Expectativa dos organizadores é superar os resultados alcançados em 2020, quando houve um aumento de 10% nas vendas no comércio físico e de 25% no online
A Semana Brasil está de volta. Em sua terceira
edição, o evento que tem como objetivo aquecer o setor do varejo, deve
mobilizar grandes e pequenas empresas de todo o país. Entre os dias 3 e 13 de
setembro, os empresários que aderirem à iniciativa vão conceder descontos
especiais. A expectativa do governo federal é que a inciativa alcance um
resultado superior ao registrado no ano passado, quando foi verificado um
incremento de 10% nas vendas no comércio físico e de 25% no comércio
online. A Semana Brasil é uma iniciativa do governo federal, coordenada
pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e a Associação Comercial de
São Paulo.
Para participar, o dono de pequenos negócios só
precisa cadastrar a empresa no site
da campanha. Após preencher o formulário de adesão à Semana Brasil, o
empreendedor poderá fazer o download do Selo, do Manual de Identidade Visual e
dos materiais de divulgação para pontos de venda ou canais virtuais. Em 2021, a
Semana Brasil terá como lema: “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.
Dicas do Sebrae para melhorar as vendas na Semana
Brasil
Faça um planejamento - o primeiro passo é fazer um
planejamento cuidadoso de como será a sua participação na Semana Brasil.
Verifique em quais plataformas de vendas (site, redes sociais, marketplace) a
sua empresa vai atuar e prepare uma campanha de divulgação. É importante que o
seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É
fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão
ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque também é outro
item que não pode deixar de ser verificado. Além de vender, é fundamental
entregar dentro do prazo combinado.
Seja verdadeiro e transparente - faça um
portifólio honesto para a Semana Brasil. Muitos clientes já pesquisaram os
preços e vão verificar se os produtos realmente estarão com desconto. Por isso,
não coloque em risco a imagem do seu negócio oferecendo falsos descontos. Deixe
bem claro para o cliente qual o ganho real dele na promoção.
Busque parcerias - busque
outros micros e pequenos negócios para fazer combos e parcerias de serviços com
preços atrativos. Dessa forma, dá para manter uma margem de lucro razoável e
trazer alto valor agregado ao produto inédito. Um exemplo: se você tem uma
hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal ou se é lojista de
roupas femininas busque fazer uma colaboração com um salão de beleza.
Invista todos os esforços em comunicação - estar
com preços promocionais não adianta se as pessoas não souberem disso. Por isso,
invista em todas as plataformas online que você tem à disposição. Site, campanhas
em marketplaces, posts diários em todas as redes sociais, sorteios e
impulsionamentos também são válidos se você tiver caixa.
Foque nos seus pontos fortes – em lugar
de colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção, mas com
descontos irrisórios, prefira focar nos seus pontos fortes e oferecer promoções
que realmente façam a diferença.
Negocie com seu fornecedor - só pode
vender bem, quem compra bem. Por isso, negocie melhores condições com seu
fornecedor para esse período. Assim você conseguirá oferecer uma melhor margem
de desconto, se diferenciando da concorrência.
Lembre do seu cliente habitual – é mais
fácil e barato manter o seu cliente mobilizado, do que buscar novos
consumidores no mercado. Nessa Semana Brasil, entre em contato antecipadamente
com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai
lançar.
Prepare sua estrutura – é
imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de
internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser
feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do
que páginas que não concluem as operações e travam insistentemente,
impossibilitando a compra.
Brindes e combos – aproveite a Semana Brasil para aliviar o estoque
de produtos que podem estar acumulados há algum tempo. Você pode oferecer
brindes ou combos de produtos, em vendas associadas.