Profissional deve
agir com integridade, ética profissional e sigilo em todas as interações com os
clientes
A profissão de correspondente bancário é uma área
de atuação em constante crescimento, na qual alguns indivíduos alcançam um alto
nível de sucesso, enquanto outros podem enfrentar dificuldades. Existem várias
razões pelas quais alguns profissionais são bem-sucedidos, enquanto outros não.
Além disso, existem habilidades e competências essenciais que precisam ser
desenvolvidas para alcançar o tão desejado sucesso na carreira.
E quem faz essa análise é Gabriel Ramalho,
fundador da Universidade Gerando Resultados, um hub de
treinamentos e cursos direcionados a despertar a alta performance e desempenho
para correspondentes bancários. Ele defende que quem atua nesse segmento e
deseja ser bem-sucedido, precisa ter um sólido conhecimento do setor financeiro
e das atividades realizadas por instituições bancárias. “Isso inclui
compreender os diferentes produtos e serviços oferecidos pelos bancos, bem como
as regulamentações e diretrizes que regem a área. Ter um conhecimento abrangente
do setor permite fornecer informações precisas e orientações adequadas aos
clientes”, destaca.
Habilidades de relacionamento e excelência em
atendimento também são fundamentais para a construção da carreira. “A
capacidade de construir um sólido networking somado ao fato de ser
cortês, atencioso e eficiente ao lidar com consultas, solicitações e até mesmo
reclamações fazem parte dessa construção que almeja o sucesso. Um
correspondente bancário bem-sucedido deve ser capaz de criar confiança e
entender as necessidades financeiras de cada um, passando a oferecer soluções
adequadas”, pontua Ramalho.
A profissão envolve possuir habilidades sólidas de
vendas e negociação. “É preciso saber como apresentar de forma convincente os
benefícios dos produtos financeiros e negociar termos e condições que sejam
favoráveis para os dois lados”, aconselha o fundador da Universidade Gerando
Resultados.
O trabalho muitas vezes envolve o uso de sistemas e
tecnologias financeiras. Portanto, é importante dominar de forma sólida as
técnicas necessárias para operar nesse mercado com eficiência. Isso inclui
conhecimentos básicos de informática e capacidade de aprender rapidamente novas
plataformas financeiras que possam surgir.
Ramalho reforça que ser capaz de gerenciar efetivamente
o tempo e ser organizado são pontos essenciais para sobreviver à pressão deste
nicho, afinal, o dia a dia envolve lidar com várias tarefas e prazos, atender a
clientes e cumprir com as exigências das instituições. “Ter habilidades sólidas
de gerenciamento das demandas diárias permite que o correspondente bancário
priorize suas tarefas, seja produtivo e cumpra com suas responsabilidades de
forma eficiente”, avalia o especialista.
Um correspondente bancário bem-sucedido deve agir
com integridade, ética profissional e sigilo em todas as interações com os
clientes. Isso é essencial para construir confiança e manter uma boa reputação
no setor financeiro. “Respeitar as diretrizes e regulamentações do setor também
é fundamental para o sucesso no longo prazo”, finaliza.
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