Pesquisar no Blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Como aproveitar o Dia das crianças com segurança


Está chegando o Dia das Crianças e parques, praças, praias, clubes e shoppings são os principais lugares que as famílias procuram para comemorar a data. Geralmente esses lugares ficam cheios e se tornam alvo de ladrões e de pessoas mal intencionadas.
O especialista em segurança e também gerente geral de operações do GRUPO GR Samuel Washington, preparou algumas dicas para evitar essas situações em lugares cheios e poder aproveitar a data com as crianças: 

- Normalmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Por isso, o ideal é que elas tenham uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome, endereço e telefone dos pais.
- É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos ou aceitem doces e presentes.
- Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos.
- Nas praias, mostre para as crianças referências fixas de onde a família está instalada, como uma placa, uma barraca ou um prédio diferenciado. no caso da criança se perder, é importante buscar ajuda com o salva-vidas ou o corpo de bombeiros.
- Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante o passeio é uma ótima opção. Desta forma, não é possível perdê-la de vista.
- A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas. A primeira coisa a ser feita é sempre procurar pela administração ou segurança local, se a criança se perder em eventos, shopping ou parques.
Dicas de segurança para a família:
-Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas.
 - Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações.
- Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas, procure se informar sobre o local visitado com gente de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair.
- Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo (a), por mais difícil que possa ser.
- Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.
-Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores.
-Não deixe sua carteira, celular ou outros pertences sobre a mesa ou cadeira.
-Não entre em lojas muito cheias, procure fazer compras em horário de menor movimento, isso vale também para ida ao banco.
-Não deixe a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem a devida vigilância.
-Se estiver com crianças: alerta dobrado! Elas costumam ficar impacientes enquanto esperam e a qualquer descuido do responsável elas podem se perder ou mesmo serem sequestradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados