Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Saiba como a diabetes afeta os olhos

Patologia pode causar retinopatia diabética, catarata, glaucoma e edema macular diabético

 

A diabetes é uma doença, na maioria das vezes, silenciosa, e acomete cerca de 20 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. O excesso desregulado de açúcar no sangue afeta diversos órgãos em modo lento e os olhos estão incluídos neste cenário.

 

Quando não tratada regularmente, a diabetes pode causar diversos problemas oculares, como por exemplo a retinopatia diabética, glaucoma, catarata, edema macular diabético, levando até à perda de visão irreversível. Mas como saber se a doença está afetando os olhos? Segundo Dr. Celso Cunha, médico oftalmologista e consultor da HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, os sintomas podem demorar a aparecer.

“Alguns sinais que podem aparecer quando a glicemia está desregulada são alterações momentâneas, então a visão pode ficar turva, embaçada, com pontos escuros ou claros. É importante que o açúcar no sangue seja controlado, senão, os vasos sanguíneos podem ser danificados, vazando fluidos e causando inchaços, dor ou pressão ocular”, aponta o especialista.

Ele explica ainda que, a depender do tipo de diabetes, o tempo de retorno no médico também pode ser alterado. “É fato que as pessoas diagnosticadas devem visitar um especialista regularmente, e isso também se estende aos oftalmos. Entretanto, o recomendado é que as visitas ao oftalmologista ocorram entre uma a duas vezes ao ano, para todas as pessoas.

Existe um modo de tratar ou de prevenir o aparecimento dessas doenças oculares? A forma mais fácil está em manter o controle adequado dos níveis de glicemia no sangue, além de uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos. 


“Quando as doenças são diagnosticadas logo no início, é possível entrar com um tratamento ou algo que retarde a evolução o mais rápido possível. Ainda que algumas doenças oculares não tenham cura, disponibilizar o tratamento correto logo no início é mais eficaz para promover uma qualidade de vida melhor para aquela pessoa”, finaliza Dr. Celso.

 

Hoya Vision Care
https://miyosmart.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados