Os sistemas de mensageria evoluem a passos rápidos a cada ano. Novas plataformas e canais de comunicação instantâneos ganham cada vez mais aderência no mercado, enriquecendo a experiência do usuário e sua relação com suas marcas prediletas. Os benefícios de adotá-los nas estratégias de crescimento são inegáveis – mas, nem todas as empresas parecem estar abertas a incorporar essas tendências.
Provocações intensas vem sendo trocadas,
recentemente, entre o Google e a Apple no que diz respeito ao desinteresse desta
segunda em adotar o protocolo de mensageria do RCS (Rich
Communication Service) ao iMessage – alegando a inexistência de demanda de seus
usuários pela implementação da tecnologia que, hoje, está apenas disponível
para aparelhos Android. O motivo, contudo, não foi bem aceito pelo Google, que
vem compartilhando “cutucadas” frequentes, ressaltando os benefícios que a
gigante de tecnologia poderia adquirir com este protocolo que, nos últimos
anos, ganhou imensa força.
Apesar de ainda ser relativamente novo no mercado
quando comparado com outros sistemas de mensageria, o RCS é um protocolo de
comunicação entre operadoras de telefonia móvel que oferece uma comunicação
muito mais completa aos seus usuários. Com ele, empresas e pessoas podem se
comunicar de forma mais simples e eficiente através de mensagens que permitem o
envio de textos, imagens, gifs e carrosséis ao mesmo tempo. Tudo isso de
maneira mais interativa e personalizada.
Considerando ainda as crescentes ondas de crimes
virtuais envolvendo roubos e vazamentos de dados, o RCS eleva a segurança na
comunicação entre as partes por meio de um selo de autenticidade assegurado
pelo próprio Google. Assim, cada mensagem emitida contém a logo e nome da
empresa com sua verificação ao lado, como garantia de segurança ao usuário ao
receber esse conteúdo das marcas sem correr o risco de se comunicar com
fraudadores e criminosos.
Quando comparamos essas características as do
iMessage, o sistema da Apple deixa a desejar nesses e em outros quesitos.
Apesar de a troca de mensagens diretas entre iPhones ser, de fato, segura e
visivelmente agradável pelo reconhecimento dos usuários com os mesmos aparelhos
pelos blue bumbles (bolhas azuis), qualquer envio de textos para
Androids será exibida em green bumbles (bolhas verdes), o que
pode levar muitos à confusão e gerar uma experiência desagradável.
Ainda, essa comunicação entre sistemas operacionais
distintos não garante criptografia de ponta a ponta, o que eleva as chances de
abertura de falhas em sua segurança. O próprio vice-presidente sênior das
plataformas do Google, Hiroshi Lockheimer, defendeu que impedir que os usuários
do iPhone tenham acesso a funcionalidades de segurança melhoradas é o mesmo que
danificar a qualidade da oferta de seus serviços aos consumidores – fora a
consequente perda em sua credibilidade.
Mesmo alegando a falta de demanda perante seu
público, é nítido como as restrições de comunicação impostas entre os
diferentes sistemas operacionais incomoda os consumidores, principalmente
diante de uma possível solução que poderia melhorar a relação entre as partes,
trazendo muito mais segurança na troca de mensagens e que, inclusive, já está
sendo adotado por grandes players do mercado.
Muitos outros motivos podem estar por trás da
recusa da Apple em seguir uma tendência que já conta com mais de 500 milhões de
usuários ativos globalmente. Algo é certo: incorporar o RCS em seu sistema de
mensageria elevaria não apenas a experiência dos usuários em trocas de
mensagens entre ambos os sistemas operacionais como, principalmente, traria uma
maior segurança em seus dados transmitidos. Algo que, hoje, se limita na
comunicação entre estes modelos distintos.
O RCS tem se mostrado muito efetivo em diversas aplicações, com recursos que permitem uma melhor interação na troca de conversas diretas entre as pessoas e com suas marcas. Ele certamente é um protocolo de comunicação muito mais adequado aos novos tempos, e restará à Apple acompanhar ou não essa tendência em prol de melhores benefícios para seus consumidores.
Igor Castro - Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada
em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
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