Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de outubro de 2023

No Halloween, plataforma de viagens traz sugestões de passeios assustadores pela Irlanda

Créditos: Hurb

País europeu é berço da tradição do Dia das Bruxas a partir dos seus antigos costumes celtas
 



Uma das festividades mais populares do outono, o Halloween - ou Dia das Bruxas - é conhecido por suas decorações assustadoras, fantasias criativas e guloseimas deliciosas, e a cada ano transcende mais fronteiras, ganhando espaço no calendário de países que não celebram a data por tradição. Mas, o que poucos sabem é que a sua origem tem raízes na Irlanda, com os antigos festejos celtas, em especial o festival "Samhain", que marcava o fim do verão e o início do inverno. É o destino perfeito para os mais destemidos. O Hurb, empresa de tecnologia que atua no setor de turismo há mais de 12 anos, lista os passeios mais fantasmagóricos pelo país berço da festa para quem quer curtir um dia de “doces ou travessuras”.

Com paisagens deslumbrantes e uma cultura rica e milenar, visitar a Irlanda é uma experiência única. Conhecida como a "Ilha Esmeralda" devido à sua beleza natural, é possível ver desde colinas verdes e vales pitorescos até costas rochosas e lagos tranquilos. O Anel de Kerry, os Penhascos de Moher e a Calçada dos Gigantes são apenas algumas das atrações imperdíveis. A arquitetura também chama a atenção dos viajantes, com seus castelos e ruínas medievais e vikings, cheios de histórias e lendas. O cenário que se forma no país, em conjunto com as tradições celtas que fazem parte da sua identidade, contribui para criar esse ar místico e assustador que se encontra por lá e o que não faltam são lugares mal-assombrados para visitar.


1 - The Hellfire Club, Dublin


Famosa construção do século 18, o “Hellfire Club” se encontra no topo de Montpelier Hill, em Dublin. Durante o dia, é o local ideal para quem curte uma boa caminhada ou piqueniques em família. Entretanto, à medida que o sol se põe, torna-se o último lugar em que alguém desejaria estar. Diz a lenda que o antigo pavilhão de caça ganha vida à noite, povoado pelos fantasmas de seus antigos moradores, praticantes de magia negra.




De acordo com a história, os membros do "Hellfire Club" convidaram o próprio diabo para uma partida de cartas em uma noite sombria. Ao descobrirem sua verdadeira identidade, ele teria incendiado o clube, deixando-o nas ruínas que persistem até hoje. Os visitantes mais corajosos, desafiados a se aventurar por lá após anoitecer, relatam atividades misteriosas pelos arredores do local.

Apesar das histórias assustadoras, as ruínas do “Hellfire Club” são uma atração popular e podem ser acessadas por meio de diversas trilhas para caminhadas nas Montanhas de Dublin.



2 - Loftus Hall, em Wexford



Conhecida como a mansão mais assombrada da Irlanda, Loftus Hall foi originalmente construída em 1350, mas foi somente a partir de 1766 que os relatos sobrenaturais começaram. Segundo a história, foi neste ano que, em um dia de forte tempestade, um misterioso cavaleiro bateu à porta, pedindo abrigo aos moradores, Lord e Lady Tottenham e sua filha Anne, que de pronto o deixaram entrar. Em um determinado momento, o visitante deixou algo cair e, na tentativa de ajudá-lo, a menina se abaixou e se assustou com o que viu: ao invés de pés, o homem tinha cascos fendidos. Ao ser descoberto, o homem teria se transformado em fumaça e sumido. Anne nunca mais se recuperou e poucos anos depois veio a falecer.

Diz a lenda que até os dias de hoje ela vaga pelos corredores do casarão, assombrando o local. Curiosamente, em 2014, durante uma das visitas públicas à propriedade, um turista alegou ter capturado uma imagem do espírito da jovem perto da porta de entrada da casa.

Em estilo georgiano, a mansão - com 22 quartos, 97 janelas e terreno de 24.000m² - já foi uma escola só para garotas e um hotel, além de palco para produções cinematográficas. Hoje é uma propriedade particular e também parada obrigatória para quem é fascinado pelas histórias de terror.



3 - Kilmainham Gaol, em Dublin


Imagina visitar um museu que foi por mais de 130 anos a maior prisão da Irlanda? Inaugurado em 1796, o local foi palco de uma série de eventos cruciais na história do país, incluindo revoltas e manifestações de resistência contra o controle britânico: abrigou muitos políticos e revolucionários irlandeses. A prisão ganhou destaque durante a Revolta da Páscoa (Easter Rising) de 1916. Vários líderes do movimento rebelde foram presos e executados dentro dos seus muros.

Atualmente, Kilmainham Gaol é um museu que preserva a história e o legado do movimento de independência irlandesa. Os visitantes podem explorar as celas e corredores da prisão, bem como exposições relacionadas à história política da Irlanda. A arquitetura da construção é notável, com um design que permitia aos carcereiros vigiar todos os prisioneiros de uma única torre central. A prisão é um exemplo impressionante da arquitetura vitoriana. O espaço também já foi usado como locação para vários filmes e séries de TV, destacando seu caráter histórico e arquitetônico.

Apesar da grande importância histórica e cultural para o país, o local testemunhou horrores que marcaram suas estruturas. São inúmeros os relatos de fenômenos incomuns frequentemente observados por lá: luzes que se acendem sozinhas, passos e vozes sobrenaturais, e uma constante sensação de estar sendo observado. Apesar dos sustos, vale a visita.



4 - Ghostbus tour, em Dublin


Existem várias formas de explorar uma cidade, mas com certeza essa daqui você não encontra em qualquer lugar. O Ghostbus tour é um daqueles passeios de ônibus para conhecer os principais pontos turísticos de um lugar, mas com um toque especial: aqui o roteiro segue os prédios mal-assombrados do centro de Dublin e traz relatos intrigantes que remontam a séculos atrás.

Neste tour, atores profissionais assumem a narração das histórias, dando um toque dramático e de suspense à jornada. Vestidos como personagens sobrenaturais, eles revelam a misteriosa conexão da Irlanda com o Conde Drácula, além de desvendar os mitos envolvendo figuras literárias como W. B. Yeats e Oscar Wilde, e outros mistérios. A experiência fica disponível o ano todo.

E não é só de castelo, mansões e ruínas mal-assombradas que vive a Irlanda. Quem estiver pelo país em outubro, vai poder curtir um mês inteiro de programação para todas as idades e gostos. Além das tradicionais fazendas de abóbora, o viajante não pode deixar de conhecer a casa de terror itinerante - The Nightmare Realm -, que promete assustar até os mais destemidos; fazer o passeio Dark Walking Tour, que percorre cemitérios, igrejas e ruelas estreitas para descobrir o lado sombrio de Dublin; e acompanhar o Halloween Parade, um desfile com direito a fantasias, carro alegórico e banda, com o lendário grupo de teatro de rua de Galway, o Macnas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados