da bateria de uma escola de samba não têm noção mas também estão às voltas com ruídos de até 110 decibéis; lembrando que o ouvido humano suporta, bem, sons de até 85 decibéis.
 
Por causa da intensidade do som, as pessoas podem ter a sensação de pressão nos ouvidos, zumbido e dificuldades para ouvir, no próprio dia ou no dia posterior à folia. E o que é pior, os efeitos podem ir mais além, como explica a fonoaudióloga da Telex. 
 
“Mesmo que esses sintomas desapareçam nos dias posteriores, as células auditivas podem ter sido lesionadas. A perda de audição tem efeito acumulativo. Ao longo da vida, se a pessoa frequentar outros ambientes barulhentos, a situação pode se agravar. As lesões podem ser irreversíveis, já que o organismo não produz novas células auditivas saudáveis, ocasionando assim dificuldades para ouvir ainda na fase adulta”, previne a especialista.
  
Para quem quer se esbaldar em blocos, bailes e trios elétricos, a fonoaudióloga recomenda ficar uma distância mínima de dez metros do equipamento de som e intervalos a cada meia hora, saindo do ambiente ruidoso para lugares mais silenciosos; além de usar protetores auriculares, que diminuem o impacto do barulho nos ouvidos. O atenuador diminui o som que entra pelos ouvidos, permitindo que se escute a música ou batuque em um volume aceitável”, 
explica. Os protetores da Telex, por exemplo, são moldados de acordo com a anatomia do ouvido do usuário, de forma a ficarem bem adaptados ao ouvido. 
Existem dois tipos: o que diminui o barulho ambiente em 15 decibéis e outro que promove uma atenuação de até 25 decibéis no volume do som.
 
Cuide de sua audição para poder brincar com alegria, ouvindo os sons da folia por muitos e muitos carnavais.

 
Dicas para se proteger nos dias de folia:

* Em bailes, blocos e trios elétricos, mantenha uma distância mínima de dez metros dos equipamentos de som;

*Faça pausas de pelo menos meia hora, saindo do barulho para ambientes mais silenciosos;

*Use protetores auriculares para diminuir o impacto do barulho nos ouvidos;

*Para bebês e crianças menores, manter distância de fontes sonoras com alto volume;

*Para crianças maiores e adolescentes, fazer intervalos na exposição sonora sempre que possível e uso de protetores nos ouvidos;

* Questione se a criança ou adolescente percebeu mudanças na audição – um zumbido ou algum tipo de dor. Caso a resposta seja positiva, leve-o a um otorrinolaringologista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados