Só nos 5 primeiros meses de 2025, o Brasil superou a marca de um milhão de empregos formais, segundo Governo Federal
![]() |
| Unsplash |
Só nos cinco primeiros meses de 2025, o Brasil superou a marca de um milhão de empregos formais, segundo dados do Governo Federal. Em maio, foram quase 149 mil novas vagas com carteira assinada em todo o país, com saldo positivo em todos os cinco setores da economia avaliados. O cenário é animador, mas a concorrência continua alta e exige preparação.
As férias de julho podem ser mais do que apenas descanso. Para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou conquistar uma nova oportunidade, este é o momento estratégico para rever ou montar um bom currículo. Afinal, ele é o seu cartão de visitas profissional, a primeira impressão que o recrutador terá sobre quem você é e o que pode oferecer.
“Trata-se de um reflexo do seu momento profissional, e investir nele agora pode abrir portas nos próximos meses. Usar esse período ocioso para fazer cursos estratégicos, organizar LinkedIn e atualizar currículo são ações que corroboram para uma melhor apresentação e que, obviamente, ajudam a desenvolver competências valorizadas pelo mercado”, Lissandro Falkowski, gerente de Educação do CEBRAC.
Nesse contexto, o CEBRAC reafirma seu compromisso com o desenvolvimento dos jovens no mercado de trabalho ao disponibilizar dois cursos gratuitos para turbinar o currículo: Profissional de Sucesso e Empreendedorismo. Com foco em capacitação prática e desenvolvimento pessoal, os cursos ajudam a melhorar competências valorizadas pelas empresas, desenvolvem inteligência emocional, estimulam o planejamento de carreira e até a transformação de ideias em negócios de sucesso. É uma oportunidade para jovens que querem se destacar e serem a escolha ideal dos recrutadores.
E ter um currículo bem estruturado e atrativo, aliado a essa qualificação, aumenta significativamente as chances de ser chamado para entrevistas e conquistar a tão desejada primeira oportunidade. Usar as férias para investir no próprio desenvolvimento pode ser o diferencial que faltava para entrar com tudo no mercado de trabalho no segundo semestre.
Pensando nisso, o CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) separou cinco dicas para melhorar seu currículo, confira:
1. Use palavras-chave estratégicas
Logo abaixo do seu nome ou cargo desejado, inclua
palavras-chave que definam sua área de atuação, especialidades ou competências.
Isso facilita a identificação rápida do seu perfil por recrutadores e sistemas
de triagem automática;
2. Destaque suas habilidades com clareza e propósito
Ao descrever suas experiências, mostre como suas
habilidades podem contribuir para os resultados das empresas ou projetos;
3. Defina seus objetivos profissionais
Tenha foco, evite frases genéricas. Seja claro e
específico sobre suas metas de carreira e o tipo de vaga que procura;
4. Invista em qualificação
Aproveite o tempo livre para fazer cursos e se
capacitar. Além de enriquecer o currículo, esse movimento mostra iniciativa e
comprometimento com o seu desenvolvimento profissional;
5. Personalize para cada vaga
Evite enviar o mesmo currículo para todas as
oportunidades. Ajuste o conteúdo de acordo com os requisitos e a cultura da
empresa, tornando-o mais alinhado e atrativo para cada recrutador.
CEBRAC

Nenhum comentário:
Postar um comentário