Hipergamia é muitas vezes atribuída ao desejo por segurança financeira Unsplash |
Hipergamia, ou a busca por um parceiro com status, recursos ou posição social superiores, é um fenômeno que atravessa culturas e tempos. O comportamento, muitas vezes atribuído ao desejo por segurança financeira, porém para quem deseja se relacionar de forma genuína e construir um vínculo forte, é importante refletir sobre os cuidados necessários para evitar conflitos, desilusões e expectativas irrealistas.
Procurar
um parceiro com perspectivas de crescimento é algo muito comum, e é importante
na construção de um relacionamento duradouro. No entanto, em um contexto
moderno, essa busca pode gerar desafios específicos, especialmente quando molda
as expectativas e dinâmicas dos relacionamentos. Em uma situação de conflito,
por exemplo, essa perspectiva pode se tornar um poder, uma manipulação e até
motivo para brigas ou dependência financeira.
“As partes devem andar lado a lado, e mesmo que um se sobressaia financeiramente do outro, isso não deve ser motivo para que se estabeleça qualquer tipo de superioridade dentro do relacionamento. É preciso que a comunicação seja clara e que os acordos sejam estabelecidos, principalmente em relação aos gastos do casal. O principal ponto de atenção é a possibilidade de uma dependência”, diz Henri Fesa, Médium especialista em relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espiritual Henri Fesa.
Estar ao lado de alguém que busca evoluir em suas carreiras, projetos pessoais e na vida pode ser extremamente positivo, pois inspira ambos a crescerem juntos. Crescimento conjunto vai além de questões materiais; ele cria um ambiente de estímulo mútuo, respeito e admiração. Assim, não é necessário que o parceiro seja rico, mas sim que compartilhe a visão de um futuro em constante evolução.
Veja 5 cuidados com relação à hipergamia, segundo o Médium especialista em relacionamentos Henri Fesa:
- Alinhar expectativas de longo prazo,
garantindo que as expectativas vão além do status;
2.
Evitar focar apenas no ganho pelo outro
para não perder oportunidades de crescimento pessoal e equilíbrio na relação;
3.
Lembre-se de que o valor de um
relacionamento vai além do que é mostrado externamente.
4.
Se vejam sempre como iguais, sem criar
nenhum tipo de superioridade na relação;
5.
Estabeleça acordos e deixe claro que os
investimentos na relação são genuínos.
A hipergamia, que pode gerar um desbalanceamento na relação, pode fazer o contrário: ser uma fonte de insegurança, reduzindo a autonomia de quem depende e gerando vulnerabilidades no relacionamento. Relações assim podem se transformar em situações onde as decisões são guiadas pelo poder econômico de uma das partes, criando um ciclo de controle e, possivelmente, restrições. “Esse interesse originado da hipergamia não deve ser prioridade”, finaliza Fesa.
Henri Fesa – Médium, auxilia pessoas com problemas espirituais, principalmente, no campo amoroso. Especialista em relacionamentos, possui mais de 30 anos de experiência, criando soluções efetivas com um trabalho de qualidade e sem enrolação. A Casa de Apoio Espiritual Henri Fesa recebe pessoas de todas as religiões e, dentro da crença de cada um, realiza os Trabalhos, atuando com segurança e seriedade, sem a utilização de magias de baixa vibração. Saiba mais aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário