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sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Dia do Empreendedorismo Feminino: Confira 3 dicas para começar seu negócio já!

A data, comemorada em 19 de novembro, foi instituída pela ONU para destacar e valorizar o papel das mulheres empreendedoras em todo o mundo 

 

Não é novidade que, no cenário econômico brasileiro, o empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais destaque e relevância. O relatório técnico do Sebrae sobre o Empreendedorismo Feminino divulgado este ano aponta 30 milhões de empreendedores no Brasil, dos quais 10 milhões são mulheres. Uma outra pesquisa, Monitor Global de Empreendedorismo 2023, mostra que entre os 47,7 milhões de brasileiros com intenção de empreender até 2026, as mulheres representaram 54,6%. Esse dado contrasta com a mesma pesquisa feita em 2022, em que os homens eram a maioria, com 55%.

A independência financeira para as mulheres é fundamental para a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Quando uma mulher alcança a autonomia financeira, ela conquista a liberdade de tomar decisões importantes sobre sua vida sem depender de terceiros, seja em relação à carreira, relacionamentos ou estilo de vida. Essa independência fortalece a autoestima e a confiança, mas também proporciona segurança em momentos de adversidade. 

Além disso, mulheres financeiramente independentes têm maior poder de escolha em relação à educação, saúde e bem-estar, podendo investir em seu crescimento pessoal e profissional. Isso cria um ciclo positivo, inspirando outras mulheres e contribuindo para uma sociedade mais equilibrada e justa, onde elas têm voz ativa e participação igualitária em todas as esferas. Para apoiar e incentivar essa tendência positiva, confira três dicas práticas e essenciais para mulheres que desejam iniciar um pequeno negócio:


1- Assuma o risco

A dica da Cleonice Teles, de 44 anos, é que as mulheres se arrisquem mais e que façam valer seus sonhos: “Hoje, graças ao meu pequeno negócio, que começou com uma prateleira de perfumes, mais duas famílias têm fonte de renda, além de mim . Os maridos das minhas duas filhas estão desempregados e trabalhamos juntas! A mais nova, de 21 anos, fica comigo, e a de 24, fica em um segundo ponto que abrimos recentemente”.  Além das lojas, ela também vende de porta em porta. "Quando comecei, muitos duvidaram que eu pudesse transformar uma simples prateleira em um negócio próspero. Mas não tive medo de arriscar. Se não desse certo, eu pensaria em outra coisa e uma hora ia conseguir. Hoje, vejo minhas filhas seguindo meus passos, aprendendo sobre empreendedorismo e construindo seus próprios futuros", complementa. O sucesso de Cleonice vai além do aspecto financeiro. Ela se tornou um exemplo em sua comunidade, inspirando outras mulheres a perseguirem seus objetivos. Seu negócio não apenas gera renda, mas também promove a independência financeira e o empoderamento feminino em sua família e círculo social.


2- Busque formas alternativas de crédito

Para Cleonice, uma das maiores dificuldades é a falta de soluções de crédito para micro empreendedores. Mesmo após quase um ano à frente do seu negócio, ela ainda não consegue um empréstimo em um banco tradicional. “Eu não tinha um capital inicial, por isso comecei com pouquíssimos produtos, mas, buscando, encontrei alternativas de crédito e pude expandir”, recorda. Ela é cliente da Zippi, fintech que oferece capital de giro semanal para micro empreendedores, assim como Carolina de Castro, de 47 anos, que também enfrentou desafios semelhantes ao iniciar seu próprio negócio como pet sitter especializada em felinos: “Como meu trabalho é ir até a casa das pessoas cuidar dos bichinhos de estimação enquanto elas estão fora, meu gasto mais essencial é com combustível. Muitas vezes o capital de giro semanal me salvou, porque muitas vezes não recebo dos clientes antecipadamente e não tenho caixa. É uma solução que geralmente os bancos tradicionais não oferecem para os pequenos negócios.”


3- Agregue valor 

Agregar valor ao serviço ou produto oferecido é uma estratégia fundamental para se destacar no mercado e fidelizar clientes. Carolina, por exemplo, vai além do simples cuidado com os felinos: ela pergunta proativamente aos clientes se precisam que ela leve itens essenciais, como ração, areia ou medicamentos, durante suas visitas. Embora não seja sua obrigação, esse gesto de consideração a diferencia da concorrência, demonstrando um cuidado genuíno com as necessidades dos pets e a conveniência dos tutores. De forma similar, Cleonice adota uma abordagem personalizada em seu negócio de perfumes, sempre incluindo um mimo especial nos pedidos de suas clientes. Essa atenção aos detalhes é particularmente notável em datas especiais ou quando homens compram para presentear mulheres, adicionando um toque de surpresa e carinho que transforma uma simples compra em uma experiência memorável. Essas práticas elevam a qualidade do serviço, mas também criam uma conexão emocional com os clientes, incentivando a lealdade e as recomendações boca a boca.


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