Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Cemitério dos Empregos






Empresários e trabalhadores têxteis e de confecções fazem instalação de cemitério em frente à feira chinesa

Nos últimos 12 meses 14 mil postos foram fechados

Às 13h da segunda-feira 27, um dia após o novo presidente do Brasil ter sido eleito, um cemitério sugirá em São Paulo. A instalação de 150 cruzes que serão enfincadas no canteiro central da Av. Otto Baumgaurten (Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte) representará os 14 mil postos de trabalho que foram fechados nos últimos 12 meses no setor têxtil e de confecção do Brasil. A localização do cemitério é muito simbólica, pois será em frente a uma feira chinesa que já recebeu, no ano passado, o primeiro protesto da indústria da moda. De lá para cá, as coisas só pioraram. O ato não é contra a feira, mas para chamar a atenção do governo e da sociedade para a falta de competição justa e o excesso de carga tributária sobre o setor brasileiro.
A iniciativa envolve a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit),Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré (Sinditec), Sindicato de Fiação e Tecelagem de São Paulo (Sinditêxtil-SP), Sindicato das Indústrias do Vestuário de São Paulo (Sindivestuário), Confederação Nacional dos trabalhadores das Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados (Conaccovest), Federação dos Trabalhadores Têxteis (Fetratex) e Sindicato dos mestres e contramestres de São Paulo (Sindmestres).
Segundo as entidades, se o mercado é global, os meios e as práticas de produção também deveriam ser globais. A competição se torna injusta uma vez que os asiáticos  não cumprem leis rígidas  exigidas aos empresários brasileiros, como cuidados ambientais, benefícios e salários dignos aos trabalhadores. No entanto, os empresários asiáticos prosperam tranquilamente aqui no nosso país, enquanto o setor fecha postos de trabalho.
Há mais de um ano, a Abit apresentou uma proposta de Regime Tributário Competitivo para a Confecção ao governo. No estudo feito, se o RTCC fosse implantado, até 2025 o setor criaria mais 597 mil vagas e a produção cresceria 117%. Para tanto, a carga atual de tributos que uma confecção paga hoje, em média de 18%, seria fixada em 5% para todos os tamanhos de empresa. O fortalecimento da confecção irá alavancar toda a Cadeia têxtil.
Enquanto o governo não atende ao pleito do setor, o volume de vestuário importado cresceu 25 vezes na última década. Nos primeiros nove meses do ano, as importações de têxteis e confeccionados cresceram 5,7%, em valor, e as exportações caíram 6,1%, enquanto que o aumento no déficit na balança comercial foi de 8,4%, em relação ao mesmo período de 2013, segundo dados do MDIC. Somente as importações de vestuário apresentaram aumento de 10,3%, em valor, comparativamente com o mesmo período em 2013. Em toneladas essa variação foi de 7%.
Segundo dados do CAGED, nos últimos 12 meses (setembro de 2013 a agosto de 2014), o saldo de empregos no setor têxtil e de vestuário brasileiro ficou negativo em -14.082, enquanto que no período de setembro de 2012 a agosto de 2013, o saldo foi de 11.690.
O saldo entre contratações e demissões na indústria têxtil e de confecção (somente de empregados com carteira assinada), em agosto, foi de 159 contra 2.840 em igual período de 2013, mostrando uma queda vertiginosa no ritmo de contratações, mesmo em época de encomendas. 
Nos primeiros oito meses do ano (janeiro a agosto), o saldo de emprego ficou em 15.632 frente aos 33.958 de janeiro a agosto de 2013. Menos da metade do ritmo que o setor desempenhava nesse período
Os índices de produção também são preocupantes, tendo reagido poucas vezes nesse ano. Segundo dados do IBGE, de janeiro a agosto de 2014 houve diminuição de - 2,9% na produção de vestuário e de - 6,6% na de têxteis em âmbito nacional.



Cemitério dos Empregos: ato simbólico do setor têxtil
Dia 27/10 às 13h
Local: Avenida Otto Baumgart, 1000 (em frente ao Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados