Empresas e consumidores devem estar atentos às compras via
internet durante os Jogos Olímpicos. Estudos da Serasa Experian apontam maior
incidência de crimes cibernéticos durante estes períodos. Guia das Olimpíadas
traz orientações para evitar este tipo de ocorrência
Estudos
da Serasa Experian mostram uma forte relação entre grandes eventos
internacionais e o aumento das tentativas de fraude. Segundo os especialistas,
o fenômeno acontece basicamente por dois motivos: durante acontecimentos
esportivos, como Olimpíadas e Copa do Mundo, existe um aumento natural na
compra de passagens aéreas, ingressos, produtos relacionados ao tema e reservas
em hotéis pela internet. Todo esse cenário multiplica as chances de os
criminosos intensificarem seus métodos, lesando empresas e consumidores. Uma
prática comum nessas ocasiões que exige cuidado dos consumidores e empresas é o
phishing. O termo
é utilizado para denominar a fraude eletrônica por meio da qual os fraudadores visam adquirir informações
pessoais de diversos tipos: senhas e dados financeiros, como número de cartões
de crédito, entre outros. Para serem bem sucedidos, fazem uso de um tema
de interesse público para realizar ações e campanhas por e-mail, mensagens
instantâneas e SMS como, por exemplo, sorteios e premiações falsas.
O
acompanhamento dos eventos – pela mídia ou pessoalmente – também toma a atenção
das pessoas, tonando-as mais suscetíveis ao roubo de identidade. Portanto, os Jogos Olímpicos Rio 2016
podem ser um terreno fértil para a prática desse tipo de crime.
Para se
ter uma ideia, uma companhia aérea da África do Sul viu as tentativas de fraude
saltarem de 15% para 50% durante a Copa do Mundo no país, em 2010. Outros
indicativos comprovam que as fraudes com cartão de crédito, por ocasião do evento,
aumentaram 53%, sendo que as transações com cartões não presentes (compras por
telefone ou internet) contribuíram com 35,4% dos casos. Além disso, os
prejuízos por fraude com cartões emitidos em outros países e utilizados no
interior da África do Sul cresceram 72% na época do mundial, segundo
levantamento da Serasa Experian.
“Precisamos
pensar na fraude como uma indústria”, diz a vice-presidente da Unidade
de Negócios Decision Analytics da Serasa Experian, Mariana Pinheiro. “As
organizações que agem nessa área são estruturadas e se valem de tecnologia e
logística para obterem sucesso.” Para ela, a arma mais eficaz, tanto para quem
compra como para quem vende, é a prevenção. “As empresas que atuam com
operações não presenciais têm o desafio de se protegerem sem comprometer a
relação com os clientes. Já os consumidores precisam se manter atentos,
desconfiando de ofertas muito vantajosas e buscando e-commerces idôneos.”
Guia das Olimpíadas também
ajuda no combate às fraudes
Para orientar os consumidores a evitar fraudes e conhecer melhor
seus direitos e deveres durante a realização dos jogos olímpicos Rio 2016, a ABRADECONT – Associação
Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador – e o SerasaConsumidor se uniram
para elaborar o Guia das Olimpíadas. A publicação também traz informações
constantes no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto do Torcedor, na Lei
Olímpica e no Estatuto do Idoso, neste último caso valendo, por exemplo, para
as reservas de assentos em todas as modalidades e lugares dos estádios.
O acesso ao Guia Olimpíadas pode ser feito por meio do link: http://www.serasaconsumidor.com.br/guiajogos/
Cuidados simples e alta
tecnologia
Além dos cuidados preventivos, existem ferramentas tecnológicas
desenvolvidas para minimizar os riscos de sofrer com a fraude. Segundo o
Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes, o último levantamento,
ocorrido em abril de 2016, registrou 141.008 tentativas de fraude de identidade
no país. São cerca de 4,7 mil tentativas por dia, nas quais dados pessoais são
usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo
obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.
O cuidado com a manipulação de documentos pessoais, cartões de
crédito e senhas, a utilização de sites de compras com certificado de segurança
(endereço acompanhado de um “s” no final: https) e boa reputação no mercado e a
não utilização de internet ou computadores públicos para transações financeiras
são algumas dicas simples que devem ser adotadas por todos a qualquer tempo.
Manter o CPF monitorado com serviços como o MeProteja, da Serasa
Experian, também afasta fraudadores. O MeProteja acompanha as movimentações do
CPF 24 horas por dia. Toda vez que o número do documento é consultado, na hora
de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos, o serviço avisa o cidadão
por e-mail e mensagem no celular (SMS). É um alerta no caso de tentativa de
abertura de empresa com o número do documento, se o titular estiver prestes a
ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência.
O MeProteja informa ao consumidor a relação dos números de telefone fixo que
estão cadastrados no CPF e sobre parcelas atrasadas que podem gerar
negativação. O serviço também envia, a cada 15 dias, dicas antifraude.
Quem tiver os documentos extraviados (como RG; carteira de
trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor), além de fazer um
Boletim de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta gratuito no Serviço de
Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O registro ajuda a reduzir o
risco de ter dados pessoais utilizados por fraudadores. O registro pode ser
feito pela Internet, no link: www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor (11)
3373 7272, que funciona nos sete dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já
teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as
informações, também pode realizar o cadastro.
Já as empresas podem contar com soluções para identificar
tentativas de fraude ao reconhecer inconsistências antes de a transação
financeira ser efetivada, no ato da abertura do cadastro feito por um novo
cliente ou até mesmo analisando a reputação do dispositivo de onde parte a
tentativa de compra – desktops, tablets, smartphones e laptops. Isso porque,
muitas vezes, o perfil de utilização daquele device
leva a um diagnóstico que indica se a compra é fraudulenta ou não. “Empresas de
vários segmentos já se valem da tecnologia para que fraudes não impactem nem os
negócios e muito menos a relação com os clientes”, afirma Mariana.
Guia Olimpíadas
A ABRADECONT –
Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador – e o SerasaConsumidor se uniram
para elaborar um guia, visando orientar os consumidores que visitam a Cidade
Maravilhosa durante a realização dos jogos olímpicos Rio 2016. A publicação
traz uma série de informações para ajudar o consumidor a conhecer seus direitos
e deveres durante o evento esportivo, tais como o Código de Defesa do
Consumidor, o Estatuto do Torcedor, a Lei Olímpica e o Estatuto do Idoso, neste
último caso valendo, por exemplo, para as reservas de assentos em todas as modalidades
e lugares dos estádios.
SerasaConsumidor
- www.serasaconsumidor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário