Até uma
frase que sai sem querer pode te prejudicar na empresa
Sua carreira é resultado de empenho e dedicação,
porém, o que pode faltar é a qualidade e postura no ambiente de trabalho, que
está intimamente veiculado o que também precisa ficar claro é que a qualidade
do ambiente de trabalho está intimamente vinculada à postura e comportamento
dos colaboradores.
“Adotar discursos agradáveis e positivos, além de
ser uma atitude inteligente, com certeza agregará no crescimento de sua
carreira, pois um ambiente harmônico, em muito favorece na qualidade do
desenvolvimento de suas atividades”, conta Claudia Deris, gestora de carreira.
Discursos que agridem ou ofendem de alguma forma,
no mínimo, causam reações negativas por parte de todos. Saiba quais são:
Criticar a postura da empresa
Ao se deparar com uma empresa nova, é comum que
profissionais não se adaptem às regras internas, políticas de convívio, gestão,
normas de vestimenta e etc. Comentários negativos sobre a cultura da empresa
devem ser evitados, afinal, a última coisa que queremos é que seu gestor
questione se o seu perfil é adequado para o cargo ocupado e se compensa, para a
empresa, investir em você.
Questionar a remuneração do colega de trabalho
Em uma empresa existem diversos cargos, todos eles
com salários variados e que foram conquistados por profissionais das mais diferentes
formas. Questionar o quanto seu colega de trabalho recebe é o mesmo que deixar
sua oportunidade de evoluir em sua carreira para trás, pois entrará no campo
injusto da comparação e se dará ao direito a só fazer algo diferente se
primeiro for mais bem remunerado, o que não passa de um grande erro.
Falar sobre detalhes da vida pessoal
Mesmo sabendo que passamos a maior parte do tempo
em nosso ambiente de trabalho, evite expor sua família, ou amigos com
comentários acerca de situações e comportamentos ocorridos em locais totalmente
desconexos ao seu trabalho, além da exposição desnecessária, seus colegas
poderão sentir-se inseguros em relação ao que você pode comentar deles em
outros ambientes.
Palavrões
Apesar de comuns no dia-a-dia os palavrões não são
bem vistos no ambiente de trabalho, pois além de muitos profissionais
sentirem-se desrespeitadas, também pode passar a ideia de que só consegue
demonstrar firmeza no posicionamento firme devido ao excesso de palavras de
baixo calão
Contar vantagem
Muito cuidado ao se colocar como salvador da pátria
quando assumir uma nova rotina, ou cargo. Até porque alguém esteve ali antes e
fez o máximo que pode, sem contar que mesmo tendo qualificação para desenvolver
tais habilidades em nada significa que estará livre de erros e de
acompanhamento dos mais experientes.
“Evitar algumas atitudes pode manter sua postura
clara e profissional diante dos colegas, o que traz apenas benefícios”,
finaliza a gestora.
Claudia
Deris - Gestora de Carreira
Brasil:
+55 (61) 9 9624-8140 – USA: +1 (617)
916-7076
Boston,
EUA
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