Pesquisar no Blog

sábado, 16 de novembro de 2024

Casados, mas cada um na sua casa: Entenda o modelo LAT de relacionamento

A tendência dos relacionamentos LAT reflete a busca por
 alternativas que fogem dos padrões tradicionais
 
Unsplash
Relacionamento LAT (Living Apart Together) refere-se a casais que optam por manter um compromisso conjugal ou um relacionamento sério sem compartilhar a mesma residência

 

Relacionamento LAT (Living Apart Together) refere-se a casais que optam por manter um compromisso conjugal ou um relacionamento sério sem compartilhar a mesma residência. Esse modelo pode ser uma escolha baseada em preferências individuais, questões profissionais ou a necessidade de manter espaços pessoais. Embora pareça incomum para muitos, ele reflete novas formas de entender e estruturar relações nos tempos modernos. 

“Juntos ou em casa separadas, todo relacionamento saudável funciona com base na confiança e respeito. O modelo pode ser diferente do tradicional, mas é uma opção boa para pessoas maduras e que gostam de sua independência. Se os dois preferem, não tem problema, e pode ser uma saída eficaz contra os desgastes da rotina”, diz Roberson Dariel, presidente do Instituto Unieb, associação que une diferentes religiões para ajudar as pessoas a superarem problemas pessoais, profissionais e amorosos. 

Entre as vantagens de um relacionamento LAT, está a manutenção de uma maior independência individual, o que pode fortalecer a identidade de cada parceiro. Além disso, a distância no cotidiano pode trazer novas dinâmicas de saudade, desejo e expectativa, aumentando a intensidade dos encontros e a qualidade do tempo juntos. Para alguns, essa é uma forma de conciliar agendas e carreiras sem sacrificar os próprios objetivos de vida.

Nesse caso, manter a conexão emocional requer esforço redobrado, já que o casal não compartilha as rotinas do dia a dia. A falta de convivência contínua pode tornar mais difícil reconhecer e lidar com problemas quando surgem. A ideia de compromisso dentro desse contexto exige que os parceiros alinhem expectativas e pratiquem uma comunicação transparente para manter o relacionamento forte e saudável.

A tendência dos relacionamentos LAT reflete a busca por alternativas que fogem dos padrões tradicionais. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde distâncias podem ser encurtadas por tecnologia e viagens, esses modelos oferecem flexibilidade. “É fundamental que cada casal entenda o impacto que essa escolha pode ter em suas vidas e avalie o que funciona melhor para sua realidade e objetivos de vida”, finaliza Roberson. 



Instituto Unieb
Saiba mais aqui!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados