Esse processo é capaz de tornar organizações mais competitivas, reduzir custos e acelerar processos já existentes
O assunto está em alta, mas é por um motivo justo. Atualmente, ser inovador é uma necessidade constante para se manter em um mercado tão competitivo. Mas engana-se quem pensa que inovação é somente trabalhar com novas tecnologias e ideias futuristas. É, principalmente, colocar em prática boas ideias que agreguem valor ao negócio em forma de produto, serviço ou aperfeiçoamento.
A inovação
dentro de uma empresa acontece por meio de ações e estratégias que devem ser
permeadas e difundidas pelos colaboradores. Por isso é tão importante
acrescentar inovação à cultura organizacional. Ela permite reduzir custos,
melhorar metodologias e criar soluções que otimizam técnicas já existentes.
Para isso,
alguns pilares são essenciais e garantem o sucesso na jornada de inovação.
“Mesmo uma empresa que não é inovadora nativa é capaz de implementar pilares
para transformar seus processos, criar oportunidades e encontrar soluções que
aprimorem ferramentas já existentes”, explica André Medina, Gerente de Inovação
da Andrade Gutierrez.
Baseado na sua
experiência em inovação, Medina selecionou 4 pilares para as empresas iniciarem
o processo de inovação. Confira:
1 -
Defina seu objetivo
Falar de
inovação pode ser muito amplo; por isso, é importante definir um objetivo.
Mapeie os desafios da sua empresa, alinhe a inovação com a estratégia e, a
partir disso, busque soluções que atendam às suas necessidades.
Ao definir o
objetivo, as atenções ficam voltadas para ele e as ideias surgem com mais
facilidade. Então, a aplicação de uma estratégia e a implementação de novos
processos serão facilitadas. Gradativamente, será possível atender outros
objetivos e expandir a inovação para todas as áreas.
2 -
Invista em conhecimento
Ao implementar
uma nova cultura, o conhecimento é essencial para o bom desempenho das
estratégias e soluções. Ele fortalece as estratégias e capacita as pessoas para
executar as metodologias inovadoras.
Isso é possível
por meio de treinamentos e ações diárias que despertam um novo mindset
coletivo. Dessa forma, incentiva-se a inovação organizacional e a colaboração
entre funcionários para fomentar novas ideias.
Depois de
estabelecido, o conhecimento sobre o assunto pode servir de base para os demais
passos da inovação.
3 -
Crie conexões
Para expandir os
horizontes e ir além do seu próprio mercado, a empresa precisa criar conexões,
inclusive com soluções que não são do seu nicho, mas que de alguma forma podem
contribuir para inovar o seu setor. Todo aprendizado pode ser aplicado, então
vale fazer benchmark, encontros de relacionamento e participar de
eventos sobre o tema.
“Na Andrade
Gutierrez, nós implementamos em 2018 o Vetor AG, programa de inovação aberta,
que já é o maior o do setor de engenharia e construção, e desde então já
realizamos mais de 1500 conexões com startups. Essas conexões permitiram que
a gente acelerasse processos dentro e fora dos canteiros de obras, não só
ligadas a engenharia mas também a RH, sustentabilidade e tecnologia”, afirma
Medina.
4 -
Envolva sua equipe
Para a inovação
estar na cultura da empresa, ela deve se estender desde os líderes até os
colaboradores. Ao incluir todo mundo, a inovação se expande, estimulando ideias
em vários setores. De forma prática, é preciso que a iniciativa esteja
integrada ao funcionamento da companhia como um todo.
“Uma das
estratégias que implementamos é incluir todos os colaboradores presentes no
Pitch Day do Vetor AG, momento em que as startups selecionadas no ciclo
apresentam suas soluções. Assim, todos participam da escolha das soluções
que serão implementadas na construtora e envolvemos todos no processo de
inovação”, comenta o gerente de Inovação.
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