A iniciativa da startup social SAS
Brasil, com patrocínio da Drogaria São Paulo e da Roche Brasil, percorre o país
desde 2020. Ao todo, mais de 13 mil pessoas já foram beneficiadas pela
iniciativa
A SAS Brasil, startup social que leva
saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, se uniu à Drogaria
São Paulo e à Roche Brasil, para retomar uma
ação inovadora: o Hemocentro itinerante SAS Brasil.
Depois de passar pela região metropolitana de São Paulo, em 2020, e por cidades
do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021, por meio
de patrocínio da Drogarias Pacheco, o banco de sangue móvel retoma a ação de
volta a cidades paulistas com o apoio do Banco de Sangue Paulista e do projeto AMORSEDOA.
Neste começo de ano, após passagem por Guarulhos e Morumbi, o banco de sangue
móvel chega ao Shopping Taboão entre 15 e 17 de fevereiro e
prestará atendimento ao público, com agendamento prévio, das 9h às 16h.
Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante, com o
intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros, além
de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Naquele ano, ao longo de
cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando
potencialmente quase 9 mil pessoas. Durante a campanha de 2021,
a carreta foi adaptada para as doações em linha com as normas de segurança sanitária de
prevenção à Covid-19 e centenas de pessoas doaram mais de 600 litros de
sangue, que beneficiarão mais de 5 mil pacientes que precisam de transfusão. A
carreta já rodou mais de 6,4 mil KM pelo Brasil.
|
Doação de sangue no Hemocentro Itinerante. Foto: Gabriel Nunes/SAS Brasil |
Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população
brasileira é doadora regular de sangue. A OMS (Organização Mundial de Saúde)
recomenda que esse número seja próximo a 5%. Com a pandemia, os estoques dos
principais hemocentros brasileiros sofreram reduções significativas: mesmo
pessoas que já tinham o hábito de doar sangue regularmente deixaram de ir aos
centros recolhedores.
“Utilizar a carreta com impacto entre uma e outra expedição da SAS Brasil
sempre foi um objetivo nosso”, diz a médica Adriana Mallet, CEO da organização.
“Ver este projeto entrar no terceiro ano, ainda mais maduro e com números tão
significativos e parceiros tão importantes como a Drogaria São Paulo e a Roche
nos faz imensamente felizes”, completa.
Para ampliar o alcance da ação, a SAS Brasil conta, desde 2021,
com o patrocínio do Grupo DPSP (formado pelas Drogarias
Pacheco e Drogaria São Paulo), que também tem em suas premissas
o atendimento de qualidade e o acesso efetivo à saúde. “Esse é um projeto
pioneiro que nos enche de orgulho pela sua relevância e abrangência”, ressalta
Andrea Sylos, diretora comercial e de Marketing do Grupo DPSP. “O número de
doações reduziu muito durante a pandemia e o Hemocentro Itinerante se propõe a
reverter esse cenário. É a primeira vez que uma rede de farmácias viabiliza uma
ação como essa no país”, diz ela. Segundo a executiva, “por meio da carreta,
aproximamos os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda
mais pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e
necessário. A primeira fase do projeto foi um sucesso e não tenho dúvidas que
conseguiremos repetir esses bons números em São Paulo também”.
A fim de somar mais esforços, a Roche Brasil,
parceira da SAS Brasil desde a criação da startup, em 2013, também está
patrocinando o Hemocentro Itinerante em 2022, a exemplo do que como fez nos
anos anteriores em 2020. "A queda nas doações de sangue é um cenário
preocupante, que foi acentuado em meio à pandemia e demanda atuação proativa e
solidária em prol da reposição dos estoques dos hemocentros.”, comenta Adriana
Lima, Gerente Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Roche
Farma. Seguindo o nosso propósito de não deixar nenhum paciente para trás, mais
uma vez a Roche se alia à SAS Brasil, para incentivar os cidadãos a exercerem
um ato humanitário e simples que pode salvar vidas”, completa a executiva.
Neste ano, a SAS Brasil conta também com o apoio técnico do Banco de
Sangue Paulista, pertencente ao Grupo H.Hemo.
“Parcerias como essa são importantes para podermos fortalecer os estoques de
bolsas de sangue que se encontram baixos”, afirma Silvia Cioletti, diretora da
Regional Sudeste do Grupo H.Hemo. “O aumento de novos casos de covid-19 e o
surto de gripe em todo o país têm sido um agravante. É muito importante que as
pessoas compareçam e nos ajudem a salvar vidas”, diz.
O Hemocentro
Itinerante SAS Brasil de 2022 conta também com o apoio do projeto AMORSEDOA,
que realiza eventos de coleta em parceria com mais de 20 hemocentros. O projeto
nasceu em 2018, fundado por Adriano Oliveira e um grupo de amigos, e suas ações
já resultaram em mais de 20 mil bolsas coletadas entre 380 ações de doação,
ajudando a salvar mais de 100 mil vidas, segundo Oliveira.
Para acompanhar a chegada da carreta a
novas regiões basta acessar o site e as redes sociais da SAS
Brasil.
|
Estrutura interna do Hemocentro Itinerante. Foto: Gabriel Nunes/SAS Brasil |
Serviço:
Hemocentro Itinerante SAS Brasil - Drogaria São Paulo e Roche Brasil (etapa SP)
Local:
Shopping Taboão (São Paulo/SP)
Data:
15 a 17 de fevereiro (terça, quarta e quinta)
Horário:
das 9h às 16h
Endereço:
Rod. Régis Bittencourt, 2643 - Jardim Helena,
Taboão da Serra - SP
Outros locais e
datas serão informados nos canais da SAS Brasil. Em todos os casos, para
agendar a doação é necessário acessar
o site do Hemocentro Itinerante SAS Brasil.
Sobre a SAS Brasil
A SAS Brasil é uma startup social que,
desde 2013, leva saúde especializada a dezenas de milhares de pessoas carentes
em localidades afastadas de grandes centros urbanos em todo o país. Desde o
início da pandemia, a entidade atende pessoas socialmente vulneráveis também
por telemedicina, com plataforma própria. Em 2020, diante da carência de sangue
nos hemocentros, deu início ao Hemocentro Itinerante, que já arrecadou cerca de
mil litros de sangue e beneficiou potencialmente mais de 8,5 mil pessoas.
Sobre o Grupo DPSP
Com a missão de proporcionar qualidade
no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar a todos, o Grupo DPSP nasceu em
2011 e conta com as redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. A companhia é
um dos principais players do varejo farmacêutico com aproximadamente 1.400
lojas em 8 estados do Brasil, além do Distrito Federal. Hoje, o Grupo DPSP
atende seus clientes em lojas físicas, e-commerce, televendas e aplicativo. As
marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo levam em seu DNA uma história de
confiança e credibilidade no mercado nacional da saúde, preocupando-se
constantemente em oferecer excelência em seus processos e a garantia da
satisfação do consumidor.
Sobre a Roche
A Roche é uma empresa global, pioneira
em produtos farmacêuticos, diabetes e de diagnóstico, dedicada a desenvolver
avanços na ciência para melhorar a vida das pessoas. Aliando a capacidade e o conhecimento
na ciência baseada em evidências, das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, atua
oferecendo medicina personalizada. No Brasil criamos soluções com todo
ecossistema de saúde. Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais
eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo
sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso de
pacientes às inovações médicas, trabalhando em parceria com todos os públicos
envolvidos. Mais de 30 medicamentos desenvolvidos pela Roche estão incluídos na
Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles,
antibióticos, antimaláricos e medicamentos contra o câncer que salvam vidas.
Além disso, pelo 12o ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como uma das
empresas mais sustentáveis na Indústria Farmacêutica pelo Índice de
Sustentabilidade Dow Jones (DJSI). Com sede na Basileia, Suíça, o Grupo Roche
atua em mais de 100 países e, em 2020, empregou mais de 100.000 pessoas em todo
o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 12,2 bilhões de francos suíços em
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 58,3 bilhões de
francos suíços. Para saber mais, clique aqui.
Sobre o AMORSEDOA
O projeto AMORSEDOA teve início em
novembro de 2018, sob o comando de Adriano de Oliveira por meio do grupo de
franquias Move Franchising, que objetiva a prática de esportes. Um dos
critérios do grupo era que os participantes doassem sangue. Como alguns eram
impossibilitados de fazer a boa ação, Oliveira começou a pedir ajuda a
familiares e amigos para que doassem no lugar dos que não podiam. Até 2022, o
projeto AMORSEDOA já promoveu mais de 380 ações de doação, coletando mais de 20
mil bolsas de sangue.