Pesquisar no Blog

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Exposição Mestres do Futuro Caixa - Jardim Ângela acontece gratuitamente até 19 de outubro

Divulgação

Idealizado pela Kavantan & Associados, o projeto ofereceu oficinas de técnicas como cestaria sustentável, tecelagem em teares, bonecas e brinquedos tradicionais, cerâmica, crochê e costura, mosaico vivo e maracatu para 278 pessoas. Agora, alunos e mestres exibem seus trabalhos em uma exposição gratuita e aberta ao público na CAIXA Cultural São Paulo
 

 

Opção gratuita de passeio para toda família, a exposição Mestres do Futuro Caixa - Jardim Ângela abre no dia 19 de setembro, às 15h, e fica em cartaz até 19 de outubro na CAIXA Cultural. A partir do dia 20 de setembro, a exposição tem horário de funcionamento de terça a domingo, das 8h às 19h.  

A mostra é o desdobramento público do projeto Mestres do Futuro. O projeto Mestres do Futuro teve início em 2008, com oficinas realizadas em comunidades do interior do Maranhão e do Pará e, desde então, vem trilhando um caminho de valorização dos saberes tradicionais em diferentes regiões do Brasil. Na edição atual — MESTRES DO FUTURO CAIXA – JARDIM ÂNGELA, com patrocínio da CAIXA, o projeto realiza sua primeira edição com todas as oficinas numa única região e se estabelece na maior metrópole do país, mantendo sua essência: promover a transmissão intergeracional de técnicas ancestrais e fortalecer a identidade cultural periférica. Além disso, o projeto visou a geração de renda dos aprendizes e suas famílias, além de contratar a grande maioria dos fornecedores e equipe do projeto na própria região.

E a exposição, além de mostrar os resultados das oficinas, também convida o público a conhecer um mapa afetivo da região, onde o fazer manual, a tradição e a coletividade se entrelaçam para construir futuros possíveis.

As oficinas aconteceram no Jardim Ângela e em regiões do entorno, como Chácara Flórida, Jardim Iracema, Jardim Rosana, Parque Fernanda, Parque Santo Antônio e Vila Santa Lúcia, e foram conduzidas por mestres selecionados por sua trajetória, originalidade e vínculo com suas comunidades. Cada mestre, junto a um mediador cultural, compartilhou seu conhecimento com grupos de jovens aprendizes, promovendo não apenas a preservação da cultura local, mas também oportunidades reais de formação, pertencimento e geração de renda.

Visitar a exposição é poder conhecer um pouco do imenso potencial criativo e a capacidade dos jovens do Jardim Ângela. É vivenciar através das fotos, vídeos e obras ali apresentadas o processo alegre, potente e acolhedor de transmissão dos Mestres para seus aprendizes, bem como observar o retorno maravilhoso desse processo. É constatar a concretização dos objetivos do projeto Mestres do Futuro, de preservação, difusão e promoção da cultura popular local e dos saberes tradicionais das comunidades, e como é possível que seja gerada renda para os participantes com a criação e venda de objetos contemporâneos”, reflete Sonia Kavantan, a idealizadora do projeto.


O Mestres do Futuro Caixa - Jardim Ângela é idealizado e realizado pela Kavantan & Associados, com patrocínio da CAIXA. Esta é a quarta edição da iniciativa. A primeira aconteceu em 2008/2009 em 14 cidades do interior do Pará e do Maranhão; a segunda ocorreu em 2012/2013 em 10 cidades da chamada Estrada Real; e a terceira está em desenvolvimento na Brasilândia, Cidade Tiradentes, Rio Pequeno e Sapopemba. 


Kavantan & Associados 


Serviço

Visitação: 20 de setembro até 19 de outubro, de terça a domingo, das 8h às 19h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo/SP
Informações: (11) 3321 4400 | @caixaculturalsp
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca

 

Exposição em Vitória, no Espírito Santo, celebra a herança africana na linguagem do brasileiro

Obra de Nathan Dias
Divulgação

Mostra "Línguas africanas que fazem o Brasil" é a primeira itinerância do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo e fica em cartaz no Espaço Cultural Palácio Anchieta de 10 setembro a 14 de dezembro de 2025, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana e enriquecida com artistas locais
 

 

A herança africana na linguagem do brasileiro se revela nas palavras que usamos sem perceber, nos sons que atravessam as canções, nos gestos que estruturam nossa vida cotidiana. É exatamente essa presença que a exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, coloca em evidência, dessa vez, no Espaço Cultural Palácio Anchieta, em Vitória (ES), depois do sucesso premiado e com mais de 240 mil visitantes em São Paulo. Mostra com entrada gratuita e classificação livre permanece aberta à visitação na capital até o dia 14 de dezembro de 2025.

