Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

É cada vez mais crucial que cada cidadão brasileiro planeje bem a sua aposentadoria”

Especialista comenta a penúltima posição do Brasil em ranking que mede a qualidade do sistema previdenciário de 44 países

 

Foram publicados recentemente os resultados de uma pesquisa da Consultoria Natixis Investment sobre as condições de aposentadoria em 44 países -- não por acaso, as maiores economias do mundo. O Brasil ocupa a penúltima posição do ranking: 43º. A pesquisa analisou e comparou a previdência dos países em relação a quatro fatores: saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar material (este último mensurado em termos de igualdade de renda, renda per capita e desemprego). A propósito: é do Brasil o pior resultado em relação a bem-estar material. 

Para o advogado e especialista em Direito Previdenciário Theodoro Vicente Agostinho, a pesquisa deixa claro que, “atualmente, é crucial -- frente aos dados da pesquisa -- que cada cidadão brasileiro se preocupe cada vez mais em planejar a sua aposentadoria”. 

“Evidentemente, este planejamento envolve não somente a aposentadoria garantida pelo sistema previdenciário, mas também por fontes alternativas como, por exemplo, a previdência privada e eventuais investimentos financeiros”, reitera o especialista. 

“No que recai, em especial, ao sistema previdenciário brasileiro, é urgente pensar em benefícios que cumpram o seu papel social -- ou seja, garantir a substituição de renda de algo que, como muito bem demonstrado por esta pesquisa da Consultoria Natixis Investment, não se é cumprido no Brasil!” 

 

Fonte:
Theodoro Vicente Agostinho é doutor e mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP. Pós-graduado em Direito Previdenciário pela EPD/SP. Coordenador e professor de Direito Previdenciário do Meu Curso Inteligência Educacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados