Dimitri Vieira
alerta a criadores de conteúdo que desejam dar os primeiros passos na
plataforma corporativa sobre a necessidade de entender o funcionamento bem
diferente dela em relação às outras redes
Dimitri Vieira é um profissional Top Voice no
LinkedIn, especialista em construção de imagem pessoal na plataforma e um dos
fundadores da Gombo, agência pioneira em influência, engajamento e projetos
especiais para a rede social corporativa.
Ao identificar o interesse de influenciadores e
criadores de conteúdo de expandirem sua atuação para novas plataformas para
alcançar públicos novos, vindos especialmente do Instagram, ele alerta sobre as
diferenças, vantagens e desvantagens entre as redes que devem ser levadas em
consideração em uma nova estratégia de criação e compartilhamento de conteúdo.
“Em uma pesquisa recente que realizamos, 87% dos
usuários afirmam que gostam de consumir o que é compartilhado no LinkedIn,
sejam posts, artigos, fotos ou vídeos. Por outro lado, somente 19% dizem que
são ativos em publicações na plataforma. Isso comprova a oportunidade imensa
para marcas e influenciadores que, ao chegarem nesse novo universo, precisam
entender suas peculiaridades”, explica Vieira.
Cinco diferenças entre LinkedIn
e Instagram
- Alcançando pessoas novas (não seguidores)
Com exceção do formato em reels, que consegue furar
a bolha da sua audiência, para os conteúdos alcançarem pessoas novas no
Instagram, outros usuários precisam compartilhar as postagens do feed ou stories.
No LinkedIn, isso não é necessário. Basta que
alguém interaja com o conteúdo, curtindo ou comentando, para que o post apareça
para as conexões desse outro usuário. É como se qualquer interação acabasse se
tornando um compartilhamento.
- Compartilhamento de links externos
O Instagram não permite o compartilhamento de links
externos em posts no feed. Permite apenas um link por vez nos stories ou na bio
do usuário.
No perfil do LinkedIn, você tem a liberdade de
inserir vários links em diferentes campos, além de um destaque que funciona
como o link na bio. É possível inserir diversas páginas e materiais
estratégicos para sua marca pessoal. Além de também ser permitido inserir links
nos posts e comentários.
- Fator humano
Quem nunca teve uma pessoa próxima que teve algum
problema no Instagram e, simplesmente, não tinha com quem falar ou pedir ajuda?
Pois esta é uma das características dessa rede. Se você não for alguém
incrivelmente grande na plataforma, seu acesso a um atendimento humano é
praticamente impossível.
Já o LinkedIn conta com uma equipe inteira dedicada
para cuidar dos creators, que também é responsável por listas periódicas
destacando as vozes mais relevantes (Top Voices) e curadorias diárias
destacando conteúdos como o seu entre os assuntos mais discutidos no Boletim
Diário.
- Foco principal na rede de conexões
O Instagram é uma rede mais direcionada ao
entretenimento e à interação entre amigos. Sendo assim, quem promove ali o seu
conteúdo é quase um intruso na conversa, um penetra na festa.
Como uma rede social profissional e corporativa, o
LinkedIn estimula o compartilhamento de experiências e ideias com o objetivo de
fazer networking e gerar negócios. Isso facilita o processo para a construção
de autoridade e para se tornar uma referência dentro da área de atuação.
- Briga com o Tik Tok
Não é segredo para ninguém que muitas novas
funcionalidades do Instagram buscam atrair usuários que gostam do modelo
adotado pelo Tik Tok. Esta não é uma briga que o LinkedIn tenha interesse.
“O LinkedIn hoje é a melhor plataforma para
construção de imagem e autoridade por meio do compartilhamento de conteúdos
orgânicos”, conclui o especialista que mantém uma agenda de cursos e mentorias
individuais para criadores de conteúdo.
Gombo
www.gombo.com.br
www.dimitrivieira.com
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