A oferta de
benefícios não é uma estratégia nova das empresas. Pelo contrário, é uma
prática antiga que ajuda a reter e contratar talentos para a equipe. Esse
recurso também passa por inúmeras transformações a partir da evolução da
tecnologia e da digitalização dos processos. Assim, é fundamental que gestores
de RH, diretores e executivos estejam atentos às tendências e, claro, saibam
incluí-las em suas rotinas.
Quando se
fala em saúde, esse cuidado deve ser redobrado. Afinal, praticamente todas as
empresas brasileiras oferecem alguma vantagem relacionada à medicina e ao
bem-estar, segundo a 30ª Pesquisa de Benefícios
Corporativos, elaborada pela
Mercer Marsh Benefícios. Dessa forma, é necessário saber o que move a área e
quais são as demandas passadas pelos colaboradores a fim de entregar sempre a
melhor solução para todos.
Confira
quatro fatores que contribuem para essa transformação:
1 – Saúde, mais do que nunca, em primeiro lugar
Uma das
mudanças significativas que a pandemia de covid-19 trouxe para a sociedade é a
maior preocupação com a saúde. Uma parcela considerável da população aproveitou
os últimos dois anos para realizar check-ups e até fazer pequenas intervenções
cirúrgicas em alguns casos. Isso, evidentemente, exigiu mais da oferta de benefícios
em saúde que as empresas costumam oferecer a seus colaboradores.
Esse
movimento não deve ser passageiro. A adoção de hábitos mais saudáveis está em
pauta em diferentes classes sociais – e isso inclui mais visitas a médicos,
fisioterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais de saúde. Cabe às
empresas, portanto, se adaptarem a essa realidade para suprir a demanda cada
vez mais crescente por vantagens na área médica.
2 – Foco na experiência e no desejo do colaborador
A expressão
“experiência do cliente”
tornou-se um mantra no ambiente corporativo, mas
também serve para designar a satisfação do colaborador, isto é, do público
interno de uma empresa. Por causa disso, diversas medidas adotadas pelos
setores de RH mundo afora colocam os desejos e as vontades dos profissionais em
primeiro plano na elaboração das estratégias a serem realizadas em gestão de
pessoas.
Isso também
vale para a oferta de benefícios na área da saúde. Por muito tempo, as
organizações cediam o mesmo tipo de plano para todo o quadro de colaboradores –
e não se importava se ele atenderia todos com qualidade. Hoje, porém, sabe-se
que cada indivíduo tem uma necessidade diferente em relação aos cuidados com a
saúde – e é dever do gestor identificar isso e encontrar alternativas para resolvê-los.
3 – Flexibilidade é a bola da vez
Se o
planejamento estratégico da empresa destaca a experiência e demanda de cada
colaborador, é evidente que as iniciativas a serem tomadas daí por diante devem
ser flexíveis. Ou seja, se adaptar à realidade das pessoas, permitindo que
possam tirar proveito da melhor forma possível. Demonstrar flexibilidade é a
nova regra entre líderes e gestores.
No caso dos
benefícios em saúde, o melhor caminho é oferecer um leque de opções para que
cada colaborador faça suas escolhas dentro do que ele propõe como vida
saudável. Se deseja uma cobertura completa, que assim seja. Se prefere optar
por uma assistência ou plano específico, que seja atendido. O importante é o
poder e a liberdade de escolha da pessoa.
4 – Eficiência com redução de custo
Por fim, é
preciso reconhecer que a oferta de benefícios em saúde não foge do lema
empresarial. Isto é, alcançar a máxima eficiência (a satisfação dos
colaboradores) com custos mínimos para o caixa da companhia. Quanto mais o gestor
de RH conseguir condensar esse pacote em uma mesma plataforma, melhor para os
cofres e para a operação do negócio.
Felizmente já existem startups especializadas em resolver esse problema corporativo. Por meio de parcerias com empresas de saúde, essas companhias criam diferentes processos que facilitam a elaboração de planos sob medida. Assim, todos têm acesso a planos de saúde e demais produtos que melhoram a qualidade de vida como um todo – não importando se é funcionário de uma grande multinacional ou um microempreendedor individual.
Matheus Moretti Rangel - CGO
da Niky, startup de soluções em pagamentos, benefícios flexíveis e saúde –
e-mail: niky@nbpress.com
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