Por incrível que pareça, ainda temos dificuldades
de entender quem somos, o que nos deixa irritado ou triste. A questão é que
cada pessoa é única e diferente, e que quando nos conhecemos 50% dos nossos
problemas estão resolvidos, os outros 50% é se adaptar ao mundo e olharmos com
compaixão as pessoas.
Fácil né? Nada disso!!
As organizações estão cada vez mais selecionando
profissionais pelo perfil comportamental, com isso, utilizam diversas
ferramentas para processos seletivos e desenvolvimento de equipes e lideranças.
Como consultora de Negócios e Carreira, eu trabalho
com duas Ferramentas de desenvolvimento pessoal, PDA e Eneagrama. O PDA
trabalha com cinco eixos de risco e relatórios de competências, além de
diversos aspectos de mudanças. É um relatório que você receberá uma devolutiva
de um profissional certificado, uma ferramenta online. Já o Eneagrama é uma
ferramenta de Autoconhecimento individual, no processo através de vivências,
onde a própria pessoa deve descobrir seu tipo e seu centro de Habilidade.
O Enegrama propõe nove tipos de comportamentos,
nove tipos de perfis comportamentais que ajudam no processo autoconhecimento,
no relacionamento pessoal e no desenvolvimento do ser humano. É uma ferramenta
baseada em leis matemáticas e 60 e 70 foram adaptas na teoria das
personalidades.
Para Domingos Cunha, autor de oito livros sobre o
tema, o enegrama “é como uma casa, com nove quarta e nove janelas, lá na
infância você escolheu uma janela e ali ficou, desenvolveu sua personalidade e
esqueceu de sua essência.” Comportamento = Personalidade.
A palavra personalidade vem de persona – máscara,
repetimos comportamentos que na nossa infância foram aceitos, então
desenvolvemos habilidades com essa personalidade, porém somos muito mais do que
isso. Com o Eneagrama você consegue perceber e analisar como as pessoas são
diferentes e como cada tipo se comporta.
A importância de sabermos quem somos, faz a toda a
diferença para enfrentarmos nosso dia a dia, dificuldades e desafios com as pessoas,
pois cada um é diferente. Sabemos que os maiores problemas dentro das
organizações são: Comunicação e Gestão de Conflitos
Por mais que as empresas invistam em treinamentos e
ferramentas de desenvolvimento, é importante ressaltar que o processo é individual,
e que as pessoas precisam se conhecer para mudar, auto responsabilidade é a
palavra certa, porque ninguém muda ninguém, e o mundo é feito por pessoas,
então inicia agora, já sabe QUEM É VOCÊ DE VERDADE?
Organizações são pessoas e pessoas são complexas!
Lucélia Ourique - Idealizadora e Mediadora da
Ourique Consultoria e do Papo de RH
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