A data, comemorada
em 19 de novembro, foi instituída pela ONU para destacar e valorizar o papel
das mulheres empreendedoras em todo o mundo
Não é novidade que, no cenário econômico
brasileiro, o empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais destaque e
relevância. O relatório técnico do Sebrae sobre o Empreendedorismo Feminino
divulgado este ano aponta 30 milhões de empreendedores no Brasil, dos quais 10
milhões são mulheres. Uma outra pesquisa, Monitor Global de Empreendedorismo
2023, mostra que entre os 47,7 milhões de brasileiros com intenção de
empreender até 2026, as mulheres representaram 54,6%. Esse dado contrasta com a
mesma pesquisa feita em 2022, em que os homens eram a maioria, com 55%.
A independência financeira para as mulheres é
fundamental para a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Quando uma
mulher alcança a autonomia financeira, ela conquista a liberdade de tomar
decisões importantes sobre sua vida sem depender de terceiros, seja em relação
à carreira, relacionamentos ou estilo de vida. Essa independência fortalece a
autoestima e a confiança, mas também proporciona segurança em momentos de
adversidade.
Além disso, mulheres financeiramente independentes
têm maior poder de escolha em relação à educação, saúde e bem-estar, podendo
investir em seu crescimento pessoal e profissional. Isso cria um ciclo
positivo, inspirando outras mulheres e contribuindo para uma sociedade mais
equilibrada e justa, onde elas têm voz ativa e participação igualitária em
todas as esferas. Para apoiar e incentivar essa tendência positiva, confira
três dicas práticas e essenciais para mulheres que desejam iniciar um pequeno
negócio:
1- Assuma o risco
A dica da Cleonice Teles, de 44 anos, é que as
mulheres se arrisquem mais e que façam valer seus sonhos: “Hoje, graças ao meu
pequeno negócio, que começou com uma prateleira de perfumes, mais duas famílias
têm fonte de renda, além de mim . Os maridos das minhas duas filhas estão
desempregados e trabalhamos juntas! A mais nova, de 21 anos, fica comigo, e a
de 24, fica em um segundo ponto que abrimos recentemente”. Além das
lojas, ela também vende de porta em porta. "Quando comecei, muitos
duvidaram que eu pudesse transformar uma simples prateleira em um negócio
próspero. Mas não tive medo de arriscar. Se não desse certo, eu pensaria em
outra coisa e uma hora ia conseguir. Hoje, vejo minhas filhas seguindo meus
passos, aprendendo sobre empreendedorismo e construindo seus próprios
futuros", complementa. O sucesso de Cleonice vai além do aspecto
financeiro. Ela se tornou um exemplo em sua comunidade, inspirando outras
mulheres a perseguirem seus objetivos. Seu negócio não apenas gera renda, mas
também promove a independência financeira e o empoderamento feminino em sua
família e círculo social.
2- Busque formas alternativas
de crédito
Para Cleonice, uma das maiores dificuldades é a
falta de soluções de crédito para micro empreendedores. Mesmo após quase um ano
à frente do seu negócio, ela ainda não consegue um empréstimo em um banco
tradicional. “Eu não tinha um capital inicial, por isso comecei com
pouquíssimos produtos, mas, buscando, encontrei alternativas de crédito e pude
expandir”, recorda. Ela é cliente da Zippi,
fintech que oferece capital de giro semanal para micro empreendedores, assim
como Carolina de Castro, de 47 anos, que também enfrentou desafios semelhantes
ao iniciar seu próprio negócio como pet sitter especializada em felinos: “Como
meu trabalho é ir até a casa das pessoas cuidar dos bichinhos de estimação
enquanto elas estão fora, meu gasto mais essencial é com combustível. Muitas
vezes o capital de giro semanal me salvou, porque muitas vezes não recebo dos
clientes antecipadamente e não tenho caixa. É uma solução que geralmente os
bancos tradicionais não oferecem para os pequenos negócios.”
3- Agregue valor
Agregar valor ao serviço ou produto oferecido é uma
estratégia fundamental para se destacar no mercado e fidelizar clientes.
Carolina, por exemplo, vai além do simples cuidado com os felinos: ela pergunta
proativamente aos clientes se precisam que ela leve itens essenciais, como
ração, areia ou medicamentos, durante suas visitas. Embora não seja sua
obrigação, esse gesto de consideração a diferencia da concorrência,
demonstrando um cuidado genuíno com as necessidades dos pets e a conveniência
dos tutores. De forma similar, Cleonice adota uma abordagem personalizada em
seu negócio de perfumes, sempre incluindo um mimo especial nos pedidos de suas
clientes. Essa atenção aos detalhes é particularmente notável em datas
especiais ou quando homens compram para presentear mulheres, adicionando um
toque de surpresa e carinho que transforma uma simples compra em uma
experiência memorável. Essas práticas elevam a qualidade do serviço, mas também
criam uma conexão emocional com os clientes, incentivando a lealdade e as recomendações
boca a boca.
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