Mais do que uma mostra, trata-se de uma viagem estética e poética pela influência das línguas africanas no português falado no Brasil. Iorubá, eve-fom e bantu se materializam em palavras, sons, símbolos e obras de arte, criando um espaço onde memória e criação se encontram.

Os visitantes já são recebidos por palavras de origem africana, como “bunda”, “dendê”, “marimbondo” e “caçula”. Elas surgem impressas em grandes estruturas de madeira ganhando status e a possibilidade de reflexão e contemplação da linguagem como uma verdadeira obra de arte.


Itinerância e enriquecimento com artistas locais

“Línguas africanas que fazem o Brasil” é a primeira exposição realizada pelo Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a seguir para outro estado e ainda ser enriquecida com artistas locais. A itinerância no Espírito Santo amplia o alcance da mostra e incorpora a produção dos artistas capixabas Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz, reforçando o diálogo entre herança africana e contemporaneidade.

Entre os destaques que já faziam parte da mostra composta por instalações interativas, esculturas, filmes e registros históricos, estão a monumental obra de J. Cunha, tecido que vestiu o bloco afro Ilê Aiyê no carnaval de 1996; as instalações audiovisuais de Aline Motta, que exploram grafias centro-africanas; e as esculturas metálicas de Rebeca Carapiá, inspiradas em frequências afrocentradas. Complementam a experiência obras de Goya Lopes, projeções sobre o conceito de “pretuguês” de Lélia Gonzalez, além de búzios, turbantes, tambores e adinkras (símbolos visuais do povo Ashanti que também atravessaram o Atlântico).

“A arte é um idioma que conecta o que foi silenciado ao que insiste em sobreviver. Essa exposição é, ao mesmo tempo, celebração e tradução de um Brasil profundamente negro, de um povo que têm participação decisiva na configuração do português que falamos, seja no vocabulário ou na maneira de pronunciar as palavras e de entoar as frases. Um legado de cerca de 4,8 milhões de pessoas africanas trazidas de forma violenta ao país entre os séculos 16 e 19, durante o período do regime escravocrata. Presença que pode ser sentida em outras manifestações culturais, como a música, a arquitetura, as festas populares e rituais religiosos”, afirma Tiganá Santana.

Em sua temporada paulista, a exposição foi reconhecida pela crítica com o Prêmio IABsp de Expografia, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo. A nova temporada, é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Vale, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

 

Serviço

Línguas africanas que fazem o Brasil

Visitação: 10 de setembro a 14 de dezembro de 2025

Horários: Terça a sexta, das 8h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h

Local: Palácio Anchieta - Praça João Clímaco, s/n Centro, Vitória - ES

Curadoria: Tiganá Santana

Artistas Capixabas convidados: Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz

Classificação: Livre

Mais informações: educativo.mv@institutoculturalvale.org ou museuvale.org

Iniciativa: Museu Vale + Instituto Cultural Vale via Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Vale

Parceria: Governo do Estado do ES – Secretaria de Cultura

Produção: Automática

Concepção: Museu da Língua Portuguesa + Governo do Estado de São Paulo

Realização: MinC Governo Federal

 

“Museus e Mudanças Climáticas”, tema da 19ª Primavera dos Museus, inspira programação CCBB SP

 

Atividade ocorre entre os dias 24 e 28 de setembro

 

O programa CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou uma programação especial, inspirada pela 19ª edição da Primavera dos Museus, evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que busca intensificar a relação entre museus e sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro. 

Entre os dias 24 e 28 de setembro o CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará uma edição especial da atividade “Que Livro É Esse?”, tendo como base o tema desta edição do evento, “Museus e Mudanças Climáticas”. Intitulada Primavera dos Museus: Folhas em Livros-Libras, a programação é gratuita e ocorre no Auditório do CCBB SP, sempre às 15h. 

Unindo ao marco do Dia Nacional do Surdo (celebrado em 26/09), serão lidos livros sobre sustentabilidade ambiental, mediados com Libras Poéticas: Carta da Terra (Texto da ONU, Ilustração de Ellen Pestili, Editora Gaia) e Sabedoria das Águas (Texto de Daniel Munduruku, Ilustração de Fernando Vilela, Editora Global).

 

Sinopses

Carta da Terra - Texto da ONU, Ilustração de Ellen Pestili, Editora Gaia - Após a Cúpula da Terra no Rio de Janeiro (1992), Maurice Strong (Canadá), Mikhail Gorbachev (Rússia) e o governo da Holanda coordenaram, em 1194, o processo de criação da Carta da Terra. Essa versão ilustrada instiga a imaginação entre princípios e diretrizes. 

Sabedoria das Águas - Texto de Daniel Munduruku, Ilustração de Fernando Vilela, Editora Global - A história do índio Koru é a história de todos que escutam o chamado da Natureza. Ousando mergulhar na sabedoria das águas do rio Tapajós, ele descobriu que a Natureza tem muitos mistérios guardados no seu coração.

 

Serviço – CCBB Educativo – Arte e Cultura - Primavera dos Museus: Folhas em Livros-Libras

Dias: 24 a 28/09. Quarta a domingo

Horário: 15h

Duração: 30 minutos

Local: Auditório

Capacidade: 46 pessoas

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita, mediante agendamento prévio, retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

Com interpretação de Libras


Serviço:

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.

 



bb.com.br/cultura
instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura
ccbbsp@bb.com.br

 

Biblioteca Pública do Paraná recebe exposição “Caminhos do Encantamento”, com figurinos feitos com materiais de reuso


Mostra assinada pelo artista Gustavo Krelling propõe imersão no universo dos contos de fadas e poderá ser visitada gratuitamente de 01 a 20 de outubro

 

Sucesso por onde passa, a exposição “Caminhos do Encantamento” desembarca em Curitiba, onde ficará aberta ao público entre os dias 01 e 20 de outubro, na Biblioteca Pública do Paraná, com figurinos incríveis criados pelo artista visual Gustavo Krelling a partir de materiais de reuso. Antes de chegar ao novo destino com seu formato completo, a mostra passou pela cidade de Uberlândia; pela Luka Art Gallery, que funciona dentro do Palácio Biester, na cidade de Sintra, em Portugal, na cidade de Sintra; e pela Casa Monsenhor Celso, na cidade de Paranaguá, no litoral paranaense. Em 2021, a exposição teve figurinos exibidos no Tetro Guaíra, em Curitiba, mas agora retorna com diversos novos trabalhos. 

A proposta da exposição “Caminhos do Encantamento”, que faz parte da programação oficial do festival de teatro infantil “Era uma vez, eram duas… Eram três”, é proporcionar uma imersão no universo mágico dos contos de fadas a partir da recriação de figurinos de personagens clássicos da literatura infantil. “As peças dessa exposição são uma grande brincadeira de ressignificação de materiais e uma permissão para invenção de infinitas possibilidades. A Chapeuzinho Vermelho, que vai levar doces na vovozinha – como na canção de Braguinha – aparece com um traje todo feito de embalagens de doces na cor vermelha. A Bruxa, de João e Maria, que atraia as crianças para dentro de sua casa de doces, aparece com um colar feito de colheres de pau, mangas e avental feitos com papel de bala e cabelo de palha de vassoura”, destaca Gustavo Krelling, que desenvolveu as peças em parceria com sua fiel costureira Glaci de Jesus. 

Com foco na sustentabilidade, os figurinos foram desenhados em croquis e confeccionados a partir de materiais de reuso (reciclados), como mangueiras de jardim, sacos de lixo, palha, sacos de café, refugos de couro e tecidos, caixas de remédios, embalagens de alimentos, rolos de papel higiênico, garrafas PET e plásticos diversos. A exposição convida o público de todas as idades a revisitar histórias conhecidas com um novo olhar, que une impacto visual, criatividade e reflexão sobre o consumo e o meio ambiente. Após dezenas de trabalhos entre figurinos para musicais, performances, óperas e exposições, Gustavo tem em sua bagagem um repertório único e tem como foco arriscar em dialogar com a indumentária através de materiais alternativos de reuso. “Meu compromisso estético é para que o público entre no universo fantástico das personagens. Os visitantes podem esperar um momento de encantamento e descoberta de inúmeras possibilidades dos materiais, além de encontrarem alguns dos personagens favoritos de seus contos de fadas”, revela o artista. 

Ao todo, a exposição na Biblioteca Pública do Paraná contará com 10 figurinos expostos: Bruxa (João e Maria), Pé de Feijão, Fada Madrinha (Cinderela), Madrasta (Cinderela), Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Pequena Sereia, Príncipe Encantado, Espantalho (O Mágico de Oz), e Fada Primavera (A Bela Adormecida). Entre os destaques da mostra está o figurino da Pequena Sereia, confeccionado especialmente para a temporada portuguesa, que leva colheres de plástico e garrafas pet; e o Pé de Feijão, feito com mangueiras de jardim, espumas e tubos corrugados pintados, e peneiras de cozinha.

 

Sobre o artista 

Gustavo Krelling, de 37 anos, é artista visual, figurinista e aderecista. Atuou por mais de uma década na preparação de escolas de samba do Rio de Janeiro e assinou figurinos para espetáculos de teatro, óperas e musicais. Em 2014, recebeu o prêmio Novíssimos Figurinistas, promovido pelo Núcleo de Traje de Cena da Universidade de São Paulo (USP) e pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda. Já em 2021, venceu o Rio Webfest na categoria de melhor websérie educacional brasileira, com “O Fantástico Ateliê do Gu”, em parceria com o diretor Jorge Farjalla. Atualmente, é um dos proprietários da marca curitibana Tutu Ateliê de Sapatilhas, especializada em sapatos artesanais. 

A mostra “Caminhos do Encantamento” ficará em cartaz entre os 01 e 20 de outubro, na Biblioteca Pública do Paraná. Os trabalhos poderão ser visitados gratuitamente de segunda a sexta, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h. Existe a possibilidade de agendar visitas guiadas para grupos mediante solicitação pelo e-mail montenegroproducoes@montenegroproducoes.com. A exposição faz parte do projeto “Era uma vez, eram duas… Eram três”, que conta com produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio master das empresas: TCP, Havan, Sideral Linhas Aéreas e Cattalini. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Para mais informações, acesse o site https://montenegroproducoes.com/.

 

Apresentações gratuitas de circo, teatro e música ocupam centros culturais de todas as regiões da capital

Espetáculo Herolino, o faxineiro
Crédito: divulgação Fluxo SP


Atividades fazem parte do projeto Fluxo SP que, nesta semana, acontece entre os dias 17 e 23/9



Entre os dias 17 e 23 de setembro, os grupos artísticos selecionados por meio de edital do projeto Fluxo SP - Expressões em Movimento marcam presença em shows gratuitos em diferentes regiões da capital paulista. A programação inclui atrações de dança, teatro, circo e música em equipamentos culturais públicos espalhados pela cidade de São Paulo.

Na quarta (17), a semana começa com circo para crianças e apresentação musical que resgata cantoras brasileiras; na quinta (18), apresentações infantojuvenis acontecem no Centro, Zona Sul e Zona Norte, já a sexta (19) conta com reggae, rock e forró. A programação do fim de semana conta com pagode no Centro, música negra das américas na Zona Norte e forró e rock na Zona Sul. E, ainda na Zona Sul, para começar a semana, tem teatro infantil na terça (23). 

O projeto Fluxo SP é uma iniciativa do Instituto Poiesis, por meio Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e abriu inscrições em junho de 2025 para selecionar artistas e coletivos que farão cerca de 700 apresentações artísticas gratuitas em Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas e Teatros Municipais da capital até o final de 2025. O volume de inscrições artísticas foi expressivo - houve 2.492 inscrições para 700 vagas. As ações vão incluir múltiplas manifestações artísticas, ocupando equipamentos públicos, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade.


Confira a programação completa do período entre 17 e 21/09


CIRCO - INFANTIL
Mau Perdedor
Quarta, 17/09, às 10h
Ponto de Leitura Olido (Centro)

Ferdinand tentará desafiar seus limites com provas absurdas. Esse estrangeiro que não entende nada do idioma local e que aparentemente não possui espírito esportivo, nos mostra a possibilidade de nos conectarmos através da linguagem corporal e dos gestos, surpreendendo o público através dos seus fracassos.


MÚSICA
Canções de Mocinhas Ultrajantes
Quarta, 17/09, às 19h30
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Norte)

O repertório do show é diverso com canções compostas ou gravadas por artistas de diferentes gerações como Elza Soares, Gal Costa, Nina Simone, Björk, Ângela Ro Ro, Ceumar, Aline Frazão, além de músicas autorais da cantora Maria Rosa, compondo um repertório 100% feminino. 


TEATRO - INFANTIL
Cantigas de Caramujo
Quinta, 18/9, às 10h
Ponto de Leitura Olido (Centro)

Com arranjos que mesclam música acústica e eletrônica, Cantigas de Caramujo é um show do multiartista João Sobral, que traz muita poesia e diversão para toda a família.

 

CIRCO
O violonista mosca morta
Quinta, 18/9, às 10h
Centro Cultural Grajaú (Zona Sul)

Em seu concerto de violino, o palhaço Seu Cocó preparou um repertório de canções conhecidas para o público, com muito capricho, metodismo e organização. No entanto, uma mosca surge no palco atrapalhando a execução de seu número musical, e para piorar a situação, a própria característica excêntrica do músico contribui para a confusão. No final, palhaço e plateia descobrem a verdadeira intenção do inseto.


CIRCO
Pororoca
Quinta, 18/9, às 10h
Centro Cultural da Juventude (Zona Norte)

Aruá é uma molusco que vive no rio Amazonas. Sua vida seguia tranquila até que a passagem da pororoca tira tudo do lugar! O fundo do rio virou uma bagunça e sua concha desapareceu. Quando finalmente encontra a concha, descobre que outro molusco tomou posse de seu refúgio e vive dentro dele. E agora?

 

CIRCO
Herolino, o faxineiro
Quinta, 18/9, às 13h
Casa de Cultura de Hip Hop Sul (Zona Sul)

Herolino, o Faxineiro, conta a história de um trabalhador que cuida da limpeza dos lugares. Ele chega para o seu primeiro dia de trabalho em um lugar totalmente diferente de todos que já havia trabalhado, o Circo. 

 

TEATRO
Morte Rida, Morte Risada
Quinta, 18/9, às 19h
Centro Cultural Grajaú (Zona Sul)

Janaci e Macabéa são duas figuras de encanto. Eles encontram um crânio chamado Rita, que representa alguém muito especial que já partiu, mas cuja memória insiste em ficar presente. Unidos por uma saudade doce e inquietante, os dois transformam o luto em uma jornada de fantasia, risos e descobertas.


TEATRO
As histórias que Elas contam
Quinta, 18/9, às 20h
Centro Cultural da Penha (Zona Leste)

Neste encontro reunimos histórias tradicionais onde as mulheres são as protagonistas que percorrem caminhos misteriosos, enfrentam o desconhecido, e lutam como verdadeiras guerreiras e heroínas. Estas histórias serão entremeadas por poesias de Cecília Meireles e Cora Coralina. Simone Grande, acompanhada de uma musicista, vai contar e cantar.


TEATRO - INFANTIL
Boneco e Brincadeiras
Sexta, 19/9, às 10h
Ponto de Leitura Olido (Centro)

Astrogildo vem para brincar com as crianças com animação para movimentar o corpo e a mente usando de brincadeiras antigas e canções para despertar a criatividade e também coordenação motora.


MÚSICA
Aqui tem forró, com Luarada Brasileira
Sexta, 19/9, às 14h
Casa de Cultura Chico Science (Zona Sul)

No espetáculo, o grupo convida o público a cantar e dançar hits e ritmos nordestinos. O show apresenta um repertório cuidadosamente selecionado que mistura pérolas do Forró tradicional, músicas autorais que refletem a contemporaneidade e releituras de clássicos da MPB.

 

TEATRO
Há vagas para moças de fino trato
Sexta, 19/9, às 15h
Centro Cultural Vila Formosa (Zona Leste)

Gertrudes, a dona da pensão, diverte-se fazendo comidinhas e chás para espantar a solidão do cotidiano. Madalena é uma mulher sensual, enfermeira durante o dia e à noite, diverte-se com seus vários amantes. Lúcia, entre uma mentira e outra, se perde entre a fantasia e a realidade de encontrar um príncipe encantado. Juntas, essas três mulheres de origens e almas diferentes debatem-se, divertem-se, brigam e se amam em uma história que mistura o real e a fantasia. 

 

MÚSICA
Baile Black
Sexta, 19/9, às 16h
Centro de Culturas Negras (Zona Sul)

Gil Dj apresenta diversas músicas que resgatam a animação dos bailes com repertório que conta com James Brown, Jymmi "Bo" Horne, Lauryn Hill.

 

MÚSICA
Jhayam
Sexta, 19/9, às 19h
Centro Cultural Olido (Centro)

Fusão do reggae jamaicano com a energia da periferia paulistana, entrega composições autorais de consciência social. Uma performance que une dub com a essência da música brasileira, promovendo a cultura reggae e rastafári.

 

MÚSICA
Banda Chama o Samu
Sexta, 19/9, às 21h
Centro de Cultura do Butantã (Oeste)

Banda de Rock Nacional autoral com ênfase em músicas falando sobre inclusão do deficiente no contexto urbano, com covers de bandas de rock do cenário internacional e nacional mesclado com o repertório autoral.

 

MÚSICA
Caldeirão do Kako Chocolata
Sábado, 20/9, às 15h
Centro Cultural Olido (Centro)

Com um repertório pautado no samba, pagode e na música dançante brasileira, o show traz ritmos e hits que predominam nas festas em comunidade.

 

TEATRO
As Várias Mortes de Girassol
Sábado, 20/9, às 15h
Centro Cultural Penha (Zona Leste)

Espetáculo surge da necessidade de dialogar e de contribuir com um espaço mais acolhedor para aqueles que não se sentem confortáveis para expor sobre suas crises depressivas e, que além disso, acabam não tendo apoio dos outros e de si para procurar uma ajuda profissional.  

 

TEATRO - INFANTIL
A Rainha Onça
Sábado, 20/9, às 15h
Centro Cultural Vila Formosa (Zona Leste)

Luna é uma onça com poderes mágicos e está prestes a assumir o lugar de sua mãe: a Rainha Marica. Elas vivem em um Pantanal encantado com árvores vivas, animais de todas as espécies e muitas aves que colorem tudo. Luna enfrentará o mal de um caçador feroz para salvar a natureza, a reserva e o pantanal mágico e encantado. 

 

MÚSICA
Pagode do Tocão
Sábado, 20/9, às 16h30
Centro Cultural Olido (Centro)

Um convite a uma roda de samba e pagode que envolve clássicos e hits das décadas de 1990 e anos 2000, tocando banjo apresenta canções autorais e parcerias com grandes nomes da música brasileira como Almir Guineto, Everson Pessoa entre outros. 

 

MÚSICA
Forró pra nóis
Sábado, 20/9, às 19h
Centro Cultural Grajaú (Zona Sul)

Um sanfoneiro paraibano, um zabumbeiro criado no compasso do forró e uma cantora triangulista. Juntos, formam um trio vibrante que resgata músicas do forró raiz.

 

MÚSICA
Baile Negro: a música negra das américas
Sábado, 20/9, às 20h
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Zona Norte)

Com voz, violão, bateria, percussão, saxofone e baixo, o show percorre ritmos como samba, samba rock, bolero, samba reggae, R&B e música latina, em línguas como português, espanhol, inglês e crioulo. Uma travessia sonora que homenageia a diáspora africana e convida o público a dançar, sentir e reconhecer a força da cultura negra nas diferentes partes do continente.

 

MÚSICA
Show Thalles
Sábado, 20/9, às 20h
Centro Cultural da Diversidade (Zona Oeste)

Depois da despedida de Utopia. THALLES volta aos palcos, no intervalo entre o que já foi e o que ainda não chegou, pra matar a saudade e reencontrar quem tem caminhado junto até aqui. Um show marcado pelo desejo simples de estar junto mais uma vez.

 

CIRCO
Você tem medo?
Domingo, 21/9, às 10h
Centro Cultural Santo Amaro (Zona Sul)

Mainá é uma bibliotecária apaixonada que encanta crianças e adultos ao compartilhar seu amor pelos livros e o funcionamento da biblioteca. Certo dia, ela conhece Hitch, um pássaro curioso com medo de voar, e juntos embarcam numa jornada pelas páginas, onde Hitch aprende que os monstros muitas vezes são reflexos de seus próprios medos.

 

MÚSICA
Banda Doctor Play
Domingo, 21/9, às 16h
Centro Culturas Negras (Zona Sul)

Fundada em 2015, apresentam shows de sertanejo raiz, jovem guarda, rock nacional e internacional e músicas autorais.

 

TEATRO
Vicent, com Teatro Lambe Lambe

Terça, 23/9, às 11h
Centro Cultural Santo Amaro (Zona Sul)

Vincent conseguiu driblar a única certeza de futuro que temos: a morte. Mas, será que vale a pena viver para sempre? Vincent não é feito apenas dentro de uma caixa, Vincent vive preso em seu castelo e você pode espiar a sua monótona pós-vida através das janelas, mas cuidado.. não deixe que Vincent te veja ou coisas terríveis podem acontecer!

 

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa - SMC


FLUXO SP - EXPRESSÕES EM MOVIMENTO
Instagram: https://www.instagram.com/fluxosp.oficial/
YouTube: youtube.com/@Fluxosp.oficial
X: https://x.com/fluxosp_oficial
www.fluxosp.org.br

Instituto Poiesis

 

Jaguariúna Rodeo Festival 2025 traz provas equestres nos dois finais de semana do evento

Divulgação


As modalidades Team Penning, Ranch Sorting, Três Tambores e a inédita Breakaway Roping acontecem nos dias 19, 20, 26 e 27 de setembro e reforçam compromisso do evento com diversidade no esporte

 

O universo do rodeio tem, cada vez mais, reconhecido o talento dos competidores nas mais diversas modalidades. No Jaguariúna Rodeo Festival 2025, etapa emblemática do Circuito Sertanejo, além das tradicionais montarias em touros e cavalos, a programação esportiva ganha destaque nos dois finais de semana, com disputas de Team Penning e Ranch Sorting, no dias 19 e 20 de setembro, além da Prova dos Três Tambores e a inédita Breakaway Roping, nos dias 26 e 27. Nessas duas últimas, o protagonismo feminino se destaca e reforça a representatividade dentro da arena. 

O Team Penning reproduz a lida com o gado no campo em alta velocidade e é conhecido como a “prova da família”, reunindo desde iniciantes até categorias mirins. A disputa acontece entre trios de cavaleiros que precisam conduzir os animais de forma coordenada. Já o Ranch Sorting, introduzido no Brasil mais recentemente e estreante no JRF em 2024, exige agilidade e sintonia entre cavaleiro e cavalo. A prova consiste em dois competidores apartarem e transferirem dez cabeças de gado de um curral para outro, em ordem determinada por sorteio do juiz. 

A Prova dos Três Tambores é uma das mais emocionantes do rodeio. A disputa exige velocidade, técnica e precisão, reunindo algumas das melhores competidoras do país. No formato de classificatórias, todas se apresentam durante o dia, e as finalistas retornam à noite para a grande decisão diante do público. O resultado costuma ser decidido em milésimos de segundo, com emoção garantida do início ao fim. 

A grande estreia de 2025 é a Breakaway Roping, modalidade que cresce nos Estados Unidos e começa a ganhar espaço no Brasil. Adaptada do laço individual, a prova exige que a competidora lace o bezerro com um cordame preso à sela, que se solta no momento do laço e para o cronômetro. O desafio dura segundos e exige perfeita sincronia entre amazona, cavalo e laço. Os nomes das competidoras e os valores das premiações serão divulgados em breve. 

“As competições são o pilar da tradição do Jaguariúna Rodeo Festival. O público terá a oportunidade de acompanhar provas vibrantes, que unem técnica, velocidade e trabalho em equipe. É essencial valorizar a tradição e a inovação dentro do rodeio”, afirma Gui Marconi, sócio e diretor da Diverti.

Além das disputas esportivas, o Jaguariúna Rodeo Festival 2025 reúne grandes nomes da música na Red Eventos, em Jaguariúna (SP): 

● 19/09: Chitãozinho & Xororó, Murillo Huff, Lauana Prado, Felipe & Rodrigo

● 20/09: Jorge & Mateus, Luan Santana, Wesley Safadão

● 26/09: Ana Castela, Natanzinho Lima, Bruno & Marrone, Diego & Arnaldo

● 27/09: Kacey Musgraves (estreia no Brasil), Zé Neto & Cristiano, Nattan, Dennis 

Os ingressos estão à venda pela Total Acesso.

 

Serviço - Jaguariúna Rodeo Festival 2025

Data: 19, 20, 26 e 27 de setembro

Endereço: Red Eventos - Av. Antártica, 1530 - Santa Úrsula, Jaguariúna - SP, 13918-000

Ingressos: Total Acesso

 

Sobre o Jaguariúna Rodeo Festival
Celebrando 36 anos em 2025, o Jaguariúna Rodeo Festival faz parte do Circuito Sertanejo e é organizado pela Diverti, uma empresa do Grupo DVT. O evento reúne os maiores nomes do sertanejo na cidade de Jaguariúna, em São Paulo, em quatro dias de festa, e, além de shows inesquecíveis, traz as principais provas de arena do país e estrutura impecável, distribuída em cinco setores e mais de 400.000 m².

 

Sobre o Circuito Sertanejo
O Circuito Sertanejo é a maior plataforma de shows do Brasil e reúne os seis principais eventos de música sertaneja do país: Expo Londrina, Ribeirão Rodeo Music, Pedro Leopoldo Rodeio Show, Festa do Peão de Boiadeiro Barretos, Jaguariúna Rodeo Festival e Caldas Country Festival. A iniciativa é fruto das parcerias entre Together - unidade de negócios da Ambev, que atua como facilitadora no mercado de grandes eventos, conectando pessoas, soluções e serviços - e a Diverti - empresa do Grupo DVT com mais de 30 anos de experiência e atuação na indústria do entretenimento.

 

Dia Mundial da Limpeza 2025: Brasil a frente da maior mobilização ambiental do planeta

Instituto Limpa Brasil (Let´s do It) mobiliza o país em diversas cidades e incentiva a participação da juventude

Crédito: Limpa Brasil


Brasil à Frente da Maior Mobilização Ambiental Global


No dia 20 de setembro de 2025, o Brasil realizará a maior ação ambiental coletiva do planeta: o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). Pela segunda vez, o evento está oficialmente inserido no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), consolidando sua importância na agenda climática global.
A mobilização nacional é coordenada pelo Instituto Limpa Brasil, representante oficial do movimento internacional Let’s Do It!, que já uniu mais de 211 países e territórios.
 

Voluntariado e Impacto: Resultados que Inspiram

Em 2024, mais de 618 mil brasileiros participaram dos mutirões de limpeza, resultando na remoção de 1.256 toneladas de resíduos em mais de mil eventos pelo país. A campanha gerou 1.854.000 horas de trabalho voluntário, o equivalente a uma economia estimada de R$ 11 milhões aos cofres públicos.

O crescimento foi de 3% em relação ao ano anterior, sinalizando o fortalecimento da governança ambiental e da mobilização da sociedade civil. Com apoio de escolas, empresas, ONGs e cooperativas de catadores, a campanha contribui diretamente com a redução de custos urbanos, a educação ambiental e o engajamento em políticas públicas sustentáveis.

Gráfico do Impacto Global em 2024 | (Crédito: Limpa Brasil)

 

Seja os 5% que Transformam o Mundo

O lema nacional da campanha em 2025 é: #StriveForFive – Seja os 5% que transformam o mundo. A meta é mobilizar pelo menos 5% da população brasileira, número identificado por pesquisas em ciência comportamental como suficiente para gerar mudanças de comportamento em larga escala.

“O conceito vem da ciência comportamental, que mostra que quando pelo menos 5% de uma população adere a uma nova prática, essa mudança pode se espalhar como norma social. O Brasil é um exemplo poderoso de como a ação comunitária pode transformar realidades. Ver jovens liderando, milhares de voluntários nas ruas e uma nação inteira se unindo para cuidar do planeta mostra que o impossível se torna possível quando 5% da população se engaja.” Diz Heidi Solba, Presidente Global do Movimento Let’s Do It World (Estônia).


Com esse chamado, o Instituto Limpa Brasil Let’s do It busca despertar uma nova consciência coletiva, onde cada atitude conta, mas esse dia pode mudar o mundo.


Juventude Brasileira Ganha o Mundo com Liderança Climática
O protagonismo jovem é uma das marcas da campanha no Brasil. Três meninas brasileiras estão se destacando internacionalmente por sua atuação ambiental:

  • Maria Vitória Brilhante (Mavi), com apenas 12 anos, foi selecionada para o Global Youth Climate Training Programme 2025, promovido pela Universidade de Oxford. Ela é a brasileira mais jovem a integrar o programa que forma líderes climáticos globais.
     
  • Jahzara Johari Ona e Jady Veríssimo participaram da 62ª Sessão da ONU sobre Mudança do Clima (SB62), em Bonn (Alemanha), por meio da iniciativa Bonn Climate Camp Bridge.
     

As três fazem parte do programa "Meu Futuro, Minha Voz", do Instituto Limpa Brasil. Vindas da periferia e engajadas com a educação ambiental, representam um Brasil jovem, consciente e transformador.

“A presença dessas meninas nesses espaços comprova que, com educação, compromisso social e oportunidades, novas lideranças se destacam no mundo.” afirma Edilainne Muniz Pereira, Diretora Executiva do Instituto Limpa Brasil. 

O Dia Mundial da Limpeza faz parte da mobilização global Let’s Do It, sendo liderado no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil. A ação conta com a mobilização nacional de instituições, como Abralimp, Beach Park, Grupo Com Attitude, Decathlon, Earthday South America e o Movimento Nacional Eu Sou Catador (MESC). A iniciativa também tem como parceiros o Alegria Hub Criativo e a TV Tribuna, além do apoio da Kasznar Leonardos. Patrocínio nacional da Philip Morris Brasil, Solar Coca-Cola, e patrocínio da Transpetro.
 

Como Participar: Junte-se ao Mutirão

Cada gesto de cuidado com o meio ambiente é um ato de carinho com a nossa casa comum. Você pode participar como voluntário ou organizar um mutirão em sua comunidade. Acesse www.limpabrasil.org, escolha a ação mais próxima de você ou cadastre a sua.
Serão instalados ecopontos temporários e permanentes, haverá distribuição de materiais, ações educativas e mutirões em praças, praias, escolas, rios e florestas urbanas. Empresas, cooperativas e prefeituras estão se unindo a essa grande rede pelo planeta.
 

Sobre o Instituto Limpa Brasil

O Instituto Limpa Brasil, fundado em 2010 pela empresa Atitude Brasil, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão: Promover educação e mobilização pública, de forma democrática e inclusiva, para erradicar o descarte inadequado dos resíduos restaurando o meio ambiente, construindo uma cultura de reciclagem, consumo consciente, produções responsáveis, economia circular, gerando renda para catadores de materiais recicláveis.

O Instituto Limpa Brasil é o representante oficial no Brasil do Let´s do It! Maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos que já atraiu mais de 114 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 211 países. Saiba mais em www.limpabrasil.org e siga-nos no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn.



Posts mais acessados