Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Festas de fim de ano elevam os riscos de acidentes oculares na cozinha

Freepik
Momentos de confraternização ampliam distrações e exigem cuidado redobrado durante o preparo das refeições, alerta especialista 


Com a chegada das festas de fim de ano, a cozinha se torna um dos ambientes mais movimentados da casa. O aumento na circulação de pessoas, a preparação de pratos especiais e a participação de crianças e familiares nos preparativos deixam o espaço mais sujeito a acidentes — inclusive com os olhos. A Dra. Eliane Lamounier, oftalmologista especialista em Cirurgia Plástica Ocular do IOBH – Instituto de Olhos de Belo Horizonte, lembra que esses eventos acontecem principalmente dentro do lar. “Nos Estados Unidos, estima-se que 2,4 a 2,5 milhões de traumas oculares ocorram por ano, e quase metade deles acontece em ambiente doméstico. No Brasil, pesquisas mostram que mais de 53% dos acidentes também ocorrem dentro de casa”, destaca. Segundo ela, “a cozinha parece um ambiente seguro, mas reúne calor, vapor, objetos pontiagudos e substâncias irritantes — todos potenciais causadores de lesões oculares”. 

Durante o período festivo, a combinação de tarefas simultâneas, pressa e distração aumenta os riscos. Segundo a médica, é comum ocorrer irritação ocular causada por alimentos como pimenta, cebola ou limão; respingos de óleo quente ou água fervente; exposição a produtos de limpeza com pH básico, como a soda cáustica; além de acidentes envolvendo panelas de pressão, embalagens que se abrem sob força e objetos pontiagudos, como facas, espetos e garfos longos. Esses cenários tornam-se ainda mais frequentes quando a cozinha fica cheia e a rotina habitual muda. “É justamente nesses momentos de movimento intenso que as pessoas relaxam a atenção, e é aí que os acidentes acontecem”, alerta. 

Caso ocorra contato nos olhos com óleo quente, alimentos irritantes ou produtos químicos, a primeira orientação é lavar imediatamente com água filtrada ou mineral, sem esfregar os olhos e sem utilizar colírios sem indicação. Persistindo ardência, dor, visão borrada ou qualquer suspeita de queimadura, é fundamental procurar atendimento oftalmológico. O mesmo vale para acidentes com objetos cortantes: não se deve tentar retirar corpos estranhos, aplicar gelo diretamente sobre o olho ou recorrer a pomadas caseiras. “A forma como a pessoa reage nos primeiros minutos faz toda a diferença na evolução da lesão”, reforça a especialista. 

Para reduzir o risco de ocorrências, hábitos simples fazem grande diferença. A médica recomenda manter a cozinha organizada, evitar acúmulo de pessoas no mesmo espaço, higienizar as mãos após manipular pimentas e cítricos, posicionar cabos de panelas voltados para dentro do fogão, afastar crianças de frituras e manter facas e espetos fora do alcance. Também é importante usar proteção ao manusear produtos de limpeza mais agressivos. “Quando a família combina pequenas regras de segurança, todo mundo cozinha melhor e com menos riscos”, afirma a oftalmologista. 

As orientações da especialista seguem as recomendações da Academia Americana de Oftalmologia, que reforçam a importância de não tocar no olho, não aplicar medicamentos sem prescrição, não tentar retirar detritos e buscar ajuda profissional diante de qualquer sinal de lesão. “Com cuidado e atenção às situações de risco, é possível aproveitar as festas com tranquilidade e segurança — e sem sustos na cozinha”, finaliza a Dra. Eliane Lamounier, oftalmologista especialista em Cirurgia Plástica Ocular do IOBH – Instituto de Olhos de Belo Horizonte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados