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terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

6 dicas para desenvolver suas habilidades sociais



As habilidades sociais são uma das mais fáceis de reconhecer em qualquer pessoa, mas uma das mais difíceis de se conquistar. Sempre que vemos alguém com facilidade de interagir, de passar sua mensagem e promover outras ideias, nós pensamos que eles são pessoas que nasceram com um dom incrível. Nada disso!

Essas pessoas treinaram suas habilidades sociais a tal ponto que são capazes de conversar com diferentes pessoas em diferentes públicos. Eles entenderam como funcionam as relações sociais e usam isso para se destacar.

As habilidades sociais nos permitem conhecer mais pessoas, conhecer novas ideias e trabalhar para que possamos crescer por meio disso. As relações humanas são parte essencial de nosso desenvolvimento. Elas formam grandes líderes, profissionais e personalidades marcantes. Por isso que essas habilidades são tão importantes.


Como desenvolver habilidades sociais

Como eu acredito que as habilidades sociais são obrigatórias em qualquer área de atuação e importante para a vida, eu separei seis dicas para desenvolver as suas e aplicá-las em todas as situações:


1 - A emoção é muito maior que a razão

É muito mais fácil você conseguir convencer alguém através dos sentimentos do que da lógica. Sempre aposte nos valores emocionais ao invés do raciocínio lógico. Um coach de emagrecimento, por exemplo, não foca em quantos quilos seus clientes perderão, mas em como eles ficarão mais felizes.


2 - Sabia com quem está falando

Quando você sabe quem é o seu ouvinte, é muito mais fácil acertar a comunicação. Um empresário jovem da tecnologia pensa muito diferente de um empresário varejista, por exemplo. Aposte no conhecimento do seu público.


3 – Aprenda a ouvir

Ouvir pode ser muito melhor do que falar. Isso porque é mais fácil ter uma boa comunicação ouvindo do que falando. As pessoas sentem-se bem e acolhidas quando estão sendo ouvidas. Isso te permite criar uma ligação pessoal com elas e ainda fazem conhecer melhor o seu público.


4 – Mostre que é possível ganhar algo

Se você está oferecendo um serviço para alguém, por exemplo, mostre o que ele ganha. Um coach de beleza não oferta coach de beleza, ele oferta melhorias na aparência de seus clientes. Ele oferece uma vida sentindo-se bem, sendo uma pessoa mais bem vestida, etc.


5 – Conte uma história

Quem não gosta de uma história? Que não tem história para contar? Pois, é! Todo mundo adora histórias e todos têm histórias. Conte-as sempre que possível. As histórias fazem com que você se interesse mais e entenda melhor a mensagem. 


6 -  Esteja 100% presente

As distrações causam ruídos nas comunicações e podem atrapalhar suas habilidades sociais. Evite o uso de celulares, computadores e outros aparelhos que possam desviar sua atenção e causar ruídos na comunicação.

Use essas seis dicas que te ensinei a todo momento. Seja em casa, nos estudos, com clientes, na rua. Não importa onde você esteja, use essas seis dicas. Assim, as habilidades sociais se tornarão naturais para você.





Wilton Neto - máster coach trainer, palestrante e mentor da área de desenvolvimento humano.


Como saber se o seu parceiro é o amor da sua vida


Será que você encontrou sua "alma gêmea"?

E aí a vida segue por outro percurso e apresenta um novo amor a você. Depois de tantos desafetos, relações interrompidas, dá certo medo. A gente sabe o quanto é difícil lidar com as frustrações de um amor que prometia tanto e se desfez. Entretanto, o receio de se machucar novamente não pode ser maior do que o desejo quase incontrolável de se entregar a uma nova paixão. E eis que surge a dúvida de sempre: será a pessoa certa? Será o grande amor da minha vida? Bom, você só saberá se vivenciar a experiência, deixando os medos para trás. Mesmo que não seja “o” amor definitivo, trará aprendizados, amadurecimento e talvez algumas lágrimas. Mas como saber? Uma dose de coragem, que sempre existe dentro de você, ajuda bastante nesta hora.
Algumas características e comportamentos indicam se o amor tem chances de prosperar e se, pelo menos durante um tempo, de ser infinito. Não há muita dificuldade para analisar se a pessoa que está com você é a certa para aquele momento da sua vida – e por que não para sempre? Conforme a relação evolui, basta refletir um pouco. Com o passar do tempo, ele já deve ter visto o seu pior lado, aquele que a gente sempre tenta esconder mas um dia transborda. O auge da sua crise de TPM, quando você não mede as palavras, o choro sem sentido, a depressão por ter perdido o emprego. Ele passou por tudo isso com você e continuou lá, oferecendo apoio. As pessoas que não se importam costumam se afastar em momentos como esses. Se ele ficou, é um bom indício de que gosta de você de verdade.
Encontrou alguém que apoia a sua carreira? Que sempre incentiva o seu desenvolvimento? Sem sentir ciúmes do seu progresso e do seu trabalho? Parabéns! O sentimento de poder compartilhar conquistas e de ter uma pessoa que está sempre dando força é um estímulo para seguir em frente. Observe também os pequenos gestos de atenção, o carinho em uma data que é importante para você, surpresas em momentos especiais, do jeitinho que você gosta. Tudo é uma demonstração de que ele presta atenção em você, procura ouvir e descobrir o que você gosta, simplesmente pelo prazer de agradar. Ele parece estar feliz quando vocês estão juntos? Sorri na sua presença? O que indica a linguagem corporal? Proximidade e afeto? Se as respostas forem positivas, você tirou a sorte grande no amor. A satisfação na companhia um do outro revela companheirismo, um dos fatores essenciais para o sucesso de uma relação.
Outro comportamento importante é a forma como ele apresenta você à família e aos amigos. Ele fala sobre você o tempo todo e só tem coisas boas a dizer. Não é só o orgulho de ter conquistado alguém como você, ele quer que todos saibam o quão importante você é na vida dele. Além de tudo, ele aceita você como é, sem tentar mudar nada, com as suas imperfeições e manias, respeitando a sua essência. Ninguém gosta de ficar com alguém que vive apontando erros o tempo todo. A aceitação do outro requer maturidade e muita compreensão. Você tem um papel prioritário na vida dele. Isso não significa anulação, mas o reconhecimento das coisas que têm importância para você. Ele acompanha você em um evento profissional, manda mensagens enquanto está viajando, integra você em sua rotina diária. A gente se sente importante e adora! Mais do que tudo, ele não representa só um monte de palavras bonitas, lançadas ao vento. Ele age, não fica somente no campo do discurso vazio. Descobre aquela conta atrasada e paga, antecipa a concretização dos seus desejos. Compreende também o quão importante é preservar a sua individualidade quando você precisa de um tempo para si mesma, uma noite livre para jantar com as amigas, uma tarde sozinha para ler um livro. Tudo sem ciúmes e cobranças.
Parece fácil, mas não é! Os relacionamentos são construídos com o passar do tempo e exigem dedicação se quisermos que a relação vá em frente. Aí, depende de você, dos seus valores, prioridades e expectativas. Confiança e intimidade não surgem do nada, elas são consequência da convivência e do esforço dos parceiros para fazer da relação uma vivência muito especial, “o” amor das suas vidas.


Jennifer Lobo - filha de empresários brasileiros, nascida nos EUA, graduada pela Auburn University, Alabama, com especialização em Comunicação e mestrado em Relações Públicas. Certificada pelo Matchmaking Institute, empreendedora, é fundadora e CEO da plataforma de relacionamentos MeuPatrocinio.com. Autora do livro “Como Con$eguir um Homem Rico”, escrito em conjunto com Regina Vaz, terapeuta de casais.


Comportamento: Quem é você?


Por incrível que pareça, ainda temos dificuldades de entender quem somos, o que nos deixa irritado ou triste. A questão é que cada pessoa é única e diferente, e que quando nos conhecemos 50% dos nossos problemas estão resolvidos, os outros 50% é se adaptar ao mundo e olharmos com compaixão as pessoas.
Fácil né? Nada disso!!

As organizações estão cada vez mais selecionando profissionais pelo perfil comportamental, com isso, utilizam diversas ferramentas para processos seletivos e desenvolvimento de equipes e lideranças.

Como consultora de Negócios e Carreira, eu trabalho com duas Ferramentas de desenvolvimento pessoal, PDA e Eneagrama. O PDA trabalha com cinco eixos de risco e relatórios de competências, além de diversos aspectos de mudanças. É um relatório que você receberá uma devolutiva de um profissional certificado, uma ferramenta online. Já o Eneagrama é uma ferramenta de Autoconhecimento individual, no processo através de vivências, onde a própria pessoa deve descobrir seu tipo e seu centro de Habilidade.

O Enegrama propõe nove tipos de comportamentos, nove tipos de perfis comportamentais que ajudam no processo autoconhecimento, no relacionamento pessoal e no desenvolvimento do ser humano. É uma ferramenta baseada em leis matemáticas e 60 e 70 foram adaptas na teoria das personalidades. 

Para Domingos Cunha, autor de oito livros sobre o tema, o enegrama “é como uma casa, com nove quarta e nove janelas, lá na infância você escolheu uma janela e ali ficou, desenvolveu sua personalidade e esqueceu de sua essência.” Comportamento = Personalidade.

A palavra personalidade vem de persona – máscara, repetimos comportamentos que na nossa infância foram aceitos, então desenvolvemos habilidades com essa personalidade, porém somos muito mais do que isso. Com o Eneagrama você consegue perceber e analisar como as pessoas são diferentes e como cada tipo se comporta.

A importância de sabermos quem somos, faz a toda a diferença para enfrentarmos nosso dia a dia, dificuldades e desafios com as pessoas, pois cada um é diferente. Sabemos que os maiores problemas dentro das organizações são: Comunicação e Gestão de Conflitos

Por mais que as empresas invistam em treinamentos e ferramentas de desenvolvimento, é importante ressaltar que o processo é individual, e que as pessoas precisam se conhecer para mudar, auto responsabilidade é a palavra certa, porque ninguém muda ninguém, e o mundo é feito por pessoas, então inicia agora, já sabe QUEM É VOCÊ DE VERDADE?

Organizações são pessoas e pessoas são complexas!






Lucélia Ourique - Idealizadora e Mediadora da Ourique Consultoria e do Papo de RH


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