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quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Dia Nacional da Alfabetização: Educação de SP vai avaliar fluência leitora de 100 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental

Avaliações externas e internas para 420,7 mil alunos serão aplicadas entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro deste ano; resultados do 2º ano serão divulgados no início de 2025 

 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começa a aplicar na próxima segunda-feira (18) as avaliações de fluência leitora para 100 mil estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. Além disso, prefeituras parceiras do programa Alfabetiza Juntos SP também aplicarão as provas. 

Em 2024, o Governo do Estado, por meio da Seduc-SP firmou uma aliança com municípios paulistas com a meta de ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026.  

A avaliação de fluência leitora para os alunos do anos iniciais será aplicada de suas formas: por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, e por meio da plataforma Elefante Letrado, para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No caso da prova da ferramenta Elefante Letrado, 420,7 mil estudantes serão avaliados. (confira calendário completo abaixo). 

Enquanto os resultados do CAEd são contabilizados como uma avaliação externa que baliza o aprendizado da rede — e conta para a meta — a avaliação na ferramenta Elefante Letrado é utilizada como componente de aferição interna pelos professores e escolas da rede. 

De acordo com Márcia Bernardes, técnica da Secretaria responsável pela Cooperação Pedagógica com os Municípios, esta será a primeira vez que a Educação de SP poderá estabelecer duas comparações importantes de desempenho das crianças do 2º ano. Primeiro, com o resultado do ano passado, quando, no fim do ano letivo, 64% das crianças matriculadas, então no 2º ano, eram consideradas leitoras fluentes, e com os resultados do início deste ano letivo, quando os alunos de 2024 estavam ingressando no 2º ano.

 

Alfabetiza Juntos SP 

Por meio do programa Alfabetiza Juntos SP, as prefeituras podem aderir um ou mais pilares do programa, que são: 

·         606 cidades já aderiram à formação de professores;

·         620 aderiram à avaliação de fluência leitora do CAEd;

·         505 aderiram à recepção dos materiais didáticos padronizados;

·         343 têm acesso à plataforma Elefante Letrado. 

Os municípios não são obrigados a aderir a todas as etapas do programa. 

O Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa da Seduc-SP, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e em parceria com a Aliança, coalizão formada por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Não há qualquer contrapartida financeira do Governo do Estado de São Paulo.

 

Elefante Letrado

 

Por meio da ferramenta Elefante Letrado, a Educação ampliou neste ano o teste de fluência também para os 3º, 4º e 5º anos com acesso imediato ao resultado e um mapa do desenvolvimento de cada aluno e de sua sala de aula — alunos do 2º ano farão as duas avaliações, externa e interna.  

  

No teste na plataforma, os estudantes devem ler um texto e o áudio é disponibilizado em uma área de trabalho exclusiva do professor regente de sala.

 

O resultado do teste aparece automaticamente na área de trabalho do professor, que consegue comparar os resultados de toda a turma e, ainda, a evolução de cada criança ao longo das edições do ano do teste, com uma classificação, entre os níveis abaixo do básico, básico, adequado e avançado, a partir da fluência e tempo de leitura.

Na rede estadual de ensino, 550 mil crianças desde o 1º ano do Ensino Fundamental têm acesso à ferramenta de leitura e às 500 obras de literatura infantil. Esses alunos já concluíram 3,8 milhões de livros até o momento.

Na capital paulista, os alunos da Escola Estadual Professora Helena Lemmi, localizada no Bosque da Saúde, estão no topo entre os que mais leram. Pela média, cada um dos 354 estudantes da escola já esteve oito horas imerso nos livros disponíveis na ferramenta, que pode ser acessada pelo computador, tablet ou celular. São 14.015 obras concluídas pelas crianças dessa escola. 


Calendário da avaliação de fluência leitora:

 



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
www.educacao.sp.gov.br


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