Dados
são do levantamento Usage Care Panel, elaborado pela Kantar
Os
cuidados com a pele e o cabelo são as prioridades dos consumidores brasileiros
quando o assunto é beleza. Considerando a compra dos produtos de beauty &
care no País, dos valores totais gastos neste segmento, 30,1% vão para shampoo,
25,3% com cuidados com a pele do corpo e 13,3% para skin care do rosto, apontou
levantamento da Kantar, multinacional de painéis de consumo. Quando se
trata de cabelo, apenas 4,9% das mulheres se dizem felizes com as próprias
madeixas, enquanto 11,4% dos homens não mudariam nada nos fios. O contraste
entre os dois públicos também aparece nas queixas. As mulheres encontram, em
média, 15 problemas capilares em si mesmas, número que cai para 8 entre os
homens. Entre o público masculino, 21,7% não tem nenhuma reclamação a fazer
sobre o próprio cabelo e, entre as mulheres, este índice é de 7,3%.
No
Brasil, 31% das mulheres dizem ter cabelo liso, 28% levemente liso, 16%
ondulado, 10% encaracolado e 4% crespo. Os fios longos predominam e 42% delas
têm os fios abaixo do ombro e 23,3% na altura dos ombros. Entre os homens, 38%
dizem ter cabelo liso, 28% levemente liso, 17% ondulado, 6% encaracolado e 2%
crespo. Na hora de escolher o corte, 43,2% usam bem curto acima das orelhas,
20,6% curto que cobre as orelhas e 19,3% raspado.
A
busca por um look mais natural tem crescido entre as brasileiras e,
progressivamente, elas têm usado menos chapinha e secador de cabelo. O
comportamento também tem feito a escolha por coloração, o procedimento químico
mais popular entre as mulheres, mudar de tom: o loiro tem perdido espaço e o
castanho ganhado pontos na preferência. Além disso, as donas de cabelos
encaracolados são as menos adeptas à química: 51,8% fizeram algum tratamento contra
67,1% das mulheres de cabelo ondulado e 65,4% entre as que dizem ter fios
lisos. Ao todo, nos últimos seis meses, 62,2% do público feminino passou por
algum tratamento químico nos cabelos, enquanto 13,7% dos consumidores
masculinos aderiram a algum procedimento deste tipo. A maior parte delas (23%)
aplica produtos em casa e 20% vai ao salão de beleza.
O
frizz é o que mais preocupa as mulheres: 45,3% o elegem como principal
problema, principalmente aquelas entre 25 e 34 anos. O ranking é completo com
cuidados com pontas duplas (26,7%) e perda de cabelo (25,8%). De acordo com o
aumento da idade, fios grisalhos e pouco volume também entram na lista. Entre
os homens, a caspa é a principal preocupação de 35,5% deles, além da perda de
fios (16,2%) e cabelo grisalho (14%).
Quando
o assunto é cuidados com a pele, parte dos brasileiros não está satisfeita com
a sua. O estudo da Kantar concluiu que 9,5% das mulheres gostariam de
ter pele muito mais clara do que têm, 19,3% um pouco mais clara e 6,4% um pouco
mais escura. Entre os homens, 6,8% gostariam de ter pele muito mais clara,
14,4% um pouco mais clara e 6,1% mais escura.
Na
hora do skin care, o comportamento varia muito entre públicos masculinos e
femininos, mas independente do sexo e idade concentra as atenções no rosto. Os
homens têm duas grandes preocupações com cuidados estéticos ao longo da vida:
acne e cravos. Para tratá-los, incluem um ou dois produtos em suas rotinas,
principalmente entre 11 e 24 anos. Entre as mulheres, 33% delas têm em média
seis preocupações na vida adulta. São elas: cravos, espinhas, acne, olheiras,
rugas e manchas. Para isso, elas elegem, em média, 4 ou 5 categorias de beleza
por período. No entanto, o número de produtos na nécessaire caiu 5% nos últimos
dois anos na contramão do aumento pela busca de opções que ofereçam um mix de
benefícios com ênfase em efeito anti-idade, hidratação e nutrição.
“Mulheres
se preocupam com olheiras e rugas boa parte da vida adulta, enquanto os
cuidados estéticos dos homens são concentrados entre os jovens que buscam
soluções para cravos e espinhas”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de
Marketing e Insights da Kantar.
Entre
o público feminino, 33,5% busca ajuda dermatológica para tratamentos no rosto,
enquanto 21,1% dos homens procuram soluções nos consultórios médicos. Apesar
das mulheres terem rotinas cada vez mais dinâmicas e estarem buscando mais
praticidade – reduziram em 2,6% a frequência do uso de produtos durante a
semana -, os cuidados com a beleza ainda tomam 18% mais tempo delas do que dos
homens. Em geral, este tempo extra é gasto estilizando o cabelo e com
tratamentos para a pele do rosto.
Seja
para pele ou cabelo, a procura por produtos naturais aqueceu o mercado de
beleza no País nos últimos anos. De forma geral, os itens de beauty & care
cresceram 9% em 2018. Já os itens com ativos naturais, como abacate, argan,
coco, oliva, macadâmia etc., representavam 6% do mercado em 2017. Já em 2018,
equivalem a 20% em valor, aponta a Kantar.
Kantar
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