A segunda edição deste ano do estudo Consumer Insights da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, aponta que, com o avanço da vacinação, mais consumidores passaram a consumir fora de casa a partir de abril. A frequência, porém, ainda é menor, e por isso ainda não houve retomada dos volumes.
Os mais jovens retomam o consumo fora do lar associado ao retorno à vida social, enquanto os sêniores ainda se resguardam no isolamento.
Considerando o segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, o consumo fora do lar foi opção majoritariamente dos jovens entre 18 e 29 anos, de classes AB e C, que priorizaram a vida social, principalmente aos finais de semana. Essa faixa etária foi a única que contribuiu positivamente para o cenário fora do lar (+0,8%) e suas principais escolhas foram os bares, que representaram 4,2% deste crescimento, e fast food (2,7%). Enquanto isso, os maiores de 50 anos se resguardaram, com uma retração em valor de 26,3% no mesmo período.
O
mesmo cenário positivo não foi visto nas classes mais baixas. Apesar da
prorrogação do auxílio emergencial, a quantidade de famílias que receberam o
benefício foi menor, assim como os valores, o que não trouxe um impacto positivo
no consumo. E ainda que a taxa de desemprego esteja estável, 17% dos lares
brasileiros contam com ao menos uma pessoa que perdeu o trabalho após o início
da pandemia, segundo o estudo LinkQ Covid da Kantar. Dentro desse universo, 80%
são lares da classe CDE.
“O consumo fora do lar vai voltar, porém vemos que os fatores renda e preço são
as novas variáveis que afetam a velocidade e as escolhas na retomada desse
consumo, além dos ciclos de lockdown. As estratégias devem considerar a
retomada em etapas e será necessário entender o mercado para criar ocasiões de
acordo com os diferentes perfis, necessidades, canais e dias de consumo”
explica Renan Morais, Gerente de Soluções da Kantar.
Kantar
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