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quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Propostas dos candidatos sobre mobilidade são superficiais, avalia Idec


 
 Em parceria com outras organizações, Instituto apresenta balanço sobre o primeiro debate eleitoral à Prefeitura de São Paulo


Na última segunda-feira (22), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) participou de uma transmissão online para analisar as propostas de mobilidade urbana apresentadas no primeiro debate eleitoral à Prefeitura de São Paulo. Na avaliação do Idec, realizada em parceria com o Greenpeace, Ciclocidade, Cidadeapé e o projeto Cidade dos Sonhos, a temática foi tratada de forma superficial. 

“Foi consenso que o nível do debate entre os candidatos foi bem fraco. Legislações que ditam diretrizes para estas políticas públicas foram totalmente esquecidas e o que dominou a discussão foram desavenças partidárias, propostas infundadas e erros flagrantes sobre o tema”, comenta Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade do Idec. 

De forma simplista, temas como: ciclovias, inspeção veicular, redução de velocidade e fiscalização no trânsito também estiveram na pauta. Participaram do encontro o atual prefeito Fernando Haddad (PT) e os candidatos Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Major Olimpio (Solidariedade) e João Doria (PSDB). 

Abaixo, segue análise realizada pelas entidades, com base no Política Nacional de Mobilidade Urbana e no Plano de Mobilidade Urbana do Município de São Paulo (PlanMob/SP). A íntegra do material está disponível no site MoveCidade, plataforma do Idec lançada em julho com o objetivo de aproximar a população do tema.


Assunto
O que foi dito
Avaliação das entidades
Política Cicloviária
Marta Suplicy afirmou que não é prioridade
A infraestrutura e a rede cicloviária são prioridades da agenda da mobilidade municipal, e estão prevista tanto na Lei Federal quanto no Plano Municipal de Mobilidade com metas detalhadas para os próximos anos.
Inspeção Veicular
João Doria e Marta Suplicy afirmaram que irão avaliar o retorno da inspeção veicular, sem custos para os proprietários
Inspeção é importante. Mais importante e efetivo é o desestímulo ao carro. Custos devem recair apenas sobre o proprietário do bem, e não sobre toda a população. Aplicar a inspeção apenas na cidade e não no Estado seria prejudicial.
Redução de velocidade
Celso Russomano afirmou que não houve redução de mortes
A redução do número de mortes não é exclusividade de São Paulo, vem ocorrendo em diversas cidades pelo Brasil e pelo mundo. Dados apontam que ano após anos desde que as reduções começaram na gestão Kassab. As políticas de ampliação de segurança no trânsito são uma prioridade clara na Política Nacional também.
Fiscalização de Trânsito
João Dória e Celso Russomano afirmaram que há uma ‘indústria da multa’
Fiscalização na cidade ainda é insuficiente, estima-se que apenas 5% a 10% das infrações são fiscalizadas. Ainda temos muito o que avançar na melhoria da qualidade da fiscalização. Ela é uma das ações primordiais para se ampliar a segurança no trânsito de acordo com o PlanMob, que prevê metas para isso.
Plano de Mobilidade de São Paulo e Participação
Fernando Haddad, atual prefeito, e os demais candidatos deixaram de lado as propostas construídas com participação popular
Candidatos citaram propostas que contradizem o Plano, ou até que estão nele, mas sem fazer referência. Também o Conselho Municipal de Transito e Transportes, principal área de participação, foi ignorado no debate.


